solverde
    Luís Cirilo Carvalho
    Luís Cirilo Carvalho
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho

    ´Guimarães´

    2021/11/08
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Num mundo tão inexacto, tão falso nalgumas das suas envolventes, tão virado para o ilusório e para a ostentação de glórias alheias e distante como é o do nosso futebol, em nada admira que isso se repercuta, também à boleia da preguiça profissional, da modorra intelectual e de uma ignorância persistente, na forma incorrecta como são chamados dois dos principais clubes do desporto português.

    O Vitória Futebol Clube e o Vitória Sport Clube!

    Um e outro, incorrectamente chamados pelo local onde tem as suas sedes, um pouco como dantes acontecia no exército onde os recrutas eram alcunhados com os nomes das suas terras de origem, pelos quais eram chamados, deixando de lado nome e apelido constantes do bilhete de identidade.

    E assim, no léxico do nosso futebol, lá foram entrando os “Setúbal “ e “Guimarães” deixando de lado os verdadeiros nomes apesar de numa concessão aos remorsos provocados pela ignorância lá fossem condescendendo no “Vitória de Setúbal “ e “Vitória de Guimarães”, amenizando mas não apagando a falta de respeito pelas duas instituições.

    O que na boca do vulgar adepto de qualquer outro clube não deixando de ser ignorância acaba por ser tolerável, num mundo onde a sapiência rareia, mas já na boca e nas mãos de quem faz da comunicação social profissão, é de uma brutal falta de rigor profissional e um desrespeito que considero inaceitável face a instituições que tem o direito a serem tratadas pelos seus nomes.

    Porque o “José” não gosta que lhe chamem “Joaquim”, o André não gosta que lhe chamem “Alberto”, a “Francisca” não gosta que lhe chamem “Filomena” e os exemplos são tantos quantos os nomes próprios existentes.

    Aliás, no próprio futebol temos exemplos e mais que exemplos de clubes que são respeitosamente tratados pelos seus nomes verdadeiros e não pelos do seu local de origem. Como por exempo o Marítimo a que ninguém chama “Funchal”, o Leixões a que ninguém chama “Matosinhos”, o Rio Ave a que ninguém chama “Vila do Conde”, o Santa Clara a que ninguém chama “Ponta Delgada”, o Estoril a que ninguém chama “Cascais”, o Gil Vicente a que ninguém chama “Barcelos” e muitos outros que me dispenso de enumerar.

    A que podemos juntar Benfica a que ninguém chama “Lisboa” e Académica a que ninguém chama “Coimbra”, embora, curiosamente, ambos os clubes tenham na denominação social os nomes das respectivas cidades o que mostra bem que há critérios que variam conforme dá jeito a quem os usa.

    Já sei que a preguiça aponta para o “Setúbal” e o “Guimarães”, o “Vitória de Setúbal” e o “Vitória de Guimarães” como uma forma de distinguir dois clubes com nomes próprios iguais, mas o rigor não é compatível com esses facilitismos e por maioria de razão num tempo em que um deles se encontra a militar no mesmo escalão que a equipa B do outro!

    Voltemos àquele que mais me interessa e que é, obviamente, o Vitória Sport Clube. Nos últimos anos têm sido muitos, mas não todos, os vitorianos que, não gostando de ver o seu clube ser tratado por um nome que não é o seu, sem que isso belisque seja no que for o seu amor a Guimarães, tem usado as redes sociais, os espaços de que dispõe na comunicação social, as caixas de comentários dos mais diversos sites e as simples conversas com amigos de outros clubes para exigirem firmemente que ao Vitória se chame ...Vitória.

    Porque é esse o seu nome e não qualquer outro por mais que esse outro nos diga em termos afectivos!

    E a verdade é que o caminho vai-se fazendo, sendo perceptível nomeadamente em termos de comentadores e narradores televisivos que, pese embora um núcleo duro (mas cada vez mais reduzido) de ignorantes continue a existir, são cada vez mais aqueles que enveredaram pelo caminho do rigor e chamam ao Vitória...Vitória, pese embora aqui ou ali uma cedenciazinha ao “Vitória de Guimarães”.

    Tal como na própria Sport TV, no marcador dos jogos, desapareceu o “GUI” para dar lugar, e muito bem, ao “VSC”.

    É, contudo, um desiderato que ainda está longe de ser atingido porque continua a haver muito boa (e outra nem tanto...) gente que persiste em não chamar o clube pelo seu verdadeiro nome insistindo no “Guimarães” ou na sua versão atenauada “Vitória de Guimarães”.

    E embora a qualquer vimaranense e vitoriano agrade a natural associação entre “Vitória” e “Guimarães” a verdade é que ceder a esse facilitismo e permitir, sem reparo, que ao Vitória se chame “Vitória de Guimarães” é abrir a porta ao retrocesso e voltar paulatinamente ao “Guimarães” que nos desrespeita.

    Os estatutos do Vitória Spor Clube, no seu ponto 1 referem expressamente o seguinte:

    “Artigo 1º (Da Identidade do Clube) O Vitória Sport Clube é uma associação desportiva, cultural e recreativa, de utilidade pública reconhecida por despacho ministerial publicado no Diário da República II Série, de 18 de Julho de 1981, que foi fundada em Guimarães, em Setembro de 1922, que se rege pelos presentes Estatutos, durando por tempo indeterminado, e tem sede actual no Complexo Desportivo, sito na freguesia da Costa, da cidade de Guimarães, podendo mudá-la para qualquer outro ponto do concelho por deliberação da Assembleia Geral.”

    Exigir que isto seja respeitado não só não me parece nada de extraordinário como também pode ser assumido por qualquer vitoriano como um dever perante o seu clube e a denominação que os seus fundadores lhe atribuiram. Isto num tempo em que, ainda por cima, se pretende aproveitar o Centenário para expandir cada vez mais o Vitória para o país e para o mundo e não para o enclausurar no espaço fechado do Toural para o que uma denominação que não lhe pertence pode involuntariamente contribuir.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    TI
    ti_maria_69 12-11-2021 12:50
    zyxw4321
    Eu sei, estava a ser irónico.

    Mas este "Sr" julga-se num nível acima dos demais. Por outras palavras chama burro ao comum adepto.

    "O que na boca do vulgar adepto de qualquer outro clube não deixando de ser ignorância acaba por ser tolerável, num mundo onde a sapiência rareia. . . "
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TI
    ti_maria_69 11-11-2021 12:27
    Cirilo e as suas pérolas
    Mais um enorme texto deste "Sr. " para no fim se espremer, e. . . nada!

    Até os conterrâneos discordam em parte ou no todo. Tanto texto para se vangloriar de que o VFC está na mesma divisão do VSC B. . .

    É evidente que os "Josés" não gostam de ser chamados de "Joaquins", mas quase todos os "Josés" são tratados por "Zés". E não sei de nenhum que se importe com isso. . .

    Futebolisticamente falando, e referindo os 3 grandes, apenas o S...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 10-11-2021 17:56
    amo-te-vitoria
    Mas os dois não se chamam Vitória. Ou chamam?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    amo-te-vitoria 10-11-2021 10:33
    Vilanova1
    Sabias que Guimarães tem 2 clubes na 1ª liga, certo?

    Vitória Sport Clube e Moreirense
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ricardocunha251 10-11-2021 07:13
    Sr Luís
    Quantos vídeos quer dos adeptos dos vitória a chamarem Guimarães ao clube durante os cânticos?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    VI
    Vilanova1 09-11-2021 00:21
    *
    Dizer que é uma falta de respeito quando se diz Guimarães é ridículo. Por mais que nao gostem ou não esteja correto, a maioria das pessoas que o dizem não é com má intenção, é natural e algumas até desconhecem . Fazer disto uma discussão nao tem sentido
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Torinha 08-11-2021 23:17
    Pessoalmente
    Sempre conheci o meu clube como "Vitória de Setúbal" e não me faz qualquer espécie que o tratem como tal. "Setúbal" é que soa estranho, porque entre nós sadinos nunca mencionamos o clube pelo nome da cidade, nem faz sentido. Mesmo a abreviação V. Setúbal não me agrada, porque destaca a cidade. Nunca ou raramente vejo o Bayern Munique ser mencionado por B. Munique ou o Atlético de Madrid por A. Madrid.

    Ainda assim, não tenho razões de queixa no que toca a e...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 08-11-2021 18:17
    Oh Cirilo
    Se vos chamassem "Guimarães de Braga" é que era grave. É apenas a necessidade de fazer a distinção entre clubes com o mesmo nome, tal como acontece com os Sportings.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    flk 08-11-2021 17:41
    zerozero
    Irónico que o zerozero usa o "V. Guimarães" para se referir ao Vitória SC. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Kurika 08-11-2021 15:23
    Vitórias
    A questão é que o argumento de distinguir os dois Vitórias não é assim tão inválido como o autor faz crer. Mesmo que um deles esteja atualmente na Liga 3, ainda pode haver ambiguidades quando se descreve coisas que aconteceram no passado. A verdade é que ainda há necessidade de distinguir os dois clubes em contextos em que os dois não estejam presentes.
    Por exemplo, aqui ha tempos estava a ver um jogo da Taça no Canal 11 (era Marítimo contra alguém que não me lembro) e ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    amo-te-vitoria 08-11-2021 12:58
    O "Guimarães"
    Caro Luís,

    Como consócios, temos que fazer um mea culpa e admitir que a instituição Vitória Sport Clube, pouco tem feito para que isto mude. Se em Guimarães é raro ouvir o "Guimarães" em referência ao nosso clube, poucos kms fora do concelho a realidade já é outra. Por exemplo no grande porto, mais concretamente na zona onde vivo, toda a gente refere-se ao Vitória com o "guimarães".
    Voltando ao mea culpa, o clube podia facilmente contornar isto, ao n...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Kaizeler 08-11-2021 10:10
    Pois é
    E as pessoas que dizem Celtic de Glasgow também deveriam ser punidas severamente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Há um velho chavão que a realidade vai confirmando, segundo o qual «o futebol é o momento»! E é mesmo. Sendo que os últimos meses- talvez anos- do ...
    14-01-2025 13:51
    Atirados os merecidos foguetes e efetuados os merecidos festejos pelo brilhante percurso que o Vitória SC vem fazendo na Liga Conferência, é agora tempo de olhar para o ...
    20-12-2024 22:54E4
    O Vitória SC regressa esta noite, frente ao St. Gallen, àquela que tem sido a sua "praia" nesta temporada, ou seja, à Liga Conferência. Tem ...
    12-12-2024 15:34

    Opinião

    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    João Salgado
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa