solverde
    Márcio Madeira
    Livres Sem Barreira
    Márcio Madeira

    Anti-VAR

    2019/03/26
    Fui jogador do desporto que nos apaixona. Joguei na distrital e na I Liga. Vivi o melhor e o pior. E em todos os momentos senti sempre que expressava melhor as minhas ideias com as mãos do que com os pés. Aqui vou escrever sobre tudo o que importa saber do jogo de forma livre e sem barreiras

    Sou contra o VAR.
    Mas calma.
    Não me batam ainda.
    Sou contra esta nova tecnologia que não me deixa festejar golos.
    Que me faz esperar quase cinco minutos por decisões tão claras à primeira vista.
    E por foras de jogo que são marcados aleatoriamente.
    Ora milimetricamente bem decididos.
    Ora milimetricamente mal decididos.
    Onde, não sei se já repararam, alguns elementos do banco têm alguém que está a ouvir, ou mesmo a ver a transmissão televisiva.
    E faz de VAR ainda antes do próprio VAR.
    Avisando jogadores das irregularidades vistas no ecrã.
    Os próprios árbitros defendem-se com isto.
    Não tomam decisões.
    Esperam por quem tem melhor “visibilidade”.
    E “escondem-se”.
    Mas afinal o que mudou com o VAR?
    Discutimos menos?
    Existem mais decisões certas?
    Ou revertidas?
    Parece-me que se perdeu muito mais do que se ganhou.
    E atenção.
    Dou o braço a torcer pois já houve lances em que o recurso ao vídeo foi muito bem utilizado.
    Mas não deveria ser isso sempre?
    Quando aderimos ao vídeo-árbitro não era isso que supostamente seria o normal e corriqueiro.
    Não.
    E este NÃO é de fácil explicação.
    Porque o VAR depende da interpretação de humanos.
    Que falham.
    A diferença é que antes falhavam porque não viam.
    E agora falham porque não têm competência para ver.
    Ou analisar.
    E mais.
    O mesmo lance analisado por dois árbitros com recursos às imagens.
    Com repetições em câmara lenta, vezes e vezes sem conta.
    E com todos os ângulos possíveis.
    Mesmo esse lance pode ter interpretações diferentes.
    Já não vos aconteceu o mesmo com um amigo que também entende da matéria?
    Olharem para o mesmo lance e interpretarem de forma diferente do que foi ajuizado.
    A verdade desportiva ficou mais ameaçada com VAR do que sem.
    Hoje tudo se mete em causa.
    Eu sempre fui contra.
    Nem tudo o que veio para evoluir o futebol me fascinou ou convenceu.
    Basta lembrar aqueles dois árbitros de baliza na Liga Europa.
    Importantes, não é?
    Fundamentais para o jogo, não é?
    Nunca se perguntaram que influencia ou decisões tiveram aqueles senhores desde que existem?
    Eu sei.
    Nenhuma.
    São apenas espectadores com lugares privilegiados.
    Falem-me do olho de falcão.
    Isso sim, importante.
    Com decisões que podem e mudam o jogo.
    Bola está dentro ou fora?
    Não tem discussão possível.
    Tudo o resto perdoem-me, mas não vai resultar.
    Haverá decisões revertidas e corretas.
    Mas, na mesma medida, vão existir decisões que nos vão chocar de tão erradas.
    O melhor VAR, para mim, vai continuar a ser um árbitro sério e competente.
    Perto dos lances.
    Sem condicionantes e condições à sua volta para apitar.
    E mesmo esse amigos vai falhar.
    Portanto.
    Por muito que nos custe.
    E mesmo que não queiramos ver.
    O VAR está a matar o futebol.
    E nós estamos a ser cúmplices.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    SO
    sofintas 29-03-2019 01:40
    Editado a 2021-04-26 00:00
    VAR
    É evidente que diminui bastante o número de erros. É claro que traz mais verdade e menos "incidentes" aos jogos.

    A questão da emoção. . . ? Até já houve quem dissessem que trouxe mais (JJ, figura que nem aprecio). Pode dobrar emoções para o mesmo lance (dobrar para adeptos de cada equipa). Haverá, porventura, é uma maior hesitação num prolongamento convicto de festejo (pode haver salto, mas logo um olhar a ver se haverá ou não VAR).

    Muito bem-vindo o VAR.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    vassili 26-03-2019 15:55
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Só para esclarecer os não-esclarecido s. .
    A minha crítica foi exclusivamente relacionada com a maneira como o texto foi construído, e não com o conteúdo do mesmo.

    O meu clube não joga em campeonatos onde exista VAR e se tivessem verificado no meu perfil qual é, escusavam-se de críticas ridículas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jfs79 22-03-2019 09:01
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Sr. Márcio Madeira
    Opiniões todos tem, e para começar, o layout do seu texto é no mínimo ridículo, parece mais uma lista de supermercado, quanto ao VAR acho que é uma boa ferramenta e que tem ajudado mais que prejudicado!
    Quanto ao Sr. jornalista, como não me recordo de ter sido grande coisa como futebolista, parece-me que está a enverdar pelo mesmo caminho no jornalismo. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sami_10 19-03-2019 23:24
    Editado a 2021-04-26 00:00
    VAR para crer. . .
    A cada dia que passa, cada vez sou mais contra o VAR. . . em vez de ajudar, cada vez cria mais discordia e mais duvidas e polemicas. Uma camera mal colocada, uma imagem mal vista e tudo muda. . . a tecnologia da linha de golo, válida e devia ser utilizada, o VAR nem tanto. . . em Inglaterra não a usam por alguma razão e não digam que são so os nossos que são maus, pois a UCL tem bons exemplos de que não são só os nossos a falhar. . . parabéns pelo texto e melhor ainda por "m...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    krustytheclown 19-03-2019 18:47
    Editado a 2021-04-26 00:00
    O VAR vai matar o futebol. . .
    Toda a razão! O VAR só deveria ser utilizado em casos grosseiros. . . Não em fora-de-jogo milimétricos ou pretensos contactos!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Fijixf17 19-03-2019 18:18
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Para começar. . . . artigo TOP!
    É claro que 99% dos sportinguistas não vai gostar . . . não fossem eles os "pais" do VAR e da Verdade desportiva. . . o que é certo é que se as decisões do VAR fosse 100% correctas o SCP estaria ainda mais abaixo na tabela classificativa. . . ou seja neste momento tem mais 6 pontos do que deveria ter. . . ossos do ofício. . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    LE
    Leon9999999999 19-03-2019 17:18
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Uma opinião ridícula
    Que acaba por fechar com chave de ouro com esta frase "O VAR está a matar o futebol. "
    Muito pelo contrário caro colega, lances que o senhor refere que mesmo dois árbitros não tem a mesma opinião sobre o mesmo não são lances de VAR e qualquer uma das decisões vai ser aceitavel. . . Não é aceitavel é quando está à vista de todos e o árbitro não toma a decisão correta por incompetencia mas aí a culpa não é do VAR.
    Por mais que se arranjem ferramentas para melhor...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    mitchmanu 19-03-2019 14:42
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Perfeito
    Concordo em absoluto. Anti-VAR. Por todas estas razões.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Dida24 19-03-2019 13:53
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Diogo Salvador
    Spiderland, essencialmente e na minha opinião o que o "autor" quer dizer é que o VAR está a "matar" o futebol, no sentido que, como o mesmo disse, "se tem de esperar 5 minutos para festejar um golo". Algo que no futebol não faz sentido. E se o VAR serve para limitar os erros, porque é que ainda existem? E olhe que não é só em Portugal. . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    estaramosold 19-03-2019 13:50
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Comentário
    Gostei muito do texto, e a argumentação está magnífica, concordo com praticamente tudo o que foi dito, mas, relativamente á decisão final e, ponderando os prós e os contras, o passado, o presente e o futuro, julgo que o VAR é uma ferramenta que vem ajudar muito o trabalho do árbitro e, vai diminuir o erro. Se tem de evoluir? Evidentemente, é algo novo que foi implementado á pouco tempo, existem procedimentos estúpidos que devem ser eliminados e outros implementados, mas ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    canabiz 19-03-2019 13:50
    Editado a 2021-04-26 00:00
    spiderland e vassili
    Deixei-me adivinhar, os vossos clubes são aqueles dois que neste momento se não existisse VAR, um ja estaria arredado do titulo e o outro estava a lutar por um lugar para a qualificação na Liga Europa do ano que vem (ou pior até). . .

    Acertei???????
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SP
    Spiderland 19-03-2019 13:38
    Editado a 2021-04-26 00:00
    .
    Muito mau esse texto. . .
    O VAR é excelente e já devia ter sido posto em prática há décadas. Os árbitros portugueses é que são maus, e estão a destruir a credibilidade do VAR. Não existe um único árbitro português decente, são todos maus, incompetentes, que chegaram a este patamar por favores e amigos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    vassili 19-03-2019 13:25
    Editado a 2021-04-26 00:00
    Realmente. . .
    A única coisa que retiro.

    Deste texto.

    É que o autor.

    Contrariamente ao que diz.

    Deve exprimir-se melhor com os pés do que com as mãos.

    Porque ler este texto.

    É doloroso.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Para falar do João Mário temos que dividir o post em quatro partes. Tipo Senhor dos Anéis que ele até tem ares de Gollum. Obviamente estão interligadas, mas ...
    13-07-2021 16:12E8
    É verdade. Parece que o Sporting chegou a acordo com a Estrela de Rúben Amorim. Como a Estrela não tem mãos e é composta essencialmente por hélio e ...
    05-03-2021 16:57E9
    Era não era? O Sporting tinha uma Acuña encravada e não era de agora. Foi o acordo possível. Também sou da opinião que pudesse valer um pouco ...
    15-09-2020 13:00E5

    Opinião

    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa