solverde
    Luís Cirilo Carvalho
    Luís Cirilo Carvalho
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho

    Ronaldo

    2022/11/15
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Há tanta gente a escrever sobre Ronaldo, usando uma liberdade de expressão cujo direito muitos deles negam ao jogador, que não vou dizer muito mais do que isto.

    Cristiano Ronaldo é um fabuloso jogador de futebol que um feliz destino quis que nascesse português. 

    Ao serviço de Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e selecção de Portugal realizou centenas de extraordinárias exibições, tornou-se o maior goleador da História do futebol, venceu 5 bolas de ouro, foi campeão europeu por dois clubes e por Portugal.

    Estabeleceu e continua a estabelecer recordes que nenhum de nós verá serem batidos.

    Se é que algum dia o vão ser.

    Nesta época, algumas coisas não lhe tem corrido tão bem como era habitual e isso foi pretexto para um conjunto de " Ronaldologos" que andavam há 20 anos a engolir em seco, a abafarem invejas e ressabiamentos, a esconderem uma aversão ao jogador baseada em clubites estúpidas ou em incapacidade de aceitarem o enorme sucesso dele, virem à superfície com críticas arrasadoras, exigências de reforma antecipada e decretos de fim de carreira.

    Muitos deles, gente sem carreira, a atreverem-se dar palpites sobre uma das mais bem sucedidas carreiras da História do desporto.

    Nesses campeões da inveja incluem-se alguns jornalistas e comentadores televisivos a quem ninguém reconhece qualquer mérito ou qualquer contributo para os sucessos do nosso futebol, mas que têm, em dizerem mal de Ronaldo ,a única oportunidade de um mínimo de protagonismo, embora apenas comparável, por inverso, à sua tacanhez , falta de senso e gosto pelo futebol.

    Cristiano Ronaldo vai estar no Catar por mérito próprio e não por qualquer prémio de carreira.

    Vai capitanear Portugal e seguramente fazer um grande Mundial como todos os portugueses que gostam da selecção do seu país desejam.

    O que vai fazer depois é assunto dele e de mais ninguém.

    O que aconteceu entre ele, o Manchester United e o medíocre (basta olhar para o currículo) treinador Ten Hag é assunto dele, do clube e do treinador e sobre o qual apenas eles saberão a verdade dos factos ao contrário dos adivinhos de pacotilha que por aí andam a dar palpites.

    São assuntos que não me interessam para nada.

    Não me dizem respeito nem a mim nem ao meu clube.

    Interessa-me neste contexto a selecção do meu país.

    E essa terá o meu apoio e sentirei imenso orgulho em vê-la entrar em campo capitaneada pelo mais fabuloso jogador da História do futebol.

    Que é o português mais conhecido de todos os tempos e que levou o nome de Portugal a todo o mundo com uma amplitude que até ele nunca tinha existido.

    E também por isso Portugal lhe deve estar grato.

    O resto são tretas e azias. As tretas leva-as o vento e as azias tratam-se com rennie.

    Ponto!

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    rcj 18-11-2022 14:25
    Ronaldete
    Um excelente atleta e um dos 10 melhores jogadores de sempre talvez. Sim, porque finalizador é diferente de jogador. Obviamente um dos mais importantes da história. Mas sempre teve um enorme ego que antes era compensado pela sua prestação em campo. Atualmente, aumentou o seu ego e diminuiu drasticamente a sua prestação em campo. Desde atirar a braçadeira da seleção ao chão (até para um capitão de um clube da distrital é impensável fazer isso) , a amuar por jogar poucos minu...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ze_Pancada 18-11-2022 09:36
    Tem direito à sua opinião mas
    Discordo totalmente. e Está tudo certo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 16-11-2022 00:22
    Besteirense
    Só quem não conhece a personagem daqui e de de outros lugares é que acha que ele dá opiniões a brincar. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MasterF 15-11-2022 22:08
    Texto de opiniao / zerozero / Luis Ciril
    Muito fraco. a opiniao não concordo e esta tudo bem, mas o pior é a justificação. Qual é o problema de outras pessoas terem uma opiniao diferente de a sua Luis Cirilo??? O Pedro J. Cunha escreveu um texto exemplar, com uma opiniao diferente e não desesrepeitou ninguem. Ja você, vejo k é algo muito dificil de fazer igual!

    PS: a critica a Ten Hag so mostra o quao pobre futebolisticamente este homem é. Vergonhoso para o nivel do zerozero.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FE
    Ferreira_91 15-11-2022 20:41
    Luís Cirilo Carvalho
    "Muitos deles, gente sem carreira, a atreverem-se dar palpites sobre uma das mais bem sucedidas carreiras da História do desporto. "
    Se não se pode opinar acerca de algo quando não se tem "carreira", o que é que anda aqui a fazer constantemente?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    pedrobalo 15-11-2022 18:43
    Editado a 2022-11-16 00:00
    Texto
    Um texto com eles no sítio e com muita verdade, nem toda a gente tem a capacidade de escrever isto com o hate todo a passar não só no nosso país como no Mundo a Cristiano Ronaldo.
    Falamos do melhor jogador e goleador de todos os tempos, falamos do melhor marcador do United da época passada com 37 anos e mesmo assim faltam ao respeito a quem carregou a Seleção Nacional durante este tempo todo.
    Falamos ainda de um ídolo para muitas crianças, de um exemplo de pessoa e de...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Artemis 15-11-2022 18:29
    A fase Santo Aveiro. . .
    . . . que os apaniguados e cultores de «ídolos com pés de barro» fazem de conta que não existe. . .

    É assim a decadência, mesmo em negação. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    LelloMarmello 15-11-2022 18:14
    Só rir!
    Ronaldo é um gajo sem valores!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Uniforme90 15-11-2022 17:33
    Joao 20
    Um treinador que consegue a proeza de ser eliminado da champions o ano passado pelo todo poderoso benfica de nelson verissimo é de facto um treinador incrivel. Treinador esse que tirando a época desportiva 2018/2019 conseguiu ter a proeza de nao ter sido campeão num dos anos que la esteve treinando a melhor equipa de longe do país. O futebol praticado pelo Manchester united esta temporada tem sido deplorável e isso nao ha contestação, tirando o jogo com o tottenham. Muita vitoria pela...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MB
    MB_09 15-11-2022 16:30
    Artigo de Opinião
    Que opinião tão fraca (de factos) e populista. Defender ideologias e pessoas mesmo que os factos provem o contrário.

    Qual é o critério do ZZ para os seus comentadores? Ser adepto de um clube?

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Artemis 15-11-2022 16:28
    Cristiano Ronaldo?. . .
    . . . Não.

    «Calimero» Ronaldo, com resmas de profissionalismo a sair agora até pelas unhas, quando declara DOENÇA para não prestar serviço junto da sua entidade patronal, e miraculosamente surge poucas horas depois sorridente e de polegares no ar no treino da selecção. . .

    Depois insurge-se por duvidarem da sua palavra. . .

    Imagine-se o absurdo a que se chegou. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Besteirense 15-11-2022 16:25
    Carvalho, o brincalhão, e seus hecklers
    O argumento do currículo para atestar a qualidade de um jogador/treinador é primo do argumento do palmarés. Não se pode dizer que um interveniente do jogo é melhor ou pior por causa do currículo e, ao mesmo tempo, dizer que Maradona (três campeonatos, uma Taça UEFA) foi melhor jogador de clubes do que o Paulo Ferreira (cinco campeonatos, duas Champions, duas Taças UEFA).

    Por outro lado, não se pode dizer que o Paulo Ferreira foi melhor jogador de clubes que o Mar...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    P0
    P0P1 15-11-2022 15:59
    Realmente. . .
    Que texto tão fraquinho, parece um comentário qualquer de uma notícia do ZZ em vez de uma crónica. O ZZ já deveria exigir bem melhor nesta fase.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ValentesTransmontano 15-11-2022 15:46
    Idade?
    O autor deste texto tem 10 anos?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    N_
    N_Shadow19 15-11-2022 15:40
    Luís Cirilo Carvalho
    Que texto mais ridículo. Liberdade de expressão desde que concordem consigo, senão já são corridos a pontapé, insultados, etc. Ninguém pode ousar criticar Ronaldo mas depois vem o senhor, que deve ser especial de corrida, chamar "medíocre" ao ten Hag, só porque foi contra o menino. O Ronaldo não precisa que um random dum site da net o venha defender e insultar o treinador dele. Não é por escrever estes textos que o Ronaldo lhe vai dar importância.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JO
    Joao20 15-11-2022 15:31
    Pedro Jorge da Cunha
    Na opinião deste senhor, a liberdade de expressão só conta quando seguimos a dele, como ovelhas tresmalhadas. Leiam a opinião do Pedro Jorge da Cunha. O texto mais imparcial sobre o Ronaldo que foi escrito aqui na Zerozero.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TI
    tiagovila 15-11-2022 15:29
    Fraquinho. . .
    Que texto tão fraquinho para plataforma tão grandiosa como é o zerozero. . . Se fosse vindo do acesso de imprensa do Cristiano Ronaldo era perfeitamente normal
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MisticaEncarnada 15-11-2022 15:26
    Sr. Luís Cirilo Carvalho
    A liberdade de expressão só é importante quando outra pessoa tem as mesmas opiniões que o senhor relativamente a determinado assunto?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JO
    Joao20 15-11-2022 15:20
    Zero de bola
    É suposto este cronista perceber alguma coisa de futebol? Fala num currículo medíocre do Ten Hag, que pôs a jogar o melhor futebol do Ajax dos últimos anos, com o qual ganhou 3 campeonatos dos Países Baixos, 1 Supertaça e 2 Taças, além de um Campeonato Regional com o Bayern Munique B. . . Tem o currículo que tem, sem se preocupar em passar por cima de colegas e superiores hierárquicos, mas pelos vistos estes pseudocomentadores desconhecem as leis do trabalho, que dão direito a...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Há um velho chavão que a realidade vai confirmando, segundo o qual «o futebol é o momento»! E é mesmo. Sendo que os últimos meses- talvez anos- do ...
    14-01-2025 13:51
    Atirados os merecidos foguetes e efetuados os merecidos festejos pelo brilhante percurso que o Vitória SC vem fazendo na Liga Conferência, é agora tempo de olhar para o ...
    20-12-2024 22:54E4
    O Vitória SC regressa esta noite, frente ao St. Gallen, àquela que tem sido a sua "praia" nesta temporada, ou seja, à Liga Conferência. Tem ...
    12-12-2024 15:34

    Opinião

    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    João Salgado
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa