solverde
    Filipe Inglês
    Filipe Inglês
    Vénia ao 3º Anel
    Filipe Inglês

    O medo cénico do Benfica

    2023/04/09
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

    Pode aparecer ali o Barcelona, o Ajax, o Liverpool, o PSG, a Juventus ou o Sporting. O Benfica, nobre e orgulhoso, a todos olha de peito feito e faz pela vida. Umas vezes melhor, outras vezes pior. Umas vezes ganha, outras empata, também perde. Mas aparece o FC Porto e é tudo diferente.

    Existe no mundo do espetáculo o conceito de medo cénico. Quando um ator ou artista tem tudo preparado, ensaiou mil vezes a peça e até pode estar confiante que tem talento. Até sente que vai correr bem e nem se sente especialmente nervoso nos momentos antes de entrar no palco. E no entanto...ao abrir a boca, ao ver as luzes, ao sentir os olhos do público...vem o calafrio. Quando dá conta, já o medo cénico invadiu todos os poros. E sabe que todos estão a reparar. Quanto mais disfarça, menos disfarça. É esse fenómeno que o Benfica vive com o FC Porto. Principalmente no Estádio da Luz. São já demasiadas derrotas, demasiados traumas. E tornou-se algo cultural no clube. É até engraçado (se não fosse dramático) perceber que os clubes têm mesmo uma alma, uma identidade, uma cultura que vai além dos treinadores e jogadores que momentaneamente o representam. Porque a verdade é que isto se passou com Jesus, Rui Vitória, Lage ou Schmidt. Com Aimar, Jonas, Pizzi ou Rafa. Com portugueses, brasileiros, argentinos ou alemães.

    Tem que haver aqui uma preparação muito diferente deste jogo. De certeza que a semana no Porto é diferente. A maneira como eles se comportam é vincadamente diferente. Jogasse sempre o FC Porto como jogou na Luz e seriam eles com 10 pontos de avanço. Assim que começa o clássico, logo nos primeiros minutos se percebe que vão ganhar. Querem mais. Lutam mais. Guerreiam mais. Jogam mais.

    Da mesma maneira, assim que começa o jogo, basta o FC Porto fazer 3 passes seguidos e se percebe logo que o Benfica vai perder. A preparação durante a semana tem que ter sido diferente. Porque os de vermelho encolhem-se. Desaparecem. Como por mistério, todos têm más exibições. Escondem-se do jogo, não seguram a bola e dar 3 passes seguidos é uma dificuldade tremenda.

    Não há clube que eu goste menos que o FC Porto. E escrevo isto da forma mais politicamente correta. Portanto assumir esta menoridade do Benfica nos jogos com o FC Porto é uma dor. Sinto vergonha de na nova Luz, já lá vão 19 anos, o Benfica só ter vencido 4 vezes para o campeonato. Contra 9 do Porto. Entristece-me que não consigamos que a Luz seja um Inferno para o FC Porto. Revolta-me que tenham sido duas vezes campeões na nossa própria casa (e que nas duas vezes não tenham ido mais de 40.000 Benfiquistas lutar contra tal tragédia. Quando foi o oposto eles tinham o estádio a abarrotar. De gente a gritar "nem pensem que serão campeões na nossa casa". E não fomos. Numa das vezes até a jogar em superioridade numérica).

    O Benfica não tem que ter este complexo. É o maior clube português, o mais famoso e mais apoiado. O que tem mais campeonatos e mais taças. Que tem o estádio maior. Tem passado por momentos difíceis, mas mesmo assim vencendo este campeonato, terá ganho 6 das últimas 10 ligas. Venceu mais troféus nos últimos 10 anos que o Porto. Mesmo no Dragão o Benfica sofre, mas não cai com esta facilidade. Já lá várias vezes foi vencer e empatar. Também perder, claro.

    Haverá tempo para tentar perceber este fenómeno. Da próxima vez que o FC Porto voltar a casa tudo terá que ser diferente. A preparação no Seixal tem que ser diferente. O ambiente no estádio terá que ser diferente. Teremos que ser nós a querer mais. A lutar mais. A guerrear mais. A jogar mais.

    Agora é "fingir" que isto não aconteceu, é usar a mais horrível das típicas expressões dos jogadores da bola, o irritante "vamos levantar a cabeça" e pensar no Inter. Que irá à Luz receber o nobre e orgulhoso Benfica que pode aparecer ali o Barcelona, o Liverpool, o PSG ou a Juventus e não se encolhe. O Inter até é azul, nas não traz listas azuis e brancas.

    Depois vem o Chaves. E o Braga. E o Gil Vicente. E o...é jogo a jogo, passo a passo, rumo ao 38. Este campeonato não nos irá escapar. Não nos pode escapar. Somos a melhor equipa deste país. Só temos é ali um trauma por resolver.

    Ps: Uma pequena história de redenção. Regresso cabisbaixo para as roulotes. Uns falam com os outros, mas o ambiente é pesado. Continua a cerveja a rolar, mas há abraços, mãos nos ombros e "não penses mais nisso, terça estamos cá outra vez". Até que a tia de todos nós, que nos serve as cervejas na nossa roulote de eleição e a todos nos trata por sobrinhos, faz algo de inédito. Pega em colunas e põe a tocar a Calm Down do Rema. E de repente os sorrisos voltam e as danças espontâneas acontecem no meio da rua. Um portista que passasse ali pensaria que éramos doidos, depois do jogo que tinha acabado de acontecer. Mas o que se vive nas roulotes é mágico. Ali o Benfica ganha sempre.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    Ver-o-peso 10-04-2023 04:08
    Editado a 2023-04-11 00:00
    Congelamento cénico
    Acho que é Benfica congela perante a ridícula agressividade do Porto quando defronta a maior vitrina do futebol mundial. O FcP só tem raça. Jogam como cães raivosos atrás da bolas e são permitidos as truculências como a entrada sobre Bah e choque com Odisseas com a bola do guarda-redes. Benfica tem que continuar com está estratégia de atrair o Porto para duelos individuais e ganhar jogos contra as outras equipas de grande valor como Chaves; Estoril, Gil Vicente. Bora la jogar par...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 09-04-2023 22:26
    Bakero
    Eu não tenho por hábito meter-me nestas discussões, mas realmente às vezes é preciso lembrar ao caro Bakero como são as coisas.
    Derbys ou Clássicos são sempre jogos especiais onde todos querem ganhar, independentemente do lugar onde estão na tabela ou como está a correr a época. Está sempre em jogo o orgulho. Creio que até uma criança sabe isto, mas nota-se que há adultos com dificuldades em meter isso na cabeça.
    Um exemplo ?O seu Benfica que acabou em 6º...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 09-04-2023 21:59
    Enfiim
    Ri-me imenso com o jocavilar que não sabe quem era Bobby Robson, Co Adriaanse ou Tomislav Ivić, por exemplo 😂.
    Se há coisa que eu dou mérito ao Porto é ir buscar treinadores mais ou menos desconhecidos por cá ou que tenham trabalhado com outros grandes técnicos que por aí passaram (Mourinho com Bobby Robson, Villas-Boas com Mourinho) e ganharem títulos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FCP_18 09-04-2023 21:25
    SLB
    Só é o maior devido a cultura portuguesa, em termos de conquistas estamos mil anos a frente. O FCP pequenino nunca se amedronta com ninguém, mas o grande SLB borra-se com todos. Comecem a dar audiência a escritores a sério sff
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jocavilar 09-04-2023 19:06
    Benfica?
    É Clube Mítico que é respeitado no Mundo. É só ver o número de faltas que o Benfica faz frente a equipas dos grandes clubes e as expulsões que tem por ser agressivo! Um mundo de diferenças para o FC Porto que não é respeitado na Europa. Raro é o jogo frente a equipas de grandes clubes em que o treinador do FCP não acabe a discutir com colegas treinadores que são considerados dos melhores. O FCP faz do ódio o seu modo de jogar. Vendo inimigos nos adversários e é frequentemente...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    estaramosold 09-04-2023 18:06
    Medo?
    O Roger e a mesma equipa foi ao dragão ganhar e ser superior ao FC Porto na primeira volta, que motivos tinham para entrar com medo neste jogo?

    Não tem a ver com medo, tem a ver com as circunstâncias do jogo e a situação da própria equipa. O Benfica para além de não estar num grande momento de forma, como tem sido habitual nesta época quando para o campeonato, entrou a jogar como se estivesse a jogar contra um clube qualquer. O Porto encarou o jogo como decisivo. Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jocavilar 09-04-2023 15:42
    Lopez
    Continuar a ganhar? Sabes bem como! Não fosse o amigo Vieira e desde 2013/14 que não tinham ganho um e tinham falido.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AngelEyes 09-04-2023 15:40
    91lopez
    Adeptos fanfarrões todos os clubes grandes têm xD. Um exemplo disso é veres o primeiro comentário deste artigo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    91
    91lopez 09-04-2023 15:38
    Autor
    Quanto ao autor do artigo, já tenho lido alguns dos artigos escritos e o que posso dizer é que a clubite e a falta de noção são notórias
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    91
    91lopez 09-04-2023 15:36
    jocavilar
    Não somos nós que temos um complexo de inferioridade, a história diz que vocês é que se acham superiores e a prova disso é a quantidade de adeptos fanfarrões que o teu clube tem, muitas das vezes sem se quer ganhar o que quer que seja. Os meus votos são que continuem sempre assim, torna-se mais fácil para nós continuar a ganhar
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AngelEyes 09-04-2023 15:20
    Correção
    *e que percebesse
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AngelEyes 09-04-2023 15:18
    Medo
    Isso é uma coisa que em 20 anos que vejo futebol nunca acreditei que Benfica tenha do Porto. O que eu acredito sim, é que o Porto sabe jogar este tipo de jogos e que sim, é preciso ter mais raça que o adversário e isso é muitas vezes mais difícil do que jogar bonito. Gostava que o Benfica deixa-se de jogar de saltos altos nestes jogos com o Porto e que percebe-se que não é assim que se ganham estes jogos, mas pelo jeito não está para breve essa mudança.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jocavilar 09-04-2023 15:05
    És mesmo ingénuo Bakero
    É diferente porque o FC Porto vive do ódio e da vingança que o Conceição ou outros que tais antes dele, incute em grande parte dos jogadores. O jogo perfeito para mostrar o complexo de inferioridade dos portistas perante a grandeza do Benfica. O Benfica tem treinadores e futebolistas com classe. Não são uma espécie de Canelas 2. 0. Tem juízo, Bakero. É mais fácil conquistar o campeonato nacional que vencer um clube que vive da provocação e lavagem cerebral.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    eduardonlirio 09-04-2023 14:43
    Medo???
    Qual medo, qual carapuça? O Benfica foi ao Dragão em Outubro e ganhou e vocês falam em medo? Não tem nada a ver com medo. Tem a ver com entrar bem em campo, com foco, raça e principalmente sorte. Para mim a sorte conta sempre. Desta feita faltou isso ao Benfica, principalmente quando tentava ir ao ataque. Sabem como se costuma dizer? "O azar de uns é a sorte de outros".
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    davidesantos321 09-04-2023 14:17
    Na raça
    Imagina se nós fossemos fortíssimos. Enfim o que fazem para não nos darem o valor que merecemos o valor que o nosso mister merece na preparação do jogo. Onze contra onze no dragão e teriam vindo de lá com mais uma no saco. Agora é preparar todos os jogos desta maneira até ao final do campeonato
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sir_jaof 09-04-2023 14:00
    Mais do mesmo
    O Benfica é grande e poderoso, o FCP é pequeno e fraco. . .
    . . . FCP ganhar a maioria dos duelos. . . Não só com o Benfica, mas também, todas às outras equipas, só pode ser um mistério quase do oculto. . . Porque a melhor equipa é o Benfica, o FCP é fraquinho, e ser o actual detentor de todos os troféus nacionais, um mistério insondável.

    PS:
    FCP contra o Inter teve 2 arbitragens com duplo critério nos cartões, acabando os 2 jogos com 1 jo...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Não haja dúvida que historicamente o Benfica sempre foi o clube das novelas de verão. Não é que Porto e Sporting não as tenham, mas o Benfica exagera. Porque ...
    03-06-2026 12:56E5
    O FC Porto conquistou o seu 31º campeonato. Já só está a 7 do Benfica. Pensar que quando Pinto da Costa foi eleito Presidente o seu clube só tinha 7 campeonatos e o ...
    03-05-2026 15:14E14
    Com o empate na visita ao Casa Pia, o Benfica deixou fugir as poucas possibilidades que ainda tinha de poder ser campeão. Já é o próprio Mourinho que atira a toalha ...
    07-04-2026 13:28E6

    Opinião

    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    João Salgado
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa