solverde
    Chile elimina Portugal nos penáltis

    Bravo! Ponto final

    Publicado em: 2017/06/28 21:50 Atualizado em: 2019/06/25 21:30
    Bravo! Ponto final

    Portugal fiou-se na sorte e ficou fora da final da Taça das Confederações. Contra um muito exigente Chile, a seleção lusa teve momentos mais elevados que outros, pareceu ser novamente bafejada pela sorte a acabar o prolongamento, mas sucumbiria de forma desastrosa nos penáltis, onde Bravo brilhou.

    Veja Também

    Oscilações no domínio

    Não era suposto um arranque de jogo tão vivo. Esperava-se bem mais cautelas do que as que existiram no primeiro quarto de hora. A uma grande oportunidade de Vargas, Portugal respondeu com outra de André Silva. Às duas, os guarda-redes acederam de forma estupenda. E não se ficou por aí. Dois remates de André Gomes, magia de Bernardo Silva nos pés e um ascendente luso que se deveu à interação dos dois médios interiores.

    Só que, na área chilena, não houve convicção. Os médios lusos são jogadores de ficar à porta e as investidas tiveram quase sempre inconsequência por falta de povoamento ofensivo. Depois, uma lesão momentânea de Hernández permitiu aos chilenos organizarem.

    André Silva desperdiçou a melhor oportunidade ©Getty / Francois Nel
    O próprio Hernández e Aránguiz, ou seja os dois médios mais próximos da linha, passaram a atuar mais no meio e os chilenos começaram a dominar na zona nevrálgica. Houve também menos bolas paradas à mercê de Portugal e isso foi um dado positivo para um Chile que nunca esteve confortável nessa vertente.

    A bola passou para o domínio chileno e Portugal recolheu-se no ímpeto no resto da primeira parte. A marcação a Bernardo explica um pouco a perda de qualidade lusa, o desdobramento de trabalhos de Adrien amplia e a falta de uma boa saída de bola atrás completa.

    Problemas que o intervalo não resolveu.

    É bom que se diga que, entre os 15' e os 70', o Chile deu tudo. Inverteu a tendência e os números da posse de bola, jogou mais no meio-campo contrário e teve - por causa do motor que é Vidal - um ascendente difícil de contrariar.

    Ronaldo esteve apagado ©Getty / Laurence Griffiths
    Havia, em parte, uma explicação. Portugal tinha mais um dia de descanso e isso poderia ter influência nos sul-americanos. Rui Patrício foi enorme nessa altura com duas grandes defesas. E o Chile rebentou.

    Foi então tempo para 15 bons minutos lusos (entre os 70' e os 85'), com um André Gomes ressurgido (a jogar a 10, atrás de Ronaldo), mas com uma impressionante alergia à baliza. A seguir, altura para a mentalidade portuguesa se juntar à chilena, que já só via prolongamento à frente.

    Um frete (e um susto) até à decisão

    E não há muito mais a dizer. Claro que Fernando Santos refrescou a equipa com Nani, Quaresma e Moutinho (além de Gelson, demasiado tarde), mas não houve muito que contar.

    Quaresma, Moutinho e Nani falharam ©Getty / Ian Walton
    No Chile, a sobriedade não era melhor e apenas um Alexis Sánchez revigorado remava contra a maré que era de enorme acalmia até ao minuto 119... Quando Vidal atirou ao poste, Rodríguez na trave e... Fernando Santos no terço.

    Um terço que não chegou perante tamanha diferença de competência nas grandes penalidades. Zero marcadas (e defendidas) por Portugal, três concretizadas pelos chilenos.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos históricos

    Uquarta, 28 junho 2017 - 19:00
    Kazan Arena
    Alireza Faghani
    0-0
    (0-3 g.p.)
    Sondagem Qual vai ser o resultado do jogo entre Portugal e Chile?
    Portugal
    Portugal
    Empate
    Chile
    Chile
    Kazan Arena
    Lotação45 379
    Medidas105x68m
    Inauguração2013
    A Chave
    Minuto 7: Na jogada anterior, Rui Patrício tinha feito uma enorme defesa, que podia permitir, caso André Silva concretizasse o excelente passe de Ronaldo, a vantagem a Portugal. Teria sido bem diferente...
    O Árbitro
    Provavelmente, Alireza Faghani é contra o vídeo-árbitro, já que a ele não recorreu (e teve vários momentos para o fazer). José Fonte fez um penálti que não foi sancionado e, bem antes disso, houve vários momentos que se justificava um outro olhar. Quis ir por si...
    O Melhor
    Claudio Bravo
    Que estrondosa prestação nas grandes penalidades. Não podia ser mais nada neste segmento, tal o lado decisivo de Bravo no momento decisivo. Acertou e defendeu os três remates lusos e até parece que, se fossem mais, o resultado era igual.
    O Pior
    Falta de frieza
    Portugal precisava de outra cabeça nas grandes penalidades. Quem tanto respirou de alívio com as duas bolas ao ferro a fechar o prolongamento não se pode fiar apenas na sorte. Faltou muita competência no momento decisivo.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    8J
    4V
    4E
    0D
    10-5G
    Chile
    2019
    6J
    3V
    1E
    2D
    10-7G

    Fotografias(20)

    eduardo vargas,jogador,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
    cristiano ronaldo,jogador,mauricio isla,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
    arturo vidal,jogador,alexis sanchez,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    VE
    velho_do_restelo 29-06-2017 15:10
    pedro98fcp
    Essa desculpa ja cheira mal, sim festejei a eleminação de Portugal das Taça das Confederações 2017 que se realiza na Russia.
    Mesmo depois de ontem achas que ganhas te o Euro com merito?
    A serio?
    A epoca que o Porto fez não te cansou de ver aqueles jogos com o Feirense no Dragao, aquele jogo com o V. Setubal não foi suficiente.
    A serio?
    Cresce e aparece, podias ter ganho o campeonato com 6 pontos de avanço sobre o 2 classificado.
    Ficas te a esp...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MA
    MaxPoliceFCP 29-06-2017 14:41
    Lotaria dos penalty´s
    não vale a pena discutir quem devia ser o primeiro a marcar ou não. Dizer que CR7 ficou para marcar o último dos penalty´s só para ter os louros é de muito maus gosto. Até se pode pensar tudo e mais alguma coisa mas nãos e deve dizer porque o treinador é que manda e se aceitou isso é porque assim o quis.

    mas nós perdemos porque não treinamos para ir aos penalty´s com este adversário, caso contrário tinham estudado o GR deles.

    o Claudio Bravo diss...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    VE
    velho_do_restelo 29-06-2017 14:24
    Fim
    No cometário anterior esqueci me de referir aquando a marcação dos penaltis:
    "MOUTINHO TU MARCAS BEM"
    NO FINAL QUERIA SAIR COMO OS TOUREIROS EM OMBROS PELA PORTA GRANDE FU. . . . . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    VE
    velho_do_restelo 29-06-2017 14:18
    Jogo
    Bem finalmente ontem Portugal deu a sua imagem. . . equipa medíocre, equipa pequena que ficar a jogar no erro do adversário.
    Foi um replay do ano passado mas com uma diferença não houve EDER o tal d sebastião que apareceu numa noite quente de Paris.
    Adorei, simplesmente finalmente acordaram para a realidade o engenhocas e um NABO que diz se na antevisao do jogo "descendente do povo guerreiro do mais puro sangue lusitano que existe", ou algo parecido com isto e que so viria n...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    dragaoazul_18 29-06-2017 13:11
    Foi um jogo
    Como estava previsto. Muita luta no meio campo, com Adrien e Wiliam C a trabalhar por mais um uma vez que o André Gomes mete dó a jogar. Não é de admirar que depois de tantos jogos só o vi a jogar um bem. Que falta que faz João Mario. . .
    Foi espetacular ver a batalha que houve pelo controlo do meio campo, com Adrien e Wilian a não ficar atrás de Vidal e de Diaz que tem um pulmão inesgotável.

    Bernardo teve muito pouco apoio uma vez que Cedric teve sempre m...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RA
    ranger35 29-06-2017 13:01
    melhor do Mundo
    Não é só ser o melhor do Mundo é preciso mostrar. . . . . . para quem é o melhor do mundo fez uma competição muito fraquinha. . . . . 2 golos sendo um de penalti. . . . . 9 oportunidades de fazer golo só fez um. . . . . de outro jogador qualquer até pode ser normal agora Ronaldo.
    Mas pronto quando marca é logo o salvador da pátria quando não marca dizem logo que não pode fazer tudo sozinho. . . . . . Conclusão disto tudo faltou um Heder para depois Ronaldo receber os louros. . . . . e ser o melhor da competição.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 29-06-2017 12:02
    André Silva
    E que tal começar a jogar à bola?

    este gajo parece que tem medo de rematar. . . minha nossa senhora. .


    já nem falo do André Gomes. . . enfim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DocSkills 29-06-2017 10:39
    A culpa é do Benfica. . .
    Fez tanta macumba que os até os ex-scp não conseguiram marcar penaltys. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Freamunde1933 29-06-2017 10:19
    Seleção
    Era bonito e até importante termos ganho esta competição mas também não é nenhuma catástrofe não chegarmos à final, esta competição é um ensaio para o Mundial e espero que os responsáveis da nossa seleção tenham aprendido a lição.
    A Taça das Confederações mostrou que o Europeu caiu-nos do céu, correu tudo a nosso favor, se continuarmos a apostar no mesmo futebol vamos desperdiçar uma geração de ouro porque não vamos ganhar mais nada.
    Há que renovar as...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    NO
    notaartistica 29-06-2017 10:14
    portugal
    nem foi um jogo tao mau como isso, foi um jogo ao nosso nível habitual, foi assim que ganhamos o europeu e foi assim que fomos eliminados pelo chile. este é o nosso nível normal, as diferenças são que desta vez jogamos contra uma equipa que é tao forte e coesa como a nossa e que nos penalties foi a nossa vez de perder, apesar de parecer incrível como é que ninguém sabe marcar a porcaria de um penalty.
    para uma equipa que jogou o jogo quase todo com 10 (sim, o andre gomes n...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PH
    phs29 29-06-2017 03:51
    Equipa
    Perdemos com os indios, mas jogamos grande futebol. A equipa até que nem estava mal, o meu 11 para o futuro seria este:
    GR: Vitor Baia (Pedro Espinha)
    DD: André Almeida
    DE: Eliseu (não passa nada por ele)
    DC: Carriço
    DC: Rolando
    MDC: Miguel Veloso
    MC: André Gomes
    MC: Raul Meireles
    ME: CR7
    MD: Licá
    PL: Zé Gomes (maquina de golos)

    Com esta equipa meus amigos, ganhavamos tudo e mais alguma coisa
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ED
    eduscp11 29-06-2017 03:49
    Correçao
    O gelson devia ter entrado no lugar do quaresma.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ED
    eduscp11 29-06-2017 03:47
    Continuação
    Na segunda parte não devia ter entrado o quaresma, devia ter entrado o Gelson. Depois mete o gelson aos 117.
    Eu acho que jogamos melhor que o Chile, tivemos mais a bola mostramos melhor futebol. Mas o chile teve melhores oportunidades para marcar.
    Epa foi grave falhar 3 penaltis mas o Chile para mim tambem merece a vitoria por que aos 112 minutos tem um penalti a seu favor e a [. . . ] do video arbitro não serve para nada.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ED
    eduscp11 29-06-2017 03:41
    Portugal
    Na primeira parte foi o momento que mais gostei de ver jogar a nossa seleçao desde que o fernado santos é treinador. Não estava aquele jogo secante.
    A segunda parte já foi esse jogo secante. Em termos de ataque foi zero. O andre gomes tem um pormenor ou outro mas muito poucos é um jogador com pouca qualidade. Para mim é um jogador ao nivel de um clube como o guimarães ou um braga e não tem lugar na seleção. Algumas substituições para mim foram mal feitas e não é pela questão dos penaltis falhados.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    Furiosovp 29-06-2017 02:42
    Benlhevai
    Adoro um bom Anti. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FinalFantasy 29-06-2017 00:53
    Pinho352 Sai mais um ROTFL
    Esteve bem ao não assinalar qualquer dos penalties ? HAHA

    Além das duas fitas do Vidal ( qu deram 2 amarelos aos nossos jogadores ) que é um menino bem comportado ( hehe ), ainda ficou esse penalty com agarrão/puxão ao André Silva e outro a favor do Chile, mais a agressão do Bruto Alves que daria vermelho ( já estamos habituados né ).

    Não estou a dizer que foi " péssima " ou que pendeu para um lado, mas daí a " excelente ".
    Isso não será hentai a mais. .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AndreHorta10 29-06-2017 00:34
    Benlhevai
    Fiquei feliz por ter ganho a equipa que melhor futebol praticou e que mais fez por vencer.

    Realmente tens razão, só podia ser lampião. Quando se é Benfiquistas és um campeão, mas merecido - ao contrário de outros.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PI
    Pinho352 29-06-2017 00:09
    Jogo
    Um jogo equilibrado que teve uma primeira parte mais aberta e interessante, onde o golo poderia ter surgido em ambas as balizas. Na segunda parte, notou-se mais o medo de perder do que propriamente a vontade de ganhar e deu a sensação de que quem marcasse um golo, ganharia o jogo.
    Depois no prolongamento, o Chile apesar de mais fatigado, esteve sempre mais perto do golo, que poderia ter surgido em 2 ou 3 ocasições.
    No final, foi premiada a equipa que mais fez por venc...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 29-06-2017 00:07
    RGGV
    Veremos. . . o tempo não engana, nada como esperar
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 29-06-2017 00:00
    Melhor em campo
    Renato Santos
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AndreHorta10 28-06-2017 23:57
    Portugal
    Depois da bola na trave e no poste e da grande penalidade não assinalada, estava convicto que a nossa sorte se ia estender até aos penalties. Felizmente estava errado, porque assim a melhor equipa venceu.

    Penso que Fernando Santos novamente erra a colocar André Gomes a titular, mas neste jogo foi mais longe e errou até nas substituições.

    O melhor e principal substituto do Adrien é o Pizzi e não o Moutinho. Mete isso na cabeça, mister.


    André Gomes tem que sair e entrar Gelson.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 23:55
    qwer80
    nao sou k digo é a uefa a fifa e alguns dos mais prestigiados jornais do mundo
    ceballos???? melhor k ruben neves ???? mas estas a gozar com quem???
    é tao bom que ainda continua no betis
    enquanto k o outro anda no porto a jogar na champions sendo ate o capitao mais jovem de sempre da champions o jogador mais jovem de sempre a chear aos 50 jogos pelo porto e o mais jovem de ssempre a marcar n dragao
    ja pra nao falar k o ceballos é mais velho
    mas podence ja é ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    Furiosovp 28-06-2017 23:52
    Schmeicel
    Carriço/Neto/Rolando(já provaram ser fracos)

    Semedo(anatomic amente é o melhor central portugues, mas deve muito á inteligência!)

    Vezo(não tenho acompanhado, mas dava jeito um canhoto. . . )

    Ié não sei se tem físico para ser sênior , mais rápido o ilori reaparece!

    Paulo Oliveira/André e Roderick são jogadores com boa técnica, mas não os vejo com tanta qualidade como o Venâncio, espero que me surpreendam!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    Furiosovp 28-06-2017 23:47
    RGGV_25_IS_BACK
    O vinagre se fôr aposta do jardim vai ser dos melhores de sempre, mais reticente estaria quanto ao Rúben Dias que vai ter de mostrar muita cabeça para chegar ao patamar que o proponho e o Rúben Semedo ainda vai a tempo de despedir o Catio Baldé. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 23:41
    RGGV
    É sempre um dos melhores em que sentido? Quer o bruno e o ruben tiveram onde contra a espanha? Alguns desses espanhois serão os rivais do futuro. Opa o que vocês não percebem é que olhas para o ceballos, para o saul e estão a MILHAS dos nossos médios e essa é a REALIDADE. Não venham com cantigas que jogam porque nos jogos a sério, desparecem por completo. E consigo enumerar aqui "n" jogos em que o ruben neves no porto desapareceu. O futebol é para quem decide antes de receber, ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!