solverde
    Chile elimina Portugal nos penáltis

    Bravo! Ponto final

    Publicado em: 2017/06/28 21:50 Atualizado em: 2019/06/25 21:30
    Bravo! Ponto final

    Portugal fiou-se na sorte e ficou fora da final da Taça das Confederações. Contra um muito exigente Chile, a seleção lusa teve momentos mais elevados que outros, pareceu ser novamente bafejada pela sorte a acabar o prolongamento, mas sucumbiria de forma desastrosa nos penáltis, onde Bravo brilhou.

    Veja Também

    Oscilações no domínio

    Não era suposto um arranque de jogo tão vivo. Esperava-se bem mais cautelas do que as que existiram no primeiro quarto de hora. A uma grande oportunidade de Vargas, Portugal respondeu com outra de André Silva. Às duas, os guarda-redes acederam de forma estupenda. E não se ficou por aí. Dois remates de André Gomes, magia de Bernardo Silva nos pés e um ascendente luso que se deveu à interação dos dois médios interiores.

    Só que, na área chilena, não houve convicção. Os médios lusos são jogadores de ficar à porta e as investidas tiveram quase sempre inconsequência por falta de povoamento ofensivo. Depois, uma lesão momentânea de Hernández permitiu aos chilenos organizarem.

    André Silva desperdiçou a melhor oportunidade ©Getty / Francois Nel
    O próprio Hernández e Aránguiz, ou seja os dois médios mais próximos da linha, passaram a atuar mais no meio e os chilenos começaram a dominar na zona nevrálgica. Houve também menos bolas paradas à mercê de Portugal e isso foi um dado positivo para um Chile que nunca esteve confortável nessa vertente.

    A bola passou para o domínio chileno e Portugal recolheu-se no ímpeto no resto da primeira parte. A marcação a Bernardo explica um pouco a perda de qualidade lusa, o desdobramento de trabalhos de Adrien amplia e a falta de uma boa saída de bola atrás completa.

    Problemas que o intervalo não resolveu.

    É bom que se diga que, entre os 15' e os 70', o Chile deu tudo. Inverteu a tendência e os números da posse de bola, jogou mais no meio-campo contrário e teve - por causa do motor que é Vidal - um ascendente difícil de contrariar.

    Ronaldo esteve apagado ©Getty / Laurence Griffiths
    Havia, em parte, uma explicação. Portugal tinha mais um dia de descanso e isso poderia ter influência nos sul-americanos. Rui Patrício foi enorme nessa altura com duas grandes defesas. E o Chile rebentou.

    Foi então tempo para 15 bons minutos lusos (entre os 70' e os 85'), com um André Gomes ressurgido (a jogar a 10, atrás de Ronaldo), mas com uma impressionante alergia à baliza. A seguir, altura para a mentalidade portuguesa se juntar à chilena, que já só via prolongamento à frente.

    Um frete (e um susto) até à decisão

    E não há muito mais a dizer. Claro que Fernando Santos refrescou a equipa com Nani, Quaresma e Moutinho (além de Gelson, demasiado tarde), mas não houve muito que contar.

    Quaresma, Moutinho e Nani falharam ©Getty / Ian Walton
    No Chile, a sobriedade não era melhor e apenas um Alexis Sánchez revigorado remava contra a maré que era de enorme acalmia até ao minuto 119... Quando Vidal atirou ao poste, Rodríguez na trave e... Fernando Santos no terço.

    Um terço que não chegou perante tamanha diferença de competência nas grandes penalidades. Zero marcadas (e defendidas) por Portugal, três concretizadas pelos chilenos.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos históricos

    Uquarta, 28 junho 2017 - 19:00
    Kazan Arena
    Alireza Faghani
    0-0
    (0-3 g.p.)
    Sondagem Qual vai ser o resultado do jogo entre Portugal e Chile?
    Portugal
    Portugal
    Empate
    Chile
    Chile
    Kazan Arena
    Lotação45 379
    Medidas105x68m
    Inauguração2013
    A Chave
    Minuto 7: Na jogada anterior, Rui Patrício tinha feito uma enorme defesa, que podia permitir, caso André Silva concretizasse o excelente passe de Ronaldo, a vantagem a Portugal. Teria sido bem diferente...
    O Árbitro
    Provavelmente, Alireza Faghani é contra o vídeo-árbitro, já que a ele não recorreu (e teve vários momentos para o fazer). José Fonte fez um penálti que não foi sancionado e, bem antes disso, houve vários momentos que se justificava um outro olhar. Quis ir por si...
    O Melhor
    Claudio Bravo
    Que estrondosa prestação nas grandes penalidades. Não podia ser mais nada neste segmento, tal o lado decisivo de Bravo no momento decisivo. Acertou e defendeu os três remates lusos e até parece que, se fossem mais, o resultado era igual.
    O Pior
    Falta de frieza
    Portugal precisava de outra cabeça nas grandes penalidades. Quem tanto respirou de alívio com as duas bolas ao ferro a fechar o prolongamento não se pode fiar apenas na sorte. Faltou muita competência no momento decisivo.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    8J
    4V
    4E
    0D
    10-5G
    Chile
    2019
    6J
    3V
    1E
    2D
    10-7G

    Fotografias(20)

    eduardo vargas,jogador,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
    cristiano ronaldo,jogador,mauricio isla,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes
    arturo vidal,jogador,alexis sanchez,portugal,equipa,chile,confederacoes 2017,t. confederacoes

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    Matheorist 28-06-2017 22:18
    ZRAUGUS
    O tuga e a sua oscilação entre o complexo de inferioridade e a mania das grandezas. Nada melhor nos define.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DS
    dspk 28-06-2017 22:17
    Enfim
    Já era de prever que a sorte do FS tinha de acabar em algum momento. Nao tirar o André Gomes foi mesmo pedi-las, o gajo é o maior cepo da equipa, fod*-** e ainda atira para a bancada varias vezes, depois tem outra oportunidade para pelo menos tentar assustar (nem me atrevo a dizer "meter golo" porque isso é demais para ele) e faz um passe ridiculo para o CR quando este tem varios chilenos em cima.
    O André Silva esforça-se, mas aquela atitude de puto adolescente, que deve pens...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    XX
    xX_pedrocas_Xx 28-06-2017 22:14
    Confederações
    Alguem conhece a maldiçao desta competição?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BetrayalKiller_SLB 28-06-2017 22:14
    *
    arranjas
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BetrayalKiller_SLB 28-06-2017 22:14
    graffiti2
    Incrivel como tu arranjar problemas em tudo só para criticar o Ronaldo. . . Enfim, tu és triste!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    Saraiva313 28-06-2017 22:13
    Paperkutchy
    Sim trouxemos a equipa principal como também fez o Chile. Eu pessoalmente vejo com bons olhos o futuro da seleção, mas não ando a pensar se vamos ganhar outro troféu ou nao. Eu sei que esta nao e a opinião popular, mas eu fico contente quando portugal vai longe (mesmo sendo eliminado) e não acho que as exigências devem ser ganhar e mais nada.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 22:10
    Este pessoal
    Pensa que é o ronaldo que escolhe quando bater. . . se bem me lembro e muitos de vocês de certeza que não, o ronaldo foi o primeiro a marcar contra a polónia
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Daniele 28-06-2017 22:10
    Selecção
    Infelizmente não conseguimos fazer história e ficamos pelo caminho. Parabéns ao Chile e que vençam a prova. Fico a torcer por eles.

    E infelizmente. . . há a palhaçada do 3º e 4º lugar ainda em jogo. A ver se ninguém se lesiona com esta brincadeira para nada.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZRAUGUS 28-06-2017 22:09
    Vergonha alheia
    Sinto vergonha alheia quando leio certos comentários daqueles que criticam constantemente a selecção nacional, o Fernando Santos e transformam alguns jogadores em patinhos feios como forma de extravasar as suas frustrações. A culpa é do jogador A ou B consoante a preferência clubistica. A culpa é do Fernando Santos e do Jorge Mendes, um que é acusado de receber comissões e outro acusado de as pagar para que joguem os seus jogadores. Vocês têm é de apresentar provas nas autorida...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:09
    TheAlmightyGod-
    pois em portugal se o VD for como o deste jogo vai ser bonito . . . . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PE
    Pegasus 28-06-2017 22:08
    Outra vez. .
    O menino bonito afinal não aprendeu quando fomos eliminados pela Espanha nos penaltis hoje voltou a cometer o mesmo erro, sendo capitão deve assumir o primeiro penalti e dar o exemplo, assim nem sujou a bota!!!Se Portugal quer aspirar alguma coisa no Mundial vai ter de ter centrais de jeito e um meio campo diferente, muita lentidão juntar o WC e André Gomes no mesmo onze!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MA
    marciorego 28-06-2017 22:08
    fernando santos
    A culpa desta derrota é do Fernando Santos, tira o André Silva um dos jogadores mais dedicado em campo e coloca a [. . . ] do Nani, tira o Bernardo que era o único jogador que transportava bola, depois tira o Adrien e coloca o João Moutinho que não dá nada ao ataque de portugal, quando tinha pizzi que podia fazer passes a rasgar para o CR7 , o Quaresma e o gelson que devia ter entrado mais cedo.

    Detesto ver esta selecção jogar, tem jogadores para dar muito mais. <...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Matheorist 28-06-2017 22:07
    Justo desfecho
    O Chile acabou o jogo por cima, e por cima ficou nas grandes penalidades. Quem diz que os penaltis são uma lotaria tem de rever a sua teoria. Já agora, depois daquele penalti escandaloso do Fonte que ficou por marcar, só uma vitória do Chile fazia sentido. Portugal tinha mais equipa do que o Chile, mas tem ganho muitos e bons jogos com menos equipa. Fez-se justiça em todas as frentes.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 22:07
    Cedric
    Fico contente por o meu menino ter sido o melhor jogador da seleção na taça das confederações. Um jogador excecional, que já o considero top10 mundial na posição que ocupa, é realmente um lateral às antigas, defende super bem, tem um pulmão gigante e sobretudo um profissionalismo e carácter impressionante.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Guitarmessiah 28-06-2017 22:05
    Saraiva313
    Uma coisa é perder com merito e com os melhores em campo. Outra coisa é andar a perder por causa dos interesses que minam a selecção.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RGGV_25_IS_BACK 28-06-2017 22:05
    ai ai ai
    tanta azia
    isto é a taça das confederaçoes nao um euro ou mundial
    está ao nivel de uns jogos olimpicos
    andre gomes - alguem sabe me dizer uma qualidade k este jogador tenha???
    nani????? por andre silva?????
    quaresma foi um 0
    elideus 0
    andre gomes 0
    nani 0
    defesa foi no geral bastante razoavel
    meio campo bem na 1ªparte no resto diminuíram muito o rendimento
    basicamente apenas rui patrício cedric e William tiveram bem todos os 120 minutos principalmente os dois primeiros pois o notou se o cansaço do william no final do jogo
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    senhor-doctor 28-06-2017 22:05
    AvesSempre
    Falaste bem. Enfim, acho que ele percebe um pouco de futebol, mas a prioridade é satisfazer Jorge Mendes, e há um conflito de interesses.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Caravaggio 28-06-2017 22:04
    Chile
    Grande seleçao, vitória mais que justa, roubados á descarada e nao tiveram a sorte do jogo.


    Grandissimo Bravo, no entanto se Ronaldo tivesse jogado não tenho duvidas que Portugal iria ganhar o jogo.


    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Griezmann27 28-06-2017 22:03
    Bruxo
    hoje nem o Bruxo da Guine-Bissau nos valeu! e agora quem vai pagar a fatura???
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BL
    blaststrike 28-06-2017 22:02
    parabéns
    conseguimos jogar para mais um empate, e conseguimos conquista-lo!

    grande estratégia com o wc no meio campo para adormecer os adversários . . e o público.
    o pior não foi o andré gomes, foi o conjunto todo. quando jogam apenas para anular o adversário, não se pode culpar um jogador, mas todos.

    o pior de tudo ainda foi termos perdido com mais um (o arbitro) cotoveladas, pisões e tecnicas de wrestling manhosas, já foi bom nao termos levado um vermelho para jogar o 3º lugar
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZE
    zecarlos_slb 28-06-2017 22:01
    Perdeu e perdeu bem
    Só não vê quem não quer que portugal a jogar assim não volta a ganhar qualquer competição! Temos jogadores fantasticos com qualidade tecnica acima da média! Temos finalmente um ponta de lança para jogar com ronaldo, temos tantos jogadores para jogar no meio e mesmo assim temos que aguentar com nani, quaresma, moutinho, eliseu, bruno alves. . Foram bons jogadores mas acabou a era deles, vamos tar a espera do mundial para testar jogadores? Era a ultima ideal para colocar jogadores como ge...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ACastro6 28-06-2017 22:00
    Resumindo
    Uma vitoria justa, que com sorte nao foi conseguida mais cedo, muito mal no jogo após termos entrado bem nos primeiros 20 minutos, o meio campo desapareceu completamente e conduziu a falha completa da equipa.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ACastro6 28-06-2017 21:59
    Horroroso
    Rui Patrício - enorme, não foi por ele que perdemos mas foi sim por ele (e pelo poste) que chegamos aos penaltis. . .

    Cedric - a par de Bernardo o melhor em campo, sempre intenso, esforçado, a nao dar espaço a Alexis, muito bom jogo

    Fonte & Bruno Alves - jogo discreto dos dois, cortaram o que deviam cortar as vezes que o Chile criou perigo foi a partir de cruzamentos ou de passes de rotura entre linhas

    Eliseu - jogou pouco compremetedor, s...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    qwer80 28-06-2017 21:59
    Substituiçoes
    Caso para dizer que as nossas substituiçoes so fizeram piorar a equipa. . . então o moutinho, minha nossa. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    senhor-doctor 28-06-2017 21:59
    Jogo
    A. Silva devia ter marcado, mas prontos preferia ele em campo em vez da nulidade Luís Nani. Bernardo esteve melhor no segundo tempo, mas em vez de A. Gomes, teve de sair para Quaresma. Temos de perceber pois Nani e A. Gomes precisam de ser valorizados, ja que os outros estão bem. Gelson, que iria dar grande velocidade, não entra praticamente (com 4 substituicoes possíveis). . . William, Cedric e ainda Patricio fizeram um grande jogo, Eliseu fez um jogo positivo também, Fon...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!