solverde
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa

    Jamor, a escolha errada

    2023/06/03
    "O sítio dos Gverreiros” é uma coluna de opinião de assuntos relativos ao SC Braga, na perspetiva de um olhar de adepto braguista, com o sentido crítico necessário, em busca de uma verdade externa ao sistema.

    O local de realização da final da Taça de Portugal tem sido motivo de muita discussão e discórdia. Por um lado, a defesa de um local mítico, onde se diz existir uma sensação diferente e, por outro lado, a alegação de que o estádio da final deveria ser definido depois de conhecidos os finalistas, à semelhança do que se passa noutros países. Pessoalmente, sou favorável à segunda versão, uma vez que responde de modo mais realista às dificuldades económicas que as pessoas sentem na atualidade e evita deslocações desnecessárias e sem justificação.

    O estádio nacional está obsoleto e não oferece as condições de outros estádios mais modernos do país. Se existisse em Portugal um estádio à semelhança de Wembley, em Inglaterra, onde se disputam finais ou fases finais, além de ser a casa dos jogos da seleção, eu até poderia concordar, uma vez que as condições oferecidas são de excelência. Contudo, em Portugal nenhuma dessas condições se verifica e nem mesmo a seleção joga naquele local, por se perceber que há escolhas claramente mais recomendadas, em função das condições proporcionadas aos adeptos e às equipas.

    Esta teimosia de querer manter o estádio do Jamor para a realização da final baseia-se num centralismo bacoco que ainda existe, que favorece em larga escala as equipas de Lisboa, mais concretamente Benfica e Sporting.

    Esta edição da Taça de Portugal, que se disputa entre FC Porto e SC Braga, obriga a fazer várias centenas de quilómetros os adeptos de ambos os clubes, quando os estádios de Guimarães, Aveiro ou Coimbra seriam claramente melhores opções. A logística de deslocação em autocarros é bastante complicada, uma vez que a legislação atual implica a existência de dois motoristas por cada veículo, de modo a cumprir as exigências legalmente previstas, situação que se agrava com o facto de as duas equipas serem do Norte.

    Além do local, também o dia não faz grande sentido, uma vez que a final poderia perfeitamente ser no sábado, em vez de domingo, o que permitiria a celebração da conquista por parte dos vencedores sem a preocupação de, no dia seguinte, ser tempo laboral na maioria dos casos.

    A atual temporada leva o SC Braga ao Jamor por três vezes num curto espaço de tempo. Assim, depois de a equipa feminina ter perdido a final para o Famalicão, noutro jogo que se recomendava uma escolha diferente e de distância mais curta, como o estádio de Barcelos, por exemplo, existe a final masculina, já analisada acima, e ainda a final de Sub 23, da Taça Revelação, em que os bracarenses irão defrontar o Estoril, pela terceira vez consecutiva, em busca de um título inédito.

    Esta final favorece o Estoril em termos de distância, desequilibra a criação de condições para a presença de adeptos, ainda por cima sendo disputada a meio da semana, e podia ser uma oportunidade de levar o jogo decisivo a uma localidade mais interior, que fosse equidistante para os dois clubes envolvidos.

    Pelo exposto, penso estar mais do que na altura de as entidades responsáveis analisarem esta situação, em que a maioria dos clubes, prejudicados pela escolha habitual, manifeste a sua discórdia sobre este modelo em vigor. É preciso uma análise reflexiva, feita com lucidez, de modo a facilitar a ida das pessoas aos estádios, que no caso das finais requer a reformulação do modelo existente.

    Por vezes, os responsáveis pelas decisões deveriam sentir na pele as dificuldades que sente o adepto comum e, se isso acontecesse, acredito que as suas preocupações seriam outras, mais facilitadoras.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    redlegion 11-06-2023 12:24
    Há aqui alguém. . .
    . . . que quis dar uma de engraçado e esqueceu-se de um pequeno pormenor de geografia.
    O Jamor está quase no concelho de Lisboa, a poucos mais de 5 minutos de carro da Torre de Belém e a mais ou menos 15 minutos de Luz e Alvalade. Ou seja, continua a não fazer sentido ter 3 grandes estádios, com apenas dois com utilização regular num espaço tão pequeno de quilómetros.
    E assim lá cai por terra tão fraco argumento. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    bondjamesbond206 10-06-2023 17:22
    Jamor Lisboa
    Anda aqui alguém muito enganado.

    O jamor NÃO fica no concelho de Lisboa.

    Lá cai por terra o argumento de 3 estádios "grandes" na mesma cidade, sendo apenas 2 com utilização regular.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EspecialistaDaBola 05-06-2023 19:39
    Compreendo mas. . .
    Compreendo mas continuo a achar que a Final da Taça de Portugal se deve manter no Jamor enquanto for possível. O Jamor e todo o ambiente à volta dão um palco à festa da Taça como nenhum outro Estádio em Portugal o pode fazer.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jocavilar 04-06-2023 15:00
    Glu-glu-glu
    Uma final da Taça de Portugal entre SC Braga e FC Porto devia ser sempre no estádio das Antas como em 1976/77. Dá cá uns cobres, óh manolo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 04-06-2023 14:34
    FootGuru
    Isso até pode ser feito e aceito a questão de Coimbra ser central, mas não seria muito apelativo para o clube da cidade, pois não mobiliza gente suficiente para o ajudar a rentabilizar. E tendo em conta o estado atual da Académica, duvido muito que tão cedo voltem à Primeira. Nem para a Câmara Municipal seria bom, pois são eles que suportam os custos. A parte boa do Cidade de Coimbra são a valências como o shopping ou o ginásio.
    Sobre essa última frase, não sei se s...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JotaGo 04-06-2023 13:01
    SEMPRE O JAMOR!
    Compreendo a opinião de algumas pessoas. Mas, o Estádio do Jamor é o local místico.
    Apenas tem de fazer dois melhoramentos:
    1. Fechar a Bancada na totalidade,
    2. Cobertura total em todo o estádio.
    Ou seja; Limpar o estigma do passado.
    Isto só é possível, com a intervenção do Ministro e Presidente da Federação.

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 04-06-2023 11:02
    FootGuru
    Aconselho uma leitura mais atenta ao meu comentário, pois não estou a falar em centralidades.
    A Académica joga num estádio quase vazio e demasiado grande para a realidade do clube. Aumentar ainda mais a capacidade seria mais desolador para eles, além da situação atual que vivem.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ramiroo 03-06-2023 18:12
    Redlegion
    Na minha cidade foi igual. Fizemos um estádio de trinta mil para o nosso clube que em toda a sua história teve sempre médias entre 5 e 10 mil. O Dragão fizeram á justa para finais de Liga Europa e qualquer dia nem para isso dá. Enfim. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 03-06-2023 17:45
    ramiroo
    Eu percebi que querias dizer que era há 20 anos, o que teria sido ótimo pois dava para rebaixar a capacidade em alguns casos, o que era bem preciso. O Olímpico de Londres foi construído assim.

    Quanto ao que escreveste antes, sim eu concordo que se modernizaram e bem as infraestruturas, o problema foi o resto e como é costume em Portugal as coisas não são bem pensadas. Um bom exemplo foi o estádio de Aveiro, que aquando da sua construção pensava-se que a cidade ia...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ramiroo 03-06-2023 17:32
    *
    * construído há vinte anos para o euro
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ramiroo 03-06-2023 17:31
    Redlegion
    Não era aumentar agora, era ter sido construído há vinte anos para aumentar. Agora, deixa estar como está. Mas é demasiado grande para a Académica e pequeno demais para ser um 'estádio nacional'
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 03-06-2023 17:19
    ramiroo e FootGuru
    Não faz muito sentido aumentar a capacidade em Coimbra, quando o clube não mobiliza assim tanta gente. Já basta o atual cenário desolador em que a Académica se meteu.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ramiroo 03-06-2023 16:51
    Aliás
    *Vão fazer asneira
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ramiroo 03-06-2023 16:50
    Footguru
    Se essa infraestrutura de que falas é o aeroporto de Lisboa, vou fazer asneira outra vez. Em vez de construírem a 'meio caminho' Lisboa-Porto e ajustarem os comboios para servirem esse aeroporto, vão enfia-lo junto a Lisboa e quando acabarem a obra vão dizer que é preciso outro no Porto
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Redfoo_16 03-06-2023 14:57
    Na minha opinião
    Ou faziam obras no Jamor (que iria ter muito maior custo) ou mudavam a final de sítio. Dando o exemplo de Aveiro, no exterior do estádio tem muito espaço para fazer um parque igual ao do Jamor (com mesas e etc)

    Teria bem menos custos, o estádio é mais ao centro de Portugal, os acessos via auto-estrada são excelentes, tem montes de estacionamento, e era melhor aproveitado um dos estádios do Euro (tem diferença de apenas 5 mil lugares em relação ao Jamor)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Redfoo_16 03-06-2023 14:52
    Jamor
    Estive lá na final do ano passado e posso dizer que o ambiente cá fora é muito bom, o convívio, a festa. Mas os acessos ao estádio e o estádio em si são penosos. Nem com apenas cerca de 3mil tondelenses conseguiram separar os adeptos na entrada, que foi (como é sempre) super demorada. E no estádio a visibilidade para o campo é fraca, as filas são super estreitas, e nesse dia estava nublado, porque se estivesse calor não sei como o aguentava. Casas de banho portáteis, o "b...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 03-06-2023 14:39
    BanInform
    Não é preciso mudar a lei. Apenas não devia ser permitido que um estádio se tornasse património. E acredito que se não fosse do Estado já estava resolvido.
    E como eu disse ao zyxw4321, aquando do Euro 2004, o ideal teria sido renovar por completo o Jamor e o teu clube e o Sporting partilhavam outro estádio. Talvez não tinha sido má ideia.

    Lisboa tem dois dos maiores e mais modernos estádios do país e investir num terceiro onde não joga ninguém regularm...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 03-06-2023 14:25
    zyxw4321
    O meu comentário também é uma crítica à forma como a discussão é feita, em parte a quem critica o Jamor, pois acaba sempre por entrar na conversas dos "centralismos" e "poderes instalados de Lisboa". A conversa perde-se aí e foca-se pouco no que é realmente importante.

    Como eu disse, o estádio é do Governo (na figura do IPDJ) e não da Federação, por isso a decisão passa sempre por eles e sinceramente não me aparece uma prioridade, nem agora, nem no futuro. ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DR
    DRS_4460 03-06-2023 13:49
    ?????
    Este artigo não vale a eletricidade gasta para ver no meu pc, quando o argumento é o cEnTrAlIsMo de um estádio dito NACIONAL. Se calhar deviam meter o Jamor sobre rodas e levá-lo para o norte quando a final tem equipas de lá, senão é demasiado longe para vossas excelências. Em Inglaterra ninguém se atreve a pensar que podia ser noutro estádio que não Wembley, por mais longe que seja para os adeptos. Se o jogo for entre o Braga e o Portimonense, onde é que devia ser a final? E ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ramiroo 03-06-2023 13:29
    Erro vem de 2004
    O erro foi feito em 2004. O estádio de Coimbra devia ter sido feito maior e em condições não só para substituir o Jamor, mas para receber finais da Liga Europa. Tal como o Dragão devia ter sido pensado para finais da Champions. Até o da Luz podia ser um pouco maior sem problema. Bastava construir menos um estádio, por exemplo, e o gasto total seria o mesmo. É o único ponto que discordo do RedLegion, não foi dinheiro mal gasto no Euro, mas cometeram-se alguns erros. A reali...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BA
    batuko 03-06-2023 12:48
    Final
    Deve ser no estádio do Jamor, que é o estádio nacional, devia ter sido remodelado para o euro2004, devia ter sido aí a final e não no Estádio da Luz.
    Este estádio merece uma remodelação.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 03-06-2023 12:25
    zyxw4321
    Quando se faz as críticas ao Jamor quer de um lado, quer do outro entra-se demasiado na conversa dos regionalismos/centralismos e pouco na discussão que realmente importa.

    O Jamor pura e simplesmente não tem condições, sobretudo de logística e segurança. E tanto ele, como o 1º de Maio em Braga sofrem do mesmo mal (que supostamente seria usado para os proteger): são património nacional. Não haveria mal nenhum nisto, se a lei permitisse excecionalmente grandes obra...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 03-06-2023 12:13
    zyxw4321
    Até nem beneficiou muito, até porque o Braga só chegou à final na terceira tentativa.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Hoje escrevo sobre os primeiros passos da nova época do SC Braga. Quando começa uma nova temporada, renovam-se os sonhos dos adeptos. É sempre assim. A temporada anterior ...
    28-06-2026 16:17E1
    Este artigo não estava inicialmente previsto, uma vez que a periodicidade dos textos de opinião, em tempo de defeso futebolístico, pode ser quinzenal quando não exista ...
    21-06-2026 11:57E3
    As palavras que hoje escrevo neste espaço têm como destinatário António Salvador, presidente do SC Braga. Não vou distinguir, a não ser que seja ...
    13-06-2026 16:59E5