solverde
    Luís Cirilo Carvalho
    Luís Cirilo Carvalho
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho

    Cartilha

    2022/08/22
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Ontem, no final do jogo Portimonense - Vitória, um sujeito que se dá pelo nome de Yago Cariello, que enquanto jogador (ia escrever profissional de futebol, mas ele não merece) marcou o segundo golo dos algarvios, veio para a rede social Instagram procurar justificar as vergonhosas atitudes que tomou em campo. Com um árbitro a sério, essas atitudes valer-lhe-iam vermelho direto em vez da impunidade disciplinar de que gozou, com acusações mentirosas de racismo aos adeptos vitorianos.

    A gravidade destas declarações ultrapassa em muito a nula importância do sujeito que as proferiu.

    Porque é fácil perceber que, depois da sua tresloucada atitude no relvado, e do receio de punição disciplinar consequente (como estamos em Portugal não me parece nada provável que isso venha a acontecer, mas alguém resolveu jogar pelo seguro), é óbvio que algum especialista em comunicação lhe soprou ao ouvido para escrever aquilo, desviando a atenção das suas graves atitudes e concentrando o foco das atenções em adeptos que são alvo fácil.

    O grave, embora grave, não está aí.

    Está sim nessa cartilha inventada por outro tresloucado e com grande repercussão na comunicação social, em colunistas de jornais, cartilheiros televisivos e até em altas figuras do Estado que, por conveniência do politicamente correto mesclada com profunda ignorância, alinharam prontamente nessa ideia de que os adeptos do Vitória são racistas.

    Não são. Nunca foram.

    E se há clube que é anti-racista desde sempre por atos e princípios e não apenas por palavras é, por ironia do destino, o Vitória.

    Mas há uma cartilha a querer fazer passar a ideia contrária.

    Porque os vitorianos são únicos no apoio ao seu clube, porque Guimarães nunca cedeu à parolice de ser cidade satélite dos três do costume, porque onde vai o Vitória leva sempre uma enorme falange de apoio (em Portimão, a 600 km de Guimarães, estavam mais de 2000), porque no nosso estádio nunca, em 100 anos, os vitorianos deixaram de ser uma imensa maioria independentemente do adversário.

    E isso suscita invejas, provoca ódios, acicata a vontade de reprimir por todas as formas (o comando distrital da PSP de Braga tem-se esmerado nisso, mas sem qualquer sucesso) para que o excelente exemplo do Vitória e dos vitorianos não frutifique noutras paragens, perturbando um "status quo" que tanto agrada aos tais três e à sua fiel e devotada comunicação social.

    O que levou à cartilha do racismo e da acusação de que os vitorianos são racistas.

    Talvez para que sejamos vistos como adeptos desprezíveis, talvez para nos enclausurarem num gueto da vergonha, talvez para fazerem de nós estrangeiros num país que, outra ironia, em nós começou!

    E a gravidade das declarações do sujeito é essa.

    A de alimentar uma mentira, a de perpetuar uma calúnia, a de prosseguir esse objetivo de fazer de nós o que nós não somos, nunca fomos, nem nunca seremos.

    Há que reagir na proporção do agravo.

    Processando judicialmente, com pedido de indemnização, o caluniador, participando dele aos órgãos disciplinares da FPF, dando 24 horas ao Portimonense para se demarcar das declarações do seu empregado sob pena de corte de relações, fazendo uma conferência de imprensa para repor a verdade dos factos e denunciar vigorosamente esta campanha difamatória.

    Ficar calado, como o Vitória está até ao momento em que escrevo estas linhas, é incompreensível sob o prisma da defesa do bom nome do clube e inaceitável pela falta de defesa de adeptos que dão tudo pelo clube e merecem, ao menos, que o clube esteja ao seu lado quando são atacados, caluniados e difamados.

    Quem cala... consente.

    E consentir, neste caso, é ser cúmplice de quem não nos respeita.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    slb_pride 27-08-2022 20:15
    Cirilo
    O costume. Tóxico. Parece que não há uma crónica em que não tenha de atacar os grandes, como se eles tivessem culpa de terem a esmagadora maioria dos adeptos em Portugal. Depois faz trinta por uma linha para justificar coisas que não lembram ao diabo. Mais um bocadinho e até diz que o caso marega foi inventado pela CS ou que o próprio jogador é que teve culpa e iniciou tudo. Ele há coisas. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    champions2004 27-08-2022 02:47
    O problema está no Zé Povinho
    A mentalidade do tacanho tuga é que deixa a desejar.
    Um português prefere ver o vizinho na lama do que ver-se ele próprio bem na vida.
    O tuga é invejoso e apanhou a mania de criticar tudo e todos como se fosse alguma espécie de altruísta, quando na verdade é ele o problema lá em casa.
    No futebol então, leva-se com um rótulo durante décadas por um erro que se cometa, só na tentativa de ser descredibilizado pelo rival, quando o sucesso abunda.
    Se pe...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 25-08-2022 12:44
    helder2002
    O caso Marega foi inventado? Estás a insinuar que todo o país sofre de surdez aguda e profunda?
    E para teres "futebol mais forte e competitivo" é preciso que os clubes sejam bem geridos e que não rolem cabeças logo à primeira, como é o caso do Vitória. Ter "adeptos fervorosos" não dá vantagem a ninguém à partida, muito menos faz deles vencedores em campo. Se assim fosse qualquer equipa na Alemanha podia ser campeã. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HE
    helder2002 25-08-2022 00:08
    Infelizmente, tem razao. . . .
    Pelos comentários que é possível ver aqui só dão grande razão ao cronista. Apesar de em muitos momentos estar em desacordo com as suas opiniões, aqui como no caso Marega, para mim um caso totalmente "inventado" por quem estes casos dá imenso jeito, o cronista tem toda a razão. O castigo ao jogador em questão e um comunicado forte do clube já deveriam ter visto a luz do dia. O silêncio é incompreensível. Vivemos no tempo do politicamente correto em que vale tudo para justific...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Dachau_ 23-08-2022 20:27
    carlos_batuta
    As cores preto e branco foram escolhidas na visão do seu fundador em que somos todos iguais.

    Cirilo escreve muitas coisas erradas mas aqui tenho que dar-lhe toda a razão. O jogador do portimonense só se aproveitou da sinalização da virtude, muito em voga nas redes sociais, para justificar um comportamento horroroso que ele fez. Não devemos viver uma sociedade em que "olho por olho, dente por dente" é a voga. Se existiu racismo, então deve-se provar e castigar os ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    carlos_batuta 23-08-2022 16:51
    Quanto ao Cariello. . .
    Devia obviamente levar uma punição exemplar, que, já justifico, poderia até atingir o clube.

    Há poucos anos creio que o Santa Clara recebeu uma multa porque um adepto "identificado com camisola e cachecol com as cores do clube" se dirigiu à bancada onde estavam os adeptos do Varzim, com gestos e palavras impróprias, provocando um tumulto. . .

    Se se pode responsabilizar um clube pelo comportamento isolado de um adepto, por maioria de razão se deveria ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    carlos_batuta 23-08-2022 16:45
    Já agora. . . ?
    "E se há clube que é anti-racista desde sempre por atos e princípios e não apenas por palavras é, por ironia do destino, o Vitória. "

    Porquê?
    Porque é que "se há clube anti-racista é o Vitória?".
    Porque é que acha que o Vitória é mais anti-racista que o Salgueiros, o Braga, o Vitória Futebol Clube, o Marítimo ou o Varzim?

    A que princípios se refere que outros clubes não partilhem, ou de que atos é que outros clubes não se pod...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ricardocunha251 23-08-2022 08:42
    Vitoria
    Não sou vitoriano, mas tenho muita pena do que está a acontecer, neste momento o vitória é o MEME da liga!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bracara_Avgvsta 23-08-2022 08:01
    texto
    Esqueci-me de referir que o texto que mencionei foi tirado das redes sociais do individuo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    redlegion 23-08-2022 00:04
    zerozero
    Eu sei que os artigos e o que está escrito neles são da inteira responsabilidade de quem os escreve, mas este individuo é demais. Acredito que vocês arranjavam um vitoriano com mais bom senso e menos tóxico, (talvez o José João Torrinha por exemplo) em vez de continuar a dar palco a uma pessoa destas.

    Diz-se muito que o Vitória não isto, mas tendo por base as opiniões desta personagem, a desculpabilização e justificações absurdas, a negação da realidade e a tentativa de culpabilização dos outros, se calhar é.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    carlos_batuta 22-08-2022 22:10
    Lixo para fora, . . .
    . . . mensagem para dentro.

    A cartilha do Doutor Cirilo é para preparar o assalto ao castelo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    campodashortas 22-08-2022 20:30
    Espetacular
    Excelente artigo de opinião, que tão bem ilustra a mentalidade e pensamento das gentes de Guimarães, aqui ganhando voz pelo seu cartilheiro de serviço.

    Uma pérola.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bracara_Avgvsta 22-08-2022 17:39
    É lidar
    "Na foto de cima , tirada no último Vitória-Braga, vê-se o jogador vitoriano Maga a fazer um gesto reprovável na direcção dos adeptos do Braga e pelo qual foi punido.
    Não porque o árbitro tivesse escrito no relatório, não porque os delegados da Liga tivessem mencionado o facto, mas apenas porque um bufo (ao que parece director de comunicação do Braga) foi fazer queixinhas para ouvidos muito sensíveis que prontamente puniram o jogador vitoriano.
    Pena o bufo ter-se...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Kurika 22-08-2022 17:35
    Eh pá
    Acho ridícula esta mania da perseguição quando o VSC até deve ser dos clubes com melhor imprensa em Portugal (então comparando com o Braga nem se fala). Mesmo quando foi o caso Marega, só vi a CS a desculpar o clube e a dizer que eram apenas uns poucos.
    É óbvio que os adeptos do V. Guimarães não são racistas por definição, nem me parece que haja qualquer "cartilha" sobre isso. Agora, claro que dentro deles há alguns que o serão, tal como em qualquer outro clube. Aq...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SCB1375 22-08-2022 17:35
    Mais uma vez. . .
    Inacreditável a quantidade de vezes que ocorrem situações de racismo ou violência, envolvendo adeptos do Vitória, e vem sempre com tentativas de camuflar ou negar que tenha ocorrido. Estão sempre a fazer-se de vitimas quando isto acontece. No caso Marega chegaram até a acusar o jogador de ser o culpado da situação. O que vale é que grande parte dos adeptos em Portugal já se apercebeu o que a casa gasta e já não acreditam nestas historinhas á bitorinha.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    edhelvar 22-08-2022 17:07
    Vitória
    Ninguém acha que os vitorianos são racistas. Sabe-se é que tem racistas no meio (tal como provavelmente em todos grupos organizados e claques em Portugal).

    Agora daí a querer imaginar um mundo perfeito em que não, não há racistas em Guimarães, é tudo gente perfeita e bonita e que aceita toda a gente, poupem-me. . . Que se generaliza demasiado concordo, mas também não é à toa que constantemente se ouve relatos de adeptos do Vitória causarem violência e partire...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Opiniões do mesmo autor

    Há um velho chavão que a realidade vai confirmando, segundo o qual «o futebol é o momento»! E é mesmo. Sendo que os últimos meses- talvez anos- do ...
    14-01-2025 13:51
    Atirados os merecidos foguetes e efetuados os merecidos festejos pelo brilhante percurso que o Vitória SC vem fazendo na Liga Conferência, é agora tempo de olhar para o ...
    20-12-2024 22:54E4
    O Vitória SC regressa esta noite, frente ao St. Gallen, àquela que tem sido a sua "praia" nesta temporada, ou seja, à Liga Conferência. Tem ...
    12-12-2024 15:34

    Opinião

    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Pedro Jorge da Cunha
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    João Salgado
    O Mundial no Divã
    João Salgado
    António Costa
    António Costa
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa