solverde
    Chile elimina Portugal nos penáltis

    Bravo! Ponto final

    Publicado em: 2017/06/28 21:50 Atualizado em: 2019/06/25 21:30
    Bravo! Ponto final

    Portugal fiou-se na sorte e ficou fora da final da Taça das Confederações. Contra um muito exigente Chile, a seleção lusa teve momentos mais elevados que outros, pareceu ser novamente bafejada pela sorte a acabar o prolongamento, mas sucumbiria de forma desastrosa nos penáltis, onde Bravo brilhou.

    Veja Também

    Oscilações no domínio

    Não era suposto um arranque de jogo tão vivo. Esperava-se bem mais cautelas do que as que existiram no primeiro quarto de hora. A uma grande oportunidade de Vargas, Portugal respondeu com outra de André Silva. Às duas, os guarda-redes acederam de forma estupenda. E não se ficou por aí. Dois remates de André Gomes, magia de Bernardo Silva nos pés e um ascendente luso que se deveu à interação dos dois médios interiores.

    Só que, na área chilena, não houve convicção. Os médios lusos são jogadores de ficar à porta e as investidas tiveram quase sempre inconsequência por falta de povoamento ofensivo. Depois, uma lesão momentânea de Hernández permitiu aos chilenos organizarem.

    André Silva desperdiçou a melhor oportunidade ©Getty / Francois Nel
    O próprio Hernández e Aránguiz, ou seja os dois médios mais próximos da linha, passaram a atuar mais no meio e os chilenos começaram a dominar na zona nevrálgica. Houve também menos bolas paradas à mercê de Portugal e isso foi um dado positivo para um Chile que nunca esteve confortável nessa vertente.

    A bola passou para o domínio chileno e Portugal recolheu-se no ímpeto no resto da primeira parte. A marcação a Bernardo explica um pouco a perda de qualidade lusa, o desdobramento de trabalhos de Adrien amplia e a falta de uma boa saída de bola atrás completa.

    Problemas que o intervalo não resolveu.

    É bom que se diga que, entre os 15' e os 70', o Chile deu tudo. Inverteu a tendência e os números da posse de bola, jogou mais no meio-campo contrário e teve - por causa do motor que é Vidal - um ascendente difícil de contrariar.

    Ronaldo esteve apagado ©Getty / Laurence Griffiths
    Havia, em parte, uma explicação. Portugal tinha mais um dia de descanso e isso poderia ter influência nos sul-americanos. Rui Patrício foi enorme nessa altura com duas grandes defesas. E o Chile rebentou.

    Foi então tempo para 15 bons minutos lusos (entre os 70' e os 85'), com um André Gomes ressurgido (a jogar a 10, atrás de Ronaldo), mas com uma impressionante alergia à baliza. A seguir, altura para a mentalidade portuguesa se juntar à chilena, que já só via prolongamento à frente.

    Um frete (e um susto) até à decisão

    E não há muito mais a dizer. Claro que Fernando Santos refrescou a equipa com Nani, Quaresma e Moutinho (além de Gelson, demasiado tarde), mas não houve muito que contar.

    Quaresma, Moutinho e Nani falharam ©Getty / Ian Walton
    No Chile, a sobriedade não era melhor e apenas um Alexis Sánchez revigorado remava contra a maré que era de enorme acalmia até ao minuto 119... Quando Vidal atirou ao poste, Rodríguez na trave e... Fernando Santos no terço.

    Um terço que não chegou perante tamanha diferença de competência nas grandes penalidades. Zero marcadas (e defendidas) por Portugal, três concretizadas pelos chilenos.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos históricos

    Uquarta, 28 junho 2017 - 19:00
    Kazan Arena
    Alireza Faghani
    0-0
    (0-3 g.p.)
    Sondagem Qual vai ser o resultado do jogo entre Portugal e Chile?
    Portugal
    Portugal
    Empate
    Chile
    Chile
    Kazan Arena
    Lotação45 379
    Medidas105x68m
    Inauguração2013
    A Chave
    Minuto 7: Na jogada anterior, Rui Patrício tinha feito uma enorme defesa, que podia permitir, caso André Silva concretizasse o excelente passe de Ronaldo, a vantagem a Portugal. Teria sido bem diferente...
    O Árbitro
    Provavelmente, Alireza Faghani é contra o vídeo-árbitro, já que a ele não recorreu (e teve vários momentos para o fazer). José Fonte fez um penálti que não foi sancionado e, bem antes disso, houve vários momentos que se justificava um outro olhar. Quis ir por si...
    O Melhor
    Claudio Bravo
    Que estrondosa prestação nas grandes penalidades. Não podia ser mais nada neste segmento, tal o lado decisivo de Bravo no momento decisivo. Acertou e defendeu os três remates lusos e até parece que, se fossem mais, o resultado era igual.
    O Pior
    Falta de frieza
    Portugal precisava de outra cabeça nas grandes penalidades. Quem tanto respirou de alívio com as duas bolas ao ferro a fechar o prolongamento não se pode fiar apenas na sorte. Faltou muita competência no momento decisivo.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    8J
    4V
    4E
    0D
    10-5G
    Chile
    2019
    6J
    3V
    1E
    2D
    10-7G

    Fotografias(20)

    eduardo vargas,jogador,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
    cristiano ronaldo,jogador,mauricio isla,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
    arturo vidal,jogador,alexis sanchez,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    iSMURF4 28-06-2017 23:34
    pedro92
    Penso que o BITW preferia o Eliseu ao Andre Almeida (eu tbm xD)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 23:31
    Furiosovp
    grande onze para o futuro !!!!
    so trocava como 2ª hipótese para a posição de DE o rafa soares pelo vinagre pelo menos a curto/medio prazo;)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 23:28
    qwer80
    centrais do porto´so daqui a uns 3 anos com os digos( queiros e leite) pois jorge Fernandes e verdasca nao me inspiram tanta confiança .
    pelo menos nao temos tanto o problema dos avançados(guedes e jota como 2º avançado ) e rui fonte(ja mais velho) rui pedro e pedro marques, ze gomes é mais um jogador banal
    ruben neves????? aí nao posso concordar pois por onde passa nas seleçoes jovens é sempre um dos melhores tal como bruno fernandes e . . . xadas grande medio do braga
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    Furiosovp 28-06-2017 23:25
    Mitos
    "William é molenga": mas não veem os jogos ? O rapaz é o nosso meio campo, está é a ser mal aproveitado! Para mim o William é titularissimo, porque tem uma técnica incrível, precisa é de ter mais liberdade ofensiva!
    Adrien já acho mais limitado ultimamente, talvez se devesse deixar o Pizzi ter uma oportunidade. . não sei. . .
    André Gomes é outro dos mitos , se virmos o André ele tem tudo para ser excelente, precisa é de ser melhor orientado, sinceramente vej...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 23:19
    RGGV
    Quem me conhece sabe que sou do mais imparcial aqui, não tenho problemas nenhuns em criticar qualquer jogador do sporting, aliás faço-o várias vezes. Bem, o meu onze para daqui a 1 ano no mundial.
    Patricio
    Cedric
    Pepe
    Fonte
    Guerreiro
    Will iam
    Adrien
    João mário
    Bernardo
    André
    Ronaldo
    Eu sei que a minha opinião não vai ao encontro de muita gente mas portugal vai viver uma. profunda crise de médios ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 23:16
    pedro98fcp
    e claro com treinador JJ !!!!!!!!!!!! :)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    Furiosovp 28-06-2017 23:08
    Ganhou o melhor!
    Primeiramente fomos bem eliminamos!
    Agora os problemas:
    - Treinador louco, pode ter ganho o Euro mas se continuar com estas decisões armado em rei midas vai sair a chorar que não foi bem tratado!
    -Cedric com clubismo á parte é inferior a Semedo e Ricardo Pereira!
    - Venâncio, Roderick ou Miguel Vítor um deles vai poder ser opção!
    -Eliseu não pode jogar na seleção, não é que tenha comprometido, mas não acrescenta suficiente para jogar no campeã...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 23:06
    seleçao segundo quer80
    gr patricio
    de bruno cesar( pedia se para se naturalizar portugues)
    dc paulo oliveira
    dc ruben semedo
    dd esgaio
    mdf william
    mc adrien
    mc joao mario
    md gelson
    me podence
    pl pedro marques
    com esta seleçao seriamos campeoes europeus mundiais e inter-planetarios
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 22:54
    Malta
    Esperemos para ver se o duo adrien e william não vai parecer insubstituivel no final do qatar 2022. . . quem manda o ruben neves para a seleção deve ser para rir. O renato sanches pode ser uma boa solução, agora os rubens, brunos fernandes desta vida, nem numa polónia. . . aguardo que a escola porto venha a voltar a dar grandes centrais. O ronaldo simplesmente nunca vai ser "substituído", não vai haver ninguém nos próximos 100 anos igual a ele. E não me venham que nos tempos ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lockam 28-06-2017 22:48
    . . .
    1ª parte positiva da selecção conseguindo anular os pontos fortes do Chile. 2ª parte equilibrada entre os dois lados, com oportunidades de ambos os lados até aos 70 minutos. Prolongamento dominado pelo Chile que teve duas enormes possibilidades e ainda um pénalti negado. Penáltis: uma palavra: desastre.
    Notas positivas: Cédric (para mim o melhor de Portugal nesta competição); William ao seu estilo, a rubricar uma grande exibição. A segurança do meio-campo nunca esteve ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:47
    Tino_Lopes
    tudo o que posso dizer é k esta bem encaminhado para treinar os sub 20 de um clube asiatico
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:45
    CENTRAIS
    se bruno alves e neto sao convocados paulo oliveira andre pinto e venancio se tiverem uma boa epoca tambem podem ser chamados.
    quanto ao futuro edgar ié ruben dias jorge fernades é o melhor k temos o k nao é nada promissor
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:42
    quer80
    dos comentarios mais ridiculos k ja vi
    entao destes 21 os k sao insubstituíveis sao o william e o adrien ?
    HAHAHAHA
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    otario007 28-06-2017 22:41
    qwer80
    A única posição em que acho que estamos mal é de defesa central. Em relação ao medio defensivo temos o pedro rodrigues e o ruben neves, medio centro é o que não nos falta (renato, bruno fernandes. . . ), no entanto a defesa central não estou a ver ninguem, ainda tinha esperanças no paulo oliveira ou ruben semedo, mas não acho que tenham evoluido o suficiente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    moumu 28-06-2017 22:39
    Seleção
    Jogo que deu mais Chile do que Portugal durante os 120 minutos, nos penalties não percebo porque CR7 não bateu em 1º ou 2º.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 22:32
    Portugal
    Eu vou ser sincero, Portugal ganhou o euro e tem jogadores para poder ganhar uma outra competição até ao qatar2022, o problema é que depois desse mundial, o adrien deixa de contar, o william deixa de contar, mesmo para o futuro imediato os centrais só mesmo o semedo (o que me deixa muito preocupado). Olhando assim para as vamadas jovens, não vejo ninguém a chegar sequer perto de vir a ter a qualidade do william ou do adrien, isto sim deixa-me muito preocupado!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:32
    Paperkutchy
    daqui a um ano vais te esconder como fizeste apos a final do euro
    aposto k foste para a rua festejar a conquista do euro
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MA
    marciorego 28-06-2017 22:29
    Alemanha
    A Alemanha vai ganhar isto com a equipa B, que vai ser ainda maior vergonha para nós. . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 22:27
    Carlos queiroz
    Quem me dera que voltasse a ser selecionador de portugal. Queiroz está para portugal como cruyff está para o barcelona
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Guitarmessiah 28-06-2017 22:27
    Certos users
    Aparentemente não importa para certas pessoas que a selecção ande a ser minada pelo Jorge Mendes. Os adeptos é que devem aceitar e até agradecer! Vá agradeçam todos, obrigado Jorge Mendes!
    Devem ser da mesma laia que ignora os emails e a fruta.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    Saraiva313 28-06-2017 22:25
    Paperkutchy
    Sim concordo a seleção de 2004-2006 e ate a de 2012 praticavam um futebol muito mais apelativo. Na minha opinião, tirando os centrais (que ja e uma lacuna muito grande se nao conseguirmos colmatar) acho que temos bom talento jovem nas varias posições, por isso acho que e possivel criar uma seleção competitiva sem um jogador do calibre do Ronaldo. Não vamos saber ate acontecer neste momento é so especulação haha
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 22:24
    Aves
    Olha la, quem se sentir mais confiante bate, mas a ordem é um pouco à base de feeling e não planeado. Contra a polónia, o ronaldo bateu primeiro
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:23
    venha
    o paulo bento o jose peseiro ou o carlos queiros que é o k querem, certo????
    pobres e mal agradecidos o tipico dos tugas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Matheorist 28-06-2017 22:22
    Roby_o_Analista
    Cá estão eles, os arautos da debandada! Jã não lia dessas postas desde o empate com a Hungria.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:20
    Paperkutchy
    eu sei k tu gostas de insultar e dar hate em tudo o k seja seleçao mas caso nao te lembres esta mesma seleçao é bi campeã da copa america e deu 7-0 ao mexico!!!
    falam deles como se fossem uns cepos tipo gibraltar ou carcavelinhos
    faço uma pergunta : queres k portugal ganhe as competiçoes e jogue de uma forma defensiva ou queres k portugal jogue bonito e nao ganhe nada??????
    lembra te daqui a uns anos ( 10, 20) vais te lembrar k portugal ganhou o euro ou k num tal euro de 2016 portugal jogou muito na defensiva
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!