solverde
    B
    O rescaldo do Benfica x Santa Clara

    O conforto sai caro: Benfica tropeça em cima da meta e cede empate

    Publicado em: 2025/09/12 21:08 Atualizado em: 2025/09/14 23:00
    O conforto sai caro: Benfica tropeça em cima da meta e cede empate

    A Luz preparava-se para celebrar mais uma vitória, mas saiu gelada no último suspiro. O Benfica empatou 1-1 com o Santa Clara e perdeu os primeiros pontos da época em casa, num jogo que parecia controlado, mas que acabou por expor uma equipa demasiado conformada com o mínimo.

    Veja Também

    Os números davam conforto: mais de 50 jogos seguidos a marcar em casa na Liga, oito vitórias consecutivas frente aos açorianos, três triunfos já somados no arranque do campeonato. O guião parecia escrito. Ainda mais quando, aos 37 minutos, Paulo Victor foi expulso e deixou os visitantes reduzidos a dez. Só que, em vez de acelerar, o Benfica adormeceu.

    A primeira parte já deixava sinais dessa letargia. Richard Ríos tentou incendiar de fora da área, mas faltava imaginação e presença na área. O jogo arrastava-se e, por instantes, até foi o Santa Clara a estar mais perto do golo, quando Adriano Firmino percorreu meio campo com a bola dominada sem oposição.

    O alívio chegou ao minuto 59: Aursnes levantou para a área, Otamendi ganhou no ar e Pavlidis, oportuno, atirou para dentro. Era o golo da tranquilidade e parecia a senha para uma vitória segura. Mas não passou disso mesmo, uma sensação. Em vez de carregar sobre um adversário fragilizado, as águias contentaram-se em gerir. Houve mais posse do que aceleração, mais cálculo do que chama. Pavlidis ainda falhou o 2-0 de forma incrível, mas a tendência era clara: o Benfica estava confortável em vencer por pouco.

    E foi nesse conforto que nasceu a surpresa. Já em tempo de compensação, Otamendi falhou em zona proibida, Vinícius Lopes aproveitou e gelou a Luz. Um golo que não só resgatou um ponto para os açorianos, mas que também expôs a passividade de um Benfica que, em superioridade numérica durante quase uma hora, nunca soube impor definitivamente a sua lei.

    O empate não apaga o bom arranque da temporada, mas serve de aviso. Uma equipa que se habitua a jogar apenas para vencer arrisca-se a não convencer e, em noites como esta, a nem sequer vencer. No fundo, o Santa Clara saiu de Lisboa com muito mais do que um ponto: saiu com a prova de que até o gigante pode ser vulnerável quando abdica de ser dominante.

    Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

    7,4

    Vangelis Pavlidis (Benfica): O grego foi a figura representante do Benfica. Marcou, mas podia ter feito mais. A dupla com Ivanovic não parece estar a dar muitos frutos, pelo menos para o melhor marcador do Benfica na época passada. Anda mais desaparecido e, quando aparece, a eficácia não o acompanha sempre.

    7,6

    Vinícius Lopes (Santa Clara): A voz da alma açoriana em Lisboa. Entrou já tarde no encontro mas chegou mais do que a tempo para espalhar o caos na capital. Foi oportunista e soube sentenciar aquilo que o Santa Clara procurou durante todo o encontro- ferir um Benfica passivo.

    6,7

    Nicolás Otamendi (Benfica): Uma noite para esquecer por parte do capitão do Benfica. Apesar de não ter feito uma má exibição ao longo dos 90 minutos, o erro que cometeu sentenciou o resultado e é isso que vai ficar na memória das pessoas que viram este jogo. O argentino assumiu a responsabilidade e pediu desculpa mas a redenção já só será possível numa outra noite. Esta, é certamente para servir de aprendizagem.

    7,8

    Richard Ríos (Benfica): A contratação mais cara dos encarnados. O jogador que chegou com esse rótulo e que luta por merecê-lo vezes e vezes sem conta durante o jogo. No entanto, a luta parece vir a ser complicada apesar das sucessivas tentativas. Ainda não foi a noite ideal de Richard Ríos, contudo, não deverá tardar.

    O Árbitro

    João Pinheiro, num plano geral, esteve à medida do encontro. Foi criterioso no momento da expulsão e não poupou também o cartão amarelo, que saiu do bolso algumas vezes.

    Incidentes: O filme do jogo

    Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis, Franjo Ivanovic
    Onze do Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, MT, Lucas Soares, Adriano Firmino, Serginho, Paulo Victor, Brenner Lucas, Gabriel Silva, Matheus Pereira
    1':
    Começou a partida!
    7':
    Benfica: Richard Ríos Com um remate de fora de área a colocar o guarda-redes à prova. Primeira oportunidade para os encarnados!
    12':
    Benfica: Richard Ríos novamente a rematar à figura do guardião adversário, e a colocar mais pressão no Santa Clara.
    27':
    Um jogo algo passivo até ao momento. O Benfica, que tenta impor o ritmo, peca por transformar a posse e a teórica superioridade com bola em ocasiões mais perigosas. As oportunidades encontradas até ao momento surgiram maioritariamente de zonas exteriores, por não conseguir penetrar na defesa açoriana. Os adversários, por outro lado, vão aguentando o nulo e tentando explorar o meio campo adversário em contra-ataques ou ocasiões que apanhem os encarnados em contra-mão.
    37':
    Cartão vermelho para Paulo Victor (Santa Clara) por pé em riste. Paulo Victor vê o seu 1º vermelho na prova (5 jogos)
    43':
    Santa Clara: Adriano Firmino com a melhor oportunidade do encontro até ao momento, mas a atirar ao lado!
    45 +5':
    Benfica: Vangelis Pavlidis a assustar pela primeira vez na partida. De cabeça a obrigar o guardião adversário a uma intervenção apertada.
    46':
    Nulo estranho na Luz. Falta de critério na definição pode resumir esta primeira parte. O Benfica, a jogar em casa, consegue criar ocasiões mas peca por não conseguir concretizar nada efetivamente. Esperava-se mais dos encarnados a esta altura com este regresso tão ansiado depois do fecho do mercado. Faltam rasgos imaginativos, de felicidade. O Santa Clara, pois bem, por pouco não se colocou na frente contra o rumo do jogo. Ainda assim, mérito para os açorianos que, pouco a pouco, vão conseguindo assustar a equipa da casa. Só faltam mesmo os golos nos próximos 45 minutos.
    59':
    GOLO Benfica! Vangelis Pavlidis marca Vangelis Pavlidis marca o seu 2º golo na prova (4 jogos) Vangelis Pavlidis marcou o seu 33º golo na equipa (66 jogos)
    Na sequência de um livre batido por Aursnes, Otamendi ganha a bola nas alturas e cabeceia. Na sobra, Pavlidis aparece no sítio certo para colocar o Benfica em vantagem.
    71':
    Benfica: Vangelis Pavlidis com um grande desperdício à boca da baliza!
    76':
    Quando se esperava um Benfica pressionante e ofegante nesta segunda parte, a jogar contra 10 elementos apenas, as águias não se msotraram devidamente ativas. Chegaram ao golo sim, mas não jogam para convencer. Somente para vencer, aparentemente. Equipa algo passiva, tranquila e sem grandes pressas de aumentar a conta. Uma mentalidade que com apenas um golo de diferença, já se sabe que tem sempre algum risco associado. Os adeptos também querem mais.
    90 +2':
    GOLO Santa Clara! Vinícius Lopes marca Vinícius Lopes marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    Depois de um erro de Otamendi em zona perigosa, Vinincius Lopes recupera a bola e finaliza para gelar a luz.
    90 +5':
    O árbitro apita para o final da partida
    Melhor em campo:
    Vinícius Lopes (CDSC) foi, para a redação do zerozero, o melhor jogador em campo.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    7.2 1
    Anatoliy Trubin
    7.4 26
    Samuel Dahl
    7.3 4
    António Silva
    6.7 30
    Nicolás Otamendi
    6.5 44
    Tomás Araújo
    6.8 21
    Andreas Schjelderup
    7.8 5
    Enzo Barrenechea
    7.8 20
    Richard Ríos
    7.5 8
    Fredrik Aursnes
    7.0 9
    Franjo Ivanovic
    Q
    7.4 14
    Vangelis Pavlidis
    6.8 25
    Gianluca Prestianni
    6.7 10
    Georgiy Sudakov
    6.8 18
    Leandro Barreiro
    6.5 39
    Henrique Araújo
    6.5 11
    Brenner Lucas
    6.5 10
    Gabriel Silva
    6.8 3
    Matheus Pereira
    6.4 42
    Lucas Soares
    6.4 35
    Serginho
    6.6 6
    Adriano Firmino
    5.6 64
    Paulo Victor
    7.1 23
    Sidney Lima
    7.2 21
    Frederico Venâncio
    7.0 32
    MT
    7.5 1
    Gabriel Batista
    Q
    7.6 70
    Vinícius Lopes
    6.5 2
    Diogo Calila
    6.4 8
    Pedro Ferreira
    6.4 28
    Luquinhas
    7.0 9
    Anthony Carter

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    Ronaldinho-gaucho 13-09-2025 00:02
    Editado a 2025-09-13 00:03
    Bendita
    Bendita Foi a hora que eu encerrei a minha aposta, Benfica só fez 1 bom jogo esta época e foi contra o nice, do resto foi ganhando, fazendo pão com ovo, mas hoje o ovo queimou
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Avozinho 12-09-2025 23:46
    Jogo
    Benfica sem último passe, futebol mastigado. Pouquíssimas oportunidades contra 10. Tem de jogar melhor. Já o Santa Clara BR, continua a dar a péssima imagem de um clube de primeira liga.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AN
    andre2894 12-09-2025 23:34
    Notas ZZ é para rir
    O Benfica empata contra 10 jogadores do Santa Clara em casa e teve notas mais altas do que os jogadores do Porto a ganhar em Alvalade. . . Incrível 😂😂
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    frsoul 13-09-2025 00:39
    Exactamente. . .
    Não tinha visto o seu comentário, acabei de comentar o mesmo. Não consigo perceber mesmo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lmperial 12-09-2025 23:32
    Pára o país
    O Benfica perdeu pontos
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RP
    rpocastro 13-09-2025 00:22
    Perdeu?
    Tinha 9 pontos antes do jogo, depois do jogo trm 10, perdeu como. Ou os jogos já estão ganhos antes de começarem?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    joa-odiniz785 12-09-2025 23:25
    Editado a 2025-09-12 23:25
    a meu ver
    .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    joa-odiniz785 12-09-2025 23:17
    Editado a 2025-09-12 23:18
    a meu ver
    sendo benquista, mas tendo visto apenas uns 20 minutos do jogo, é que o lage é bom a preparar o adversário, mas esquece-se que numa equipa grande como o slb isso é secundário à forma de jogar. na champions e contra os grandes entende-se algum tipo de estratégia, mas acima de tudo o benfica tem de saber jogar no meio campo, de saber trocar a bola e esperar por uma aberta. o santa clara vai sempre conceder a bola e acima de tudo precisamos de um treinador que queira sempre ter...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    calabote2017 12-09-2025 23:17
    Editado a 2025-09-12 23:25
    Adeptos Benfica
    Leio comentários a criticar o anti jogo e a forma de jogar das equipas pequenas.

    Em primeiro lugar, jogam sempre assim contra os grandes, excepto as equipas do Petit que tem uma tática para uns e contra o Benfica o célebre discurso do: vamos à Luz jogar olhos nos olhos.

    Em segundo, quando são adeptos da principal equipa que é contra a centralização dos direitos televisivos, querem o que?
    Que uma equipa que tem para o orçamento anual, ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BA
    Banner 13-09-2025 16:54
    Da jeito
    Quando lhes convém. Quando se põem à retranca contra os outros não dizem nada. Ele que vá perguntar ao petit e ao "treinador" do Gil Vicente como é que se faz para abrir as pernas ao Benfica e jogar à retranca contra Porto e Sporting
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    calabote2017 13-09-2025 18:44
    Banner
    Exatamente!
    E nas últimas 2 décadas não foram os únicos, houve Nacional, Marítimo, Belenenses…
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ET
    etico 12-09-2025 23:36
    Esse argumento é só
    Ridículo!!

    Então fica decidida já a classificação: por ordem de orçamentos e nem vale a pena perdemos tempos com espetáculos miseráveis!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    calabote2017 12-09-2025 23:45
    Etico
    Se é isso que consegue entender do comentário… tenho pena na falta de capacidade de raciocínio
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    johny016 12-09-2025 23:11
    Empatar contra 10 em casa.
    Só vejo duas pessoas capazes desta proeza: Bruno Lage e Nelson Veríssimo. Nem sou adepto dos 3 grandes, mas senti vergonha alheia com este resultado.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 12-09-2025 22:59
    Editado a 2025-09-12 23:15
    Grande capitão
    Na final da taça de Portugal, diziam que o Sporting se tivesse visto o cartão vermelho , nunca mais faríamos um golo . . .

    Hoje , levaram um golo na compensação. Não aprendem 😅😂
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    josa-barros677 12-09-2025 22:47
    Equívocos
    Está mais que visto que em 4-4-2, este Benfica é absolutamente falho de criatividade, quer porque não tem um médio de construção que seja capaz de criar desequilíbrios, quer porque a presença de Ivanovic anula em parte a participação do Pavlidis nesse papel. Lage cometeu um segundo erro ao colocar Araújo no lugar do Dedic, mantendo Aursnes a extremo. Se queria adaptar um central a lateral, tinha de jogar com um extremo desequilibrador, coisa que o norueguês, por muito bom j...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 12-09-2025 23:05
    4-4-2. . .
    4-4-2, 4-5-1, 4-3-3-, 3-5-2, 4-5-4. . . contra 11, contra 10, ou contra 9, a culpa não é da tática, mas sim dos adversários, cujos pontos fortes não dá para trabalhar.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    orgulhovermelho 12-09-2025 22:40
    Benfica
    Já esperava que algo deste género acontecesse. Foi um sofrimento com o Estrela, acabamos mal com o Alverca e hoje a jogar grande parte do jogo contra 10 pouco ou nada fizemos, o Benfica resume-se a um treinador fraco, limitado e sonso. Até gosto do Rui Costa pela pessoa que foi no Benfica, mas não tem capacidade para perceber o quanto mau este treinador é. Gastamos milhões e perder pontos assim no último minuto em casa, e começar a mandar o campeonato para trás.
    Se fosse...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ET
    etico 12-09-2025 23:26
    Apoias sempre?
    “Já esperava que algo deste género acontecesse”

    Que grande apoio!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    orgulhovermelho 12-09-2025 23:53
    etico
    Nao viste o jogo frente ao Estrela nem os ultimos minutos frente ao Alverca. No Benfica nao basta ganhar, tem de se jogar bom futebol, mas por isso é que andamos assim, gostam de pouca qualidade, eu quero o Benfica a ganhar, jogar bem e golear ! Com os milhões investidos isto é muito pouco.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PH
    phoenixfc 12-09-2025 22:59
    orgulhovermelho
    Defender faz parte do jogo de futebol, até um Europeu Portugal ganhou a jogar desta forma. Alguém está com muita azia.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ET
    etico 12-09-2025 23:24
    E?
    Campeões Europeus com futebol vergonhoso! É mentira? A Grécia fez o mesmo! Mentira? Mas tirando o golo do Éder e a vitória final, aposto que não sobra nada para contar. Lá está, quem apenas se preocupa com o resultado final versus quem gosta de desporto.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ET
    etico 12-09-2025 22:41
    Pois
    Comentas nas desgraças mas não vi nenhum comentário teu nos resultados financeiros.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    orgulhovermelho 12-09-2025 22:54
    etico
    Apoio sempre o Benfica e andas a ver mal, porque comento quase sempre as vitorias do Benfica, mas está a vista de todos o fraco treinador que temos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    filipeOliveiraCosta 12-09-2025 22:37
    O Bruno Lage já foi
    Com este presidente ou outro. Uma equipa de topo a jogar a passo? À espera que a coisa acabasse com o golito de vantagem?

    A culpa não é dos jogadores.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TomPen_94 12-09-2025 22:36
    Esta
    Vai para os apanhados.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 12-09-2025 22:35
    Zz
    Mais uma vez as notas para os jogadores do Benfica muito inflacionada, mesmo com o jogo fraco contra 10 tiveram a proeza de terminar o jogo com menos oportunidades de golo 😂😂.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 12-09-2025 22:31
    Normal. . .
    Um treinador cujo ponto forte é precisamente trabalhar a equipa para anular os pontos fortes dos outros. . . joga contra uma equipa do fundo da tabela e não tem o que fazer!

    Agora é votar no senhor presidente, que ele em janeiro manda embora 10, para contratar 20. São precisos mais 500 milhões, temos que começar a contratar por 50 milhões à cabeça, 25 milhões não chega para acertar passes de curta/média distância.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Guido29 12-09-2025 22:31
    Para os fas do Lage e do Rui Costa
    O problema do Benfica não é só o golo no fim. É estrutural, e tem nome e apelido. Bruno Lage. Já não é de hoje que se percebe que é um treinador limitado, na leitura de jogo, na forma de mexer na equipa, na capacidade de incendiar um grupo que entra em campo. Contra o Santa Clara, em casa, com mais um jogador durante quase uma hora, a equipa foi conformista, previsível e mole. Isso diz tudo sobre o treinador: não sabe acelerar, não sabe matar jogos, não sabe transmiti...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    LISB0NERA 12-09-2025 22:28
    Editado a 2025-09-12 22:28
    Incrivel. . .
    . . . a jogar desde os 30 minutos contra 10 matraquilhos conseguiram nao jogar um chavo !
    30 milhoes deitados ao Rio(s) com este gajo no meio campo, jogador de youtube.
    Uns autenticos marecos com o Bruno a conduzir sem unhas pra este popó!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    Estebam 13-09-2025 00:45
    LISB0NERA
    Sim a culpa é do Rios
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ricardoribeiro775 12-09-2025 22:23
    Miséria
    Futebol miserável
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AngelEyes 12-09-2025 22:22
    Dêem mais tempo ao Lage
    Em 2030, talvez já seja capaz de meter esta equipa a jogar à bola…
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Vic04 12-09-2025 22:20
    Editado a 2025-09-12 22:35
    É mesmo a sério? Não posso crer!
    Isto parece-me divertido demais para ser verdade!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    WA
    Walak 12-09-2025 22:20
    BENFICA
    Lado positivo: o tão aguardado OUTubro está mesmo aí
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    VI
    Visaodejogo 12-09-2025 22:19
    Lage
    É um banana.
    Uma equipa sem ideias.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Platinum_Boas_Ferias 12-09-2025 22:18
    Editado a 2025-09-12 22:35
    Já dizia a Chiquita. . .
    . . . todos em coro! "Vai um balde de água fria. . . . vai um balde de água fria. . . "
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    12

    jogos históricos

    Usexta, 12 setembro 2025 - 20:15
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    João Pinheiro
    Vangelis Pavlidis 59'
    Vinícius Lopes 90'

    Sondagem

    Qual vai ser o resultado do jogo entre Benfica e Santa Clara?
    Benfica
    Benfica
    Empate
    Santa Clara
    Santa Clara

    Outras Notícias

    A remada da Noruega: adeptos dão show nas bancadas em Nova Iorque
    É Viral
    Curtas
    Está a ser uma das imagens icónicas do Campeonato do Mundo. Os adeptos da Noruega revelaram, em Nova Iorque, durante o jogo dos nórdicos contra o Senegal, o sincronismo de remar ...
    23-06-2026 14:54

    Últimos Comentários