solverde
    Luís Cirilo Carvalho
    Luís Cirilo Carvalho
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho

    Defeso

    2024/07/21
    E2
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    O defeso é por natureza o tempo mais chato do futebol!

    Desde logo porque não há futebol de competição, não há a adrenalina dos jogos, a emoção da
    disputa de resultados e classificações.

    Mas também porque é o tempo da ilusão, do sonho e do acréscimo de esperança com a contrapartida da desilusão, da expectativa não cumprida, da notícia que num dia é verdade no dia seguinte é mentira, do jogador que vinha mas afinal não veio, do rumor que não se confirmou e por aí fora.

    É também o tempo do exagero, neste caso face ao período de duração do defeso, que pode agradar a alguns clubes, a bastantes jogadores e a todos os empresários mas tenho as maiores dúvidas que seja benéfico para a maioria dos clubes e para a grande maioria dos adeptos que veem as suas equipas serem depredadas pelos clubes economicamente mais poderosos frustrando expectativas que os inícios de época por vezes acalentam.

    Penso que em defesa do futebol a FIFA e a UEFA (esta por o mercado europeu ser o mais importante) deviam restringir drasticamente os períodos de funcionamento do mercado impedindo que com as competições já a decorrer ainda possam existir mudanças de clube para alguns jogadores.

    Seria perfeitamente aceitável que com o início das pré eliminatórias das competições europeias o mercado encerrasse permitindo a clubes e treinadores uma estabilidade de trabalho que atualmente não existe e que leva a que alguns treinadores desenhem uma equipa e um modelo de jogo com base no plantel do início dos trabalhos e depois tenham que alterar tudo ao sabor do mercado e da lei do mais forte até porque nalguns clubes as cláusulas
    de rescisão são apenas uma piada sem...piada. Mas as regras, por agora, são estas e há que saber viver com elas.

    E por isso aqui deixo uma breve opinião sobre o que poderá ser a época do Vitória no tempo em que está num defeso prestes a terminar face ao jogo europeu desta semana frente ao Floriana de Malta e a contar para a segunda pré eliminatória da Liga Conferência, o Vitória que apresentou ontem o seu plantel, mas sem esquecer que até 2 de setembro falta muito tempo, num triunfo sobre o Rayo Vallecano em que a exibição e alguns reforços criaram
    o habitual entusiasmo numa massa adepta sempre ansiosa por ter razões para acreditar numa grande temporada.

    E olhando o atual plantel, do qual “apenas” saíram até agora André André e Afonso Freitas com a contrapartida de oito entradas (que obviamente fazem pressupor saídas), há que dizer que é um plantel muito bem composto com soluções para todos os sectores especialmente da baliza ao meio campo restando a dúvida sobre o sector atacante porque no que toca a pontas de lança Ramirez e Bica suscitam expetativas mas tem de as confirmar , Nélson Oliveira tem de render mais do que na época passada, enquanto Butzke parece ser carta fora do baralho mas não há certezas quanto a isso, enquanto nos flancos há clara carência de soluções porque o regresso de Kaio César, a utilização de Mangas como extremo e o regresso à competição depois de grave lesão de Telmo Arcanjo me parece curto para o necessário ainda por cima com um treinador que gosta de jogar em 4-3-3.

    O que acentua a estranheza pelo facto de o extremo Ronaldo Lumungo, possivelmente o melhor jogador da equipa B na temporada passada com golos, alguns deles espetaculares, assistências não esteja a trabalhar com a primeira equipa para, ao menos, Rui Borges poder aquilatar das suas qualidades quando outros jogadores da B o tem feito. Mas esta é uma opinião sobre o plantel ao dia de hoje porque até ao dia dois de setembro muita coisa vai seguramente acontecer.

    Deseja-se que de molde a aumentar o entusiasmo dos adeptos e a competitividade da equipa mas sinceramente duvida-se que assim vá ser porque há jogadores que se anunciam na porta de saída que farão imensa falta e para os quais não se divisam neste plantel substitutos à altura. Refiro-me, especialmente, a Jota Silva e Tomás Handel. Mas há outros nomes aventados nesta lógica atrás referida de o defeso ser o tempo da especulação, do diz-se que disse, de a notícia de hoje não corresponder à notícia de amanhã.

    Em suma do manter atual a célebre frase do melhor presidente de sempre do Vitória segundo o qual “ o que hoje é verdade amanhã pode ser mentira”. Seja como for, o Vitória quinta feira tem o seu primeiro compromisso oficial e o chegar à fase de grupos da Liga Conferência é uma prioridade e uma obrigação pelo que há que ir a jogo com todos os argumentos ao dispor do treinador. O que vai acontecer a seguir logo se verá.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    p120571 21-07-2024 16:07
    p120571@gmail. com
    O que espero é que o Vitória possa ombrear, pelo menos, pelo 4 lugar com o Braga. . . Se não puder ser mais!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Há um velho chavão que a realidade vai confirmando, segundo o qual «o futebol é o momento»! E é mesmo. Sendo que os últimos meses- talvez anos- do ...
    14-01-2025 13:51
    Atirados os merecidos foguetes e efetuados os merecidos festejos pelo brilhante percurso que o Vitória SC vem fazendo na Liga Conferência, é agora tempo de olhar para o ...
    20-12-2024 22:54E4
    O Vitória SC regressa esta noite, frente ao St. Gallen, àquela que tem sido a sua "praia" nesta temporada, ou seja, à Liga Conferência. Tem ...
    12-12-2024 15:34

    Opinião

    João Salgado
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa