solverde
    Luís Cirilo Carvalho
    Luís Cirilo Carvalho
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho

    Os «argentinos»

    2022/12/14
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Este texto não é sobre futebol.

    Nem sobre a Argentina, selecção argentina ou jogadores argentinos, embora Lionel Messi e Diego Armando Maradona sejam dois fabulosos jogadores dessa nacionalidade que estão no restrito lote dos maiores de todos os tempos que a modalidade conheceu.

    É sobre pessoas.

    E sobre mentalidades.

    Pessoas cuja mentalidade as levou a estarem enclausuradas num armário durante quase vinte anos, escondendo as reais motivações dessa clausura, mas que periodicamente deitavam o nariz (a boca e a língua) de fora para tecerem loas e elogios a Lionel Messi.

    Que colocavam nos píncaros, que consideravam o melhor de todos os tempos e o mais fabuloso do Universo (mesmo sem se saber se joga futebol noutro planeta que não o nosso), quase reduzindo o futebol a "Messi e os outros".

    Não eram argentinos, ao contrário do que se poderia pensar lendo, vendo e ouvindo-os conforme os casos.

    Quanto muito "argentinos" de contrafacção e de oportunismo.

    Porque eles eram (e são), na realidade, fervorosos anti-Ronaldo.

    De quem não gostavam (e continuam a não gostar) pelas mais diversas razões.

    Porque tem sucesso, porque é muito rico, porque é admirado em todo o mundo, porque é um português que "por obras valorosas se foi da lei da morte libertando", porque tem a personalidade que tem, porque jogou no Sporting, no Manchester United, no Real Madrid e na Juventus em vez de ter jogado no Benfica (ou Porto), no Liverpool, no Barcelona ou no Milan, porque goza bem a vida fora do futebol - e por mais algumas razões - e porque para eles tudo serve para não gostarem de Ronaldo.

    Mas, não tendo a coragem e muito menos os argumentos para criticarem o genial futebolista português (tão português como esses "argentinos" face à lei, mas muito mais na realidade), faziam de cada elogio, cada loa, cada endeusamento de Messi aquilo que na realidade não passavam de ataques, críticas e remoques a Cristiano Ronaldo.

    E assim foi durante muitos anos.

    Fechados no armário, remoendo raivas e invejas, aproveitando cada sucesso de Messi para menosprezarem Ronaldo e ficando calados que nem ratos perante os incontáveis sucessos de Ronaldo.

    Quase vinte anos de frustração. Deve ser duro...

    Este Mundial não correu particularmente bem a Portugal nem a Ronaldo.

    Embora ficar nas oito melhores selecções do mundo não seja desprestigiante e o facto de se sagrar o jogador mais internacional de sempre e o único que marcou em cinco fases finais de mundiais sejam mais dois recordes absolutamente extraordinários.

    Não importa.

    Os "argentinos" já não aguentavam mais tanta clausura e até se atropelaram uns aos outros na pressa em saírem do armário para agora criticarem Ronaldo às claras, usando como sempre os elogios a Messi como arma de arremesso.

    A raiva, a frustração, a inveja que lhes corroeu as entranhas durante tantos anos encontrou, num insucesso pontual de Ronaldo (e de Portugal), a via ideal para vir à superfície e espalhar o odor nauseabundo a mentalidades tacanhas e bafientas.

    Afinal, é o bafio dos que viveram, por opção própria, enclausurados durante quase vinte anos num armário chamado inveja.

    É a vida.

    Nota: Como sabe, quem tem a paciência de me ler, sempre me recusei a entrar em comparações entre Ronaldo e Messi. Considero-os os dois mais geniais futebolistas do século XXI - e do tal lote restrito dos melhores de sempre - e sinto-me feliz por ter tido a oportunidade de os ver tantas vezes a encherem os relvados da genialidade incomparável que possuem. 

    Quando estiveram em confronto directo nunca tive dúvidas. 

    Ronaldo.

    Sempre!

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    redlegion 17-12-2022 11:55
    Cirilo
    Concordo na parte em que muitas vezes se extrapola os feitos Messi para rebaixar os de Ronaldo, mas é curioso que o próprio Cirilo já fez o mesmo em relação ao seu clube. Por diversas vezes atacou os feitos de Braga e Boavista para enaltecer os do Vitória, quando são risíveis quando comparados com os dos seus rivais.
    Mas hipócritas somos todos, não é sr. Cirilo?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Artemis 16-12-2022 19:15
    Cirilo é a síntese contemporânea. . .
    . . . do miserável e lamentável PORTUGAL dos PEQUENITOS que nunca se extinguiu em certa mentalidade portuguesa ultramontana.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Artemis 16-12-2022 19:12
    O Sr. Cirilo recorda-me. . .
    . . . um famoso treinador português que entrevistado vai para uma década num programa de TV sobre quem era, respectivamente e à época, o melhor jogador/treinador do mundo respondeu de imediato: «Ronaldo e Mourinho!. . . », e ficou a sorrir. . .

    O entrevistador sugeriu-lhe que desenvolvesse a sua resposta, usando dos seus conhecimentos específicos de ex-jogador e treinador de futebol para fundamentar a sua resposta, já que lhe eram reconhecidas habilitações técnic...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Artemis 16-12-2022 18:58
    Pobre Cirilo. . .
    . . . ei-lo, através da sua miopia racional e capturado na armadilha emocional, a fazer nesse seu espelho imaginário e conveniente dos «argentinos» definidos «à la Cirilo», o seu real e indesmentível exame de estar e viver o futebol: ressentimento dorido e ainda mais excruciante pelo momento abissal e decisivo que separa os dois nomes que convoca para a sua crónica: Messi e Ronaldo.

    Tais casos, quando não despistados na Psicologia tendem a acabar na Psiquiatria.





    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PI
    Pinho352 15-12-2022 08:11
    Luis Cirilo
    Este texto só demonstra a cegueira futebolística de quem o escreve, se calhar é porque o seu partido (Aliança) anda pelas ruas da amargura e ter caído no esquecimento.
    É que fala de Ronaldo como se fosse um Deus, intocável e que não pode ser criticado, aliás tem demonstrado desde há muitos anos uma atitude arrogante perante colegas de equipa e treinadores, querendo estar sempre nos holofotes e não sabendo reconhecer que o seu melhor já lá vai e não reconhece que está n...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MasterF 15-12-2022 00:48
    Luis Cirilo senil parte 2 zerozero
    Mais uma vez dao palco a este homem. Mas muita força Luis. Imagino a quantidade de lagrimas k cairam a escrever este texto. Parte 1 - ninguém podia criticar o Ronaldo senão era ingrato.
    Parte 2 - quem critica o Ronaldo é invejoso

    Isto é so rir
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    goncalocamposvsc 14-12-2022 20:54
    Editado a 2022-12-15 00:00
    Argentinos.
    Saíram do armário e alguns vieram direitinhos a este site para continuarem a saga da raiva e da maldicência. Pobres diabos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    YH
    Yharnam 14-12-2022 19:42
    Texto
    Pelo título já se sabia quem o escreveu. . .
    Eu sou fã do Ronaldo desde que comecei a acompanhar seriamente o futebol. . .
    Mas agora não o posso criticar nunca? Não faz sentido nenhum.

    Este Cirilo é assim tão denso ao ponto de achar seriamente que quem critica o Ronaldo ou prefere o Messi, é necessariamente um invejoso? Isto é de loucos, custa-me mesmo acreditar que há pessoas a pensar assim. . .

    Pode ser uma informação chocante para...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MisticaEncarnada 14-12-2022 17:28
    Pete15
    Há pessoas tóxicas que não sabem elogiar o Ronaldo sem falar mal do Messi e outras que não sabem elogiar o Messi sem falar mal do Ronaldo. O mesmo se diz acerca de Mourinho e Guardiola.
    Infelizmente este senhor que comenta no zerozero é mais um que para se sentir bem tem de atacar quem pensa ao contrário de si. Este senhor defende a liberdade de expressão mas somente a de quem concorda consigo. Isso acontece também com os adeptos gostem mais do Messi, do Ronaldo, o Mourinho...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Pete15 14-12-2022 16:39
    Na mouche
    Eu venho dizendo isto há muitos anos e agora mais digo, desde a polémica do Ronaldo não ter feito a pré-época no Manchester United. Há 4 meses consecutivos que é um bombardeio ao melhor jogador português de todos os tempos, constantemente ''jornalistas'', ''repórteres'' , o que for que seja ligado à imprensa a destilar ódio que durante uns 16 ou 17 anos tiveram que engolir, pareciam sapos com o papo inchado de ódio, mas que agora já vão conseguindo cuspir para o ar. É tris...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    N_
    N_Shadow19 14-12-2022 16:37
    Cá faltava
    Blah blah blah. . . "inveja". . . blah blah blah.
    O vosso discurso não muda. Alguém critica Ronaldo é inveja, são "argentinos", não são portugueses. Quero lá saber se ele é português, filipino ou japonês, não avalio jogadores pela sua nacionalidade. Torço por Cristiano quando joga por Portugal. Fico feliz com os seus sucessos pois no fundo representa Portugal lá fora. Mas nunca irei ajoelhar-me perante quem quer que seja e ser intelectualmente desonesto por quest�...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HE
    helder2002 14-12-2022 15:53
    A mais pura verdade
    Nesta cronica do amigo Luís Cirilo está a mais pura verdade, mas é uma verdade que vai para alem do futebol e entra na nossa profunda da nossa condição portuguesa. Aquela condição que abomina quem tem sucesso porque o que se quer não é igualar o sucesso de quem o tem mas sim deitar abaixo e vê-los fraquejar. É triste, mas é assim. . .
    E sem duvido, é um gosto e um privilegio viver num tempo com duas das maiores lendas de sempre deste desporto e ter tido a oportunidade, ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BR
    brunosofiatiagorita 14-12-2022 15:12
    Apenas uma pergunta
    O que tem a nacionalidade a ver com a qualidade do jogador? O Futre também era melhor que o Maradona?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Há um velho chavão que a realidade vai confirmando, segundo o qual «o futebol é o momento»! E é mesmo. Sendo que os últimos meses- talvez anos- do ...
    14-01-2025 13:51
    Atirados os merecidos foguetes e efetuados os merecidos festejos pelo brilhante percurso que o Vitória SC vem fazendo na Liga Conferência, é agora tempo de olhar para o ...
    20-12-2024 22:54E4
    O Vitória SC regressa esta noite, frente ao St. Gallen, àquela que tem sido a sua "praia" nesta temporada, ou seja, à Liga Conferência. Tem ...
    12-12-2024 15:34

    Opinião

    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    João Salgado
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa