solverde
    B
    Portugal entra no Mundial com um empate

    Houston, we have a problem

    Publicado em: 2026/06/17 18:53 Atualizado em: 2026/06/18 08:22
    <i>Houston, we have a problem</i>

    Os alarmes ainda não soam de forma ensurdecedora. Não é hora de lutar pelo último tanque de oxigénio, muito menos açambarcar calculadoras ou rolos de papel higiénico. Nunca seria esse o caso ao fim de uma primeira jornada num Campeonato do Mundo em que até metade dos terceiros lugares seguem em frente! Podemos, ainda assim, reconhecer que há um problema… 

    Veja Também

    Em Houston, Texas, Portugal foi a jogo pela primeira vez neste Grupo K e não conseguiu os três pontos. Colocou-se na frente muito cedo frente à República Democrática do Congo, mas não segurou a vantagem nem deu argumentos suficientes para voltar a alcançá-la. 

    Seja o primeiro ou último Mundial de Ronaldo, o primeiro ou o último de uma suposta geração de ouro, os problemas mantêm-se. E se a passagem à fase seguinte não está em risco, o grande abalo cai num espaço bastante público e internacional: a noção de que os portugueses estão entre os favoritos ao troféu.

    Cinco minutos, para o bem e para o mal

    Para o alívio dos mais impacientes, que esperaram quase uma semana desde o arranque desta grande competição para ver a seleção nacional entrar em campo, a espera pelo primeiro golo não foi longa.

    Depois do hat-trick contra a Arménia, faz o quarto golo pela seleção. @Getty /
    Tantos ainda em corrida para casa, para o café, ou simplesmente à procura de um lugar para sentar quando o pequeno João Neves saltou e respondeu afirmativamente ao cruzamento de Pedro Neto, tornando-se no terceiro mais jovem a marcar por Portugal num Mundial. O menos vivido da atual comitiva (21 anos) só é batido historicamente por Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.

    De repente, de pé, vemos o 1-0 a aparecer no marcador. A festa dá lugar à tranquilidade e essa começa a sentir-se também no relvado de Houston, onde a equipa de Roberto Martínez vive livre de pressão ou urgência. Falácia da tranquilidade, tão documentada no desporto, em construção com cada passe trocado por uma equipa cada vez mais estática e menos vertical.

    A seleção da RD Congo aceitou o seu papel no jogo, cedendo a bola - 80 por cento dela! -, mas não a derrota. Foi subindo as linhas de forma progressiva, ganhando confiança, até encontrar a primeira oportunidade para ferir. 

    Também de cabeça e também ao quinto minuto (de compensação, neste caso), Yoane Wissa apareceu sozinho e bateu Diogo Costa, que se mostrou indeciso na hora de sair dos postes para colher o cruzamento de Arthur Masuaku. Se os nomes lhe são familiares, caro leitor, é porque muitos destes leopardos jogam ou jogaram nas maiores ligas da Europa. 

    Portugal teve muita bola, mas poucas oportunidades. @Getty /


    Como frustrar uma nação

    Ninguém ficará surpreendido ao saber que a segunda parte foi diferente. A mexida do marcador teve o esperado impacto psicológico e Portugal mostrou-se mais sério, ainda que isso não tenha tido reflexo na capacidade de criar perigo flagrante. 

    Bernardo Silva deu lugar a Francisco Conceição, mas o relógio avançou e as brasas ficaram por espalhar. Mais tarde Rafael Leão entrou, mas não justificou o sorriso que o acompanha sempre. A chamada de Gonçalo Ramos para acompanhar o capitão CR7 confirmou a vontade de dar mais poder de fogo à equipa, mas nenhuma bola chegou à dupla de avançados.

    Entrada em falso. @Getty /
    A fazer lembrar Fernando Santos, a seleção portuguesa teve muitos cruzamentos para pouca cabeça. Muita bola nos pés de criativos de classe mundial (Bruno Fernandes, Vitinha, João Cancelo…), mas pouca incisão e presença na área. Muita qualidade, poucos resultados; muita teoria, pouca prática; e outras incongruências que já há tanto tempo frustram os adeptos portugueses.

    Nem que o árbitro decretasse uma inédita terceira parte de 45 minutos o golo chegaria. Por isso, e também pelas dificuldades defensivas na transição e na bola parada, o apito final trouxe mais alívio do que qualquer outra emoção. Segue-se Usbequistão e Colômbia.

    Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

    7,9

    João Neves (Portugal): A forma como vai à área para fazer o golo acaba por destoar completamente do resto de um jogo marcado pela falta de presença coletiva no último terço. Ainda assim, esse momento, aliado à competência em vários outros, fez do médio do PSG o melhor em campo esta tarde.

    7,2

    Yoane Wissa (RD Congo): O autor do golo congolês também foi o elemento de maior destaque. Brilhou nesse momento, mas o avançado do Newcastle foi capaz de esperar pelas raras posses e aparecer bem com bola, muitas vezes segurando a mesma ou até subindo no terreno com pouco apoio.

    6,8

    Noah Sadiki (RD Congo): Começou no banco para a surpresa de muitos, mas teve quase 40 minutos de jogo e foi importantíssimo para a equipa. O médio do Sunderland cobriu uma área enorme, recuperou bolas, liderou a transição e ainda fez um passe que, com alguma sorte, podia ter acabado num golo da reviravolta.

    6,2

    Bernardo Silva (Portugal): Não é um culpado, longe disso, mas ocupa este espaço como símbolo para uma série de craques que não se evidenciaram. Sai ao intervalo, amarelado, e não deixa saudades. Vai deixando a sensação que, apesar de toda a sua qualidade, atualmente oferece menos do que Conceição e Trincão à direita do ataque.

    Incidentes: O filme do jogo

    Onze de Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Renato Veiga, Tomás Araújo, Nuno Mendes, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha, João Neves, Cristiano Ronaldo, Pedro Neto
    Onze da RD Congo: Lionel Mpasi, Axel Tuanzebe, Arthur Masuaku, Chancel Mbemba, Steve Kapuadi, Aaron Wan-Bissaka, Edo Kayembe, Ngal´ayel Mukau, Sam Moutoussamy, Yoane Wissa, Cédric Bakambu
    Como seria de esperar, Tomas Araújo é o titular no eixo da defesa portuguesa. Rúben Dias, que continua a lidar com problemas físicos, não consta no onze inicial
    Nota para a titularidade de alguns nomes sonantes no futebol europeu, que tentarão ajudar a RD Congo: Aaron Wan-Bissaka, Chancel Mbemba, Axel Tuanzebe e Cédric Bakambu
    O NRG Stadium, em Houston, está cada vez mais composto a poucos minutos do apito inicial
    Começamos com o hino de Portugal perante um estádio perto da lotação esgotada
    1':
    Começou a partida! Rola a bola nos Estados Unidos da América
    3':
    Primeiros instantes com domínio claro por parte de Portugal, que conta com o controlo da posse de bola. A RD Congo, como seria de esperar, encontra-se mais recuada no terreno
    6':
    GOLO Portugal! João Neves marca João Neves marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Está feito o primeiro golo da partida! Pedro Neto desenhou um belo cruzamento para meio da área e João Neves (quem diria?) saltou mais alto que o seu adversário para cabecear para o 1-0. Bela entrada com as cores portuguesas
    11':
    RD Congo: Yoane Wissa olhou para a baliza de Diogo Costa e desenhou um bom remate de pé esquerdo, que não passou nada longe do poste direito. Primeira aproximação perigosa da RD Congo
    18':
    Portugal: Nuno Mendes aproveitou um passe espetacular de Bruno Fernandes, mas Bissaka realizou um grande corte e mandou a bola contra o lateral esquerdo, que não conseguiu finalizar
    21':
    Primeiros 20 minutos concluídos em Houston. Portugal começou melhor e inaugurou o marcador logo nos instantes iniciais. Desde então, os comandados de Roberto Martínez têm dominado o encontro em termos de posse de bola e poucas oportunidades concederam ao seu adversário
    23':
    Pausa para a habitual hidratação
    27':
    Jogo retomado
    41':
    Partida passa por uma fase com poucas oportunidades de perigo, apesar do domínio de Portugal nos dois lados do campo
    45 +5':
    GOLO RD Congo! Yoane Wissa marca Yoane Wissa marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Está feito o empate. Depois de um cruzamento no lado direito, Wissa apareceu livre de marcação e limitou-se a cabecear para o 1-1. A defesa portuguesa fica muito mal na figura...
    45 +7':
    Tudo contado numa primeira parte francamente aborrecida, excetuando os dois golos apontados. Portugal começou melhor, mas RD Congo chegou ao empate no último lance, na sequência de uma desatenção por parte dos comandados de Roberto Martínez. Muito para melhorar no que resta deste jogo...
    47':
    Bernardo Silva vai para o banco de suplentes após uma primeira parte MUITO abaixo das expectativas. O criativo passou ao lado do encontro e dá lugar a Francisco Conceição
    50':
    RD Congo: Cédric Bakambu trabalhou bem e rematou cruzado: Diogo Costa estava atento e fez uma defesa atenta
    55':
    GOLO INVALIDADO Portugal: Cancelo fez um pontapé de bicicleta e marcou golo, no entanto, o lance foi anulado por fora de jogo. Boa jogada por parte de Portugal, que descobriu o espaço necessário para um possível 2-1
    59':
    O lateral está de regresso ao jogo
    68':
    Portugal: Cristiano Ronaldo recebeu um passe de Francisco Conceição e rematou de primeira. Boa tentativa dos lusos
    69':
    Pausa para a habitual hidratação
    72':
    Recomeça a partida
    73':
    Portugal: Cristiano Ronaldo finalizou uma boa jogada coletiva, após um cruzamento de Francisco Conceição, mas ao lado do alvo pretendido
    76':
    Portugal cresceu de forma clara com as substituições operadas. RD Congo não consegue sair da defesa
    77':
    RD Congo: Cédric Bakambu conduziu um contra-ataque rápido e finalizou o mesmo com um remate ao lado. Que perigo!
    90':
    Portugal: Bruno Fernandes encarou a baliza contrária e rematou de pé esquerdo ao lado do alvo pretendido
    90 +5':
    O árbitro apita para o final da partida!
    Fim de Jogo:
    Tudo contado neste primeiro jogo. Portugal e RD Congo arrecadam um ponto cada, depois de um jogo bastante repartido. Os comandados de Roberto Martínez somaram dificuldades ao longo dos 90 minutos e entram no Mundial 2026 com o pé esquerdo diante de uma seleção com menos argumentos. Muito a melhorar no que resta da competição
    Melhor em campo:
    João Neves (POR) foi, para a redação do zerozero, o melhor jogador em campo. Num jogo coletivamente pobre, o médio esteve sempre num bom nível, depois de apontar o único golo com selo português

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    6.8 1
    Diogo Costa
    6.6 25
    Nuno Mendes
    6.9 4
    Tomás Araújo
    6.7 13
    Renato Veiga
    6.8 20
    João Cancelo
    7.3 23
    Vitinha
    7.3 8
    Bruno Fernandes
    Q
    7.9 15
    João Neves
    B
    6.7 18
    Pedro Neto
    6.5 7
    Cristiano Ronaldo
    6.2 10
    Bernardo Silva
    6.8 26
    Francisco Conceição
    6.5 17
    Rafael Leão
    6.4 2
    Nélson Semedo
    6.5 9
    Gonçalo Ramos
    6.9 17
    Cédric Bakambu
    Q
    7.2 20
    Yoane Wissa
    7.1 25
    Edo Kayembe
    6.4 8
    Sam Moutoussamy
    6.6 6
    Ngal’ayel Mukau
    6.7 2
    Aaron Wan-Bissaka
    6.9 22
    Chancel Mbemba
    6.7 3
    Steve Kapuadi
    6.4 4
    Axel Tuanzebe
    B
    6.9 26
    Arthur Masuaku
    6.3 1
    Lionel Mpasi
    6.8 14
    Noah Sadiki
    6.5 18
    Charles Pickel
    7.0 12
    Joris Kayembe
    6.6 24
    Gédéon Kalulu
    6.4 23
    Simon Banza

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    Mikhal18 19-06-2026 03:16
    Hm
    Ainda estou para perceber o que é que o Tomas Araujo fez para o zerozero lhe dar um 6. 9. É que ele passou os 90 minutos ao lado do jogo, foi papado duas ou tres vezes, e não acabou com um vermelho directo porque o árbitro nos deu uma mãozinha - em especial naquela situacão em que deu uma clothesline valente a um adversario que estava prestes a deixá-lo para tras.

    Bernardo Silva andou o jogo todo a arrastar-se, quem o viu e quem o ve.
    Ronaldo nem é preciso di...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tiagonintendo 18-06-2026 21:30
    Vergonhoso
    Ter as irmãs do capitão da equipa a acusarem os colegas de profissão de Ronaldo, de estarem a boicotar para ele não ganhar, simplesmente ridículo que não contribui em nada para o clima na seleção que já está horrível
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 18-06-2026 19:39
    A constipação
    Corre neste momento o rumor que na seleção está um ambiente de cortar à faca por causa das irmãs Aveiro. Tanto que o instagram de diversos jogadores estão a ser invadidos por comentários a acusá-los de não passarem a bola ao Ronaldo. O mais visado entre todos é Bruno Fernandes com likes da Katia Aveiro, a ser acusado de ignorar o capitão quarentão da seleção. Logo a seguir vem, pasme-se. . . João Neves!

    Depois de Saltillo no Méxido, temos um Palm Beach no país ao lado?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 18-06-2026 19:29
    Conspiração ou constipação?
    É do domínio público que o sr. Martinez está de malas aviadas. Ora segundo imprensa estrangeira, Martinez está nos planos do Al-Nassr de. . . Cristiano Ronaldo! E como amor com amor se paga o cruzeiro marítimo para a Arábia Saudita, mais concretamente para o Al-Nassr vs Seleção, ganha contornos suspeitos e conspirativos, já que o treinador que saiu de lá, é o mais que apontado futuro selecionador Jorge Jesus.

    Ou seja o quadrado Mendes-Ronaldo- Martinez-Jesus, ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SI
    silva25 18-06-2026 16:54
    Este tuga
    O tuga deve ser o povo que mais cai nos engodos da imprensa. Agora está explicado o porquê de os treinadores dos grandes muito facilmente conseguirem mascarar os seus falhanços com um "fui roubado". Vende.

    E aqui o que vende é culpar o Ronaldo. Devia jogar menos minutos? Claro que sim. Há jogos em que faz sentido ter um PL a pressionar centrais e termos Ramos em vez dele? Também sim. Jogou mal ontem? Pouco jogou na verdade, mas sim.

    Agora, achar que t...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 18-06-2026 15:40
    Incrível. . .
    "6, 2 - Bernardo Silva (Portugal): Não é um culpado, longe disso, mas ocupa este espaço como símbolo para uma série de craques que não se evidenciaram. . . "

    Zero zero a nomear o B. Silva para símbolo dos craques que não se evidenciaram. . . Incrível, como há uma subjugação de todos ao mais óbvio! É preciso ser a imprensa estrangeira a dizer: OLHA ALI UM ELEFANTE BRANCO NA SALA!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 18-06-2026 15:36
    Ups. . . !
    Afinal, começamos a chegar à conclusão que a melhor seleção de sempre, não é assim tão boa!

    Pois. . . não basta ter 5 cracalhões como são Cancelo, N. Mendes, Vitinha, J. Neves e B. Fernandes, mas depois os restantes são do mais vulgar que existe.

    5 não jogam por 11.

    Tirando o Ruben Dias, não temos centrais à altura de uma seleção com ambição de ganhar.
    Os extremos. . . é só compará-los a Figo, ao verdade...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 19-06-2026 02:27
    Falaste em Figo
    A equipa de ontem não valeu, toda junta, meio Figo. Jogador de equipa, jogador que assumia o jogo, que jogava sempre com ganas, que fintava, passava, cruzava e rematava de forma exímia. Quando a bola queimava era só meter no Figo e ele ia sempre à luta e brilhantemente. Ia lá ele alguma vez jogar menos porque tinha colegas que não rendem em campo, ia lá ele deixar-se contagiar pelos que rendem menos em campo. Tenham vergonha, sejam homens! Se têm problemas resolvam-nos, não se encolham como meninos!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Chama_Gloriosa 18-06-2026 16:00
    AmoFutebolAmoSL B
    Tens razão. Quem está recheado de talento é o Congo. . . Pelo amor de Deus, temos jogadores a jogar e a fazer a diferença nos melhores clubes da Europa e tu achas que são maus só porque temos um treinador fraco que não sabe tirar o melhor partido deles, ok. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 18-06-2026 16:18
    Editado a 2026-06-18 16:20
    Chama_Gloriosa. . .
    São opiniões. . . tu tens a tua, eu tenho a minha.

    É exagerado dizer que os restantes são banalidades. Confesso que sim.

    Temos bons jogadores, mas dizer que esta é a melhor seleção de sempre e que somos candidatos a ganhar. . . nós nem candidatos a chegar às 1/2 somos. Não como plantel, nem como equipa.

    Temos demasiadas lacunas para dizer que grande seleção. . .

    Não me interessa muito este mundial, ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    quintoandar 18-06-2026 15:54
    AmoFutebolAmoSL B
    Tens razão. Só não concordo que os outros jogadores sejam assim tão vulgares. Sim, estão lá alguns que ninguém entende, o Leão e o Guedes por exemplo. Mas não acho que a selecção individualmente seja assim tão má.

    Agora, com um yes-man destes, obviamente que não podemos esperar muito mais.

    E em relação ao Ronaldo, totalmente de acordo. Mas também não podemos esperar muito diferente de alguém que já provou por diversas vezes ter tanto ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jose27 18-06-2026 14:20
    Editado a 2026-06-18 14:22
    Previsível
    Os problemas de Portugal são muito mais profundos que a questão de um jogador e sim por mim esse jogador já nem sequer devia ser convocado quanto mais ser titular. Mas não se venha com tretas e digam que bastava tirar um jogador para resolver todos os problemas desta equipa eram um Halland ou um Kane que iam tapar aquela cratera no miolo? Óbvio que não.

    Foram anos a fio de Paulo Bentos, Santos agora o Manolo treinadores sem qualquer qualidade e medrosos que simplesmente ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    danielseabra841 22-06-2026 13:12
    Paulo Bento
    Com muito menos plantel fez muito mais e melhor. Atingimos meia final da euro, passamos o "grupo da morte" com Países Baixos, Alemanha e Dinamarca. Quem nos safou na dinamarca foi o. . . Silvestre Varela já ao cair do pano. No Mundial 2014 olhem bem para a seleção que tinhamos: Andavamos nós com André Almeida, Hugo Almeida, Éder, Hélder Postiga, um Fábio Coentrão já cheio de ratos, Rúben Amorim em fim de carreira cheio de problemas físicos, já para recordar que o Ronaldo...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TheGlutaminator9 18-06-2026 13:52
    Ainda iria a tempo se. . .
    O que preocupa não é o empate, é a falta de vontade, a falta de garra, a falta de esforço, a falta de entreajuda. Em 2016 foi da forma que foi, mas foi porque tínhamos isso.

    Se é verdade que Martinez vai sair depois do Mundial, há 0 motivos para que não saia já. E não creio que a estabilidade seja um argumento, pelo contrário, acho que aquele balneário beneficiava de um valente abanão. Um treinador que é capaz de anular as capacidades de alguns dos melhor...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 18-06-2026 15:45
    Epa. . .
    Como eu entendo quem está lá dentro. . . é uma feira de vaidades. Então os outros vão andar a correr para que um deles, curiosamente aquele que corre menos, retire os dividendos?!

    Está quietinho. . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Alvalade00 18-06-2026 13:43
    Elogio as brasileiros
    Com a imprensa brasileira o Ronaldo e a federação caiam " na reaul". Aqui em Portugal nãohá ninguem que seja duro. É só fofinhos. Estão de sacanagem!!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Alvalade00 18-06-2026 13:31
    A culpa não é do Ronaldo.
    É de quem o mete a jogar 90 minutos!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Alvalade00 18-06-2026 13:23
    Bluenight
    GRATO pelo seu comentário.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    futeboli 18-06-2026 12:48
    jj contratado
    Martinez rua,
    jj pode fazer o milagre neste mundial
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 18-06-2026 12:36
    Ai as gratidões
    As gratidões são lixadas. Foi por gratidão que PdC se manteve no cargo já sem condições para o fazer e foi assim que o FC Porto quase foi para o abismo.

    Foi por gratidão que o universo benfiquista elegeu Rui Costa, grande jogador mas horrível gestor.

    Foi por gratidão que Ronaldo se manteve 90 minutos em campo, enquanto João Félix que mentalmente está em alta e quando está em lata mentalmente é um bom jogador cedeu o seu lugar a Rafael Leão, que ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HU
    HurBen 18-06-2026 13:17
    Que gratidão?
    É dinheiro, interesses dos que estão à volta!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Alvalade00 18-06-2026 12:35
    Portugal Candidato? A quê?
    A decepção do mundial? Muito provavelmente. Nunca achei Portugal candidato a par de França, Inglaterra, Argentina, Espanha. E deixa lá ver se está ao nível de Marrocos, USA, Noruega, Suécia, Japão. . . Equipa sem fio de jogo, sem entrosamento e sem entrega.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    3D
    3dA 18-06-2026 12:25
    Portugal
    Uma exibição que surpreende um total de 0 pessoas. À imagem da seleção de Martínez, uma exibição insuficiente e coletivamente pobre. Dar liberdade aos jogadores é uma coisa, anarquia posicional é outra. Portugal constrói com centrais + N. Mendes e Vitinha, não tem quaisquer soluções entre linhas porque posicionalmente a equipa não existe e, acima de tudo, não há dinâmica: os jogadores recebem, depois lêem, depois executam. Fácil para quem defende.

    ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    carlosthejackel 18-06-2026 12:18
    Editado a 2026-06-18 12:20
    Renaldo
    bring Renaldo on as a sub not from the start he is 41 he is not tha same as he was. Start with Felix or ather. Valomos la forca Portugal
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sir_jaof 18-06-2026 12:01
    Grande poça amarela
    Foi ordem do Martinez ou Martinez destruiu os jogadores (se se sentirem mais confortáveis, comessem a murmurar "a culpa e do Ronaldo" enquanto lêem). . .

    . . . Mas ficou claro ontem que a ordem (direta ou mental) era ZERO RISCO. . .
    . . . Nada de correr para a equipa não se desorganizar. . .
    . . . Nada de passes de mais de 2 metros para não falhar o passe. . .
    . . . Nada de Vieirinha ser Vieirinha, é para ser trinco á antiga junto aos centrais,...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    quintoandar 18-06-2026 16:00
    Sir_jaof
    Ó Sir_jaof, eu até concordo com o que escreves aqui. Agora, tudo isso não invalida que o Cristiano Ronaldo não tenha jogado um carvalho!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSLB 18-06-2026 15:53
    Sir_jaof
    Excelente clarividência. . . faltou escrever/dizer que quando eles fazem isso tudo que mencionaste e a bola vai para ao tipo do costume, acontece precisamente o que eles pretendem evitar:

    Desorganizaçã o por jogar com 10, passes falhados, sem nexo, fintas inconsequentes, perdas de bola, quedas infantis, finalizações caricatas de jogador de INATEL.

    Para quem não acredita. . . é só ver os últimos 4 anos, incluindo liga das nações, porque não é porque se marca dois ou três golos que já se é o rei da cocada.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    danimoura 18-06-2026 12:20
    Sir_jaof
    Jovem, tome um chazinho, respire fundo, conte até 10. . .

    Agora volte a fazer outro comentário a falar da selecção de ontem, mas desta vez pelo menos tente acertar os nomes dos restantes jogadores. Imagino que para si a selecção gire à volta do Ronaldo, mas o jogador que (pelo menos) nestes últimos dois comentários se referiu repetidamente como "Vieirinha", para o mundo do futebol chama-se "Vitinha". Foram ambos formados no Porto, mas o nível que atingiram é b...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Quatro_Quatro 18-06-2026 12:48
    Diga. . ?!
    Pode gostar mais ou menos mas o Ramos, o Paulinho, o André Silva e até o Chermiti seriam opções para o lugar do Ronaldo. Como assim não se afirmaram?

    A equipa tem de jogar um futebol sem surpresa pois se jogarmos rápido apanhamos o Ronaldo a caminho de sair de fora de jogo, a passo. Jogamos com 10 e ainda para mais ao estilo mais apropriado ao 11° que é uma figura de corpo presente, não corresponde em nada ao que um 9 de Portugal deve ser.

    Estamos ha...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sir_jaof 18-06-2026 12:35
    Olá 😁
    Sim, Vitinha. . . Lol
    O problema não é C Ronaldo, é aos 41 anos não ter outro ponta-de-lança que se tenha afirmado. . . Ramos é suplente, Paulinho para ser titular teve de ir para o México, André Silva que foi afastado da Seleção e entrou numa espiral negativa, só estabilizando está época numa equipa pequena em Espanha. . . Isso é o problema.

    No jogo da Seleção, C Ronaldo não é problema, se a equipa não funciona a culpa não é do 2º jogador ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sir_jaof 18-06-2026 11:51
    # A Culpa É Do Ronaldo
    Vamos lá analisar a equipa ontem:
    Diogo - ia perdendo uma bola, mas chutou a tempo, tem duas defesas e no golo confiou nos colegas e não saiu a louca - culpa do Ronaldo
    Cancelo - fez um cruzamento em todo o jogo, gerou perigo e. . . Mais ninguém o viu - culpa do Ronaldo
    Nuno - divertiu-se a trocar bola com Neto e Bruno, fartou-se e por 2 vezes tentou uma desmarcação (uma delas servido por Ronaldo), gerou perigo e tal como Cancelo, não gostou disso e desapareceu...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    cardoso7 18-06-2026 14:21
    Totalmente de acordo
    Dizer que Portugal joga mal só por causa do Ronaldo é absurdo. Mas prontos, é que dá ser tuga. Antigamente mandavam vir com o Ronaldo porque corria e chutava demasiado. Agora é porque não corre, e os outros jogam so para ele. Mentira. . é o que dá tanto mediatismo. . O Roberto teve muita culpa na abordagem ao jogo mas pode ser que melhor na proxima jornada. . assim espero
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BlackCat 18-06-2026 13:59
    A seleção do "sir"
    Eis a seleção preferida do nosso "sir":
    GR - Dolores Aveiro:
    DD - Mateo Aveiro
    DC - Kátia Aveiro
    DC - Elma Aveiro
    DE - Ema Aveiro
    MD - Georgina Rodriguez
    MC - "Cristianinho Aveiro"
    ME - Hugo Aveiro
    ED - Alana Martina Aveiro
    PL - Cristiano Ronaldo Aveiro
    EE - Alexandre Bertolucci.
    Jogador-treinador -Cristiano Ronaldo Aveiro
    Com esta seleção, assente integralmente na família Aveiro, ninguém nos ven...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Avozinho 18-06-2026 23:59
    Editado a 2026-06-19 00:02
    Eh pah
    Como posso apagar o meu comentário? Bla bla. Coitada da cidade de Aveiro. . . levar com isto. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 18-06-2026 16:37
    Clubite
    Apenas clubites e ódios de estimação, sempre foi assim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BR
    brunorcg 18-06-2026 11:49
    Portugal Mundial 26
    Adoro ver comentários a dizer que Portugal não tem outro PL sem ser o Ronaldo. . não tem porque simplesmente o treinador NÂO aposta neles, só aposta sempre no Ronaldo. Lembro-me quando Portugal espetou 6 à Suiça, o Gonçalo Ramos já era logo idolatrado por todos. Falta criar rotinas entre a equipa e outro PL que não seja o Ronaldo. Ok que o Ramos e o Guedes não são titulares nas suas equipas mas qual seria o mal de trabalhar um 11 com Ramos por exemplo? Sendo o PL de momento com...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MasterOfPuppets- 18-06-2026 11:22
    Portugal
    Foi tudo mau. . . Ronaldo não acerta numa bola, Diogo Costa não sai aos cruzamentos e, Bernardo Silva esteve péssimo. A única nota positiva é para João Neves que foi o melhor em campo. Portugal joga sempre a um ritmo baixo, com passes para trás e para o lado, assim fica mais difícil ganhar um jogo. O problema não é só Cristiano Ronaldo, mas, toda equipa, Portugal individualmente é capaz de competir com os melhores, mas, coletivamente, não. É preciso melhorar muito até ao próximo jogo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Sir_jaof 18-06-2026 11:52
    Tás errado
    E só ler que é unânime, a culpa é do Ronaldo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SouVitoria 18-06-2026 11:48
    MasterOfPuppets
    Honestamente não sei se não temos um dos piores selecionadores de todos
    Fomos uma das equipas taticamente menos organizadas desta primeira jornada, ele conseguiu que nenhuma das individualidades aparecesse no jogo
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ze_Pancada 18-06-2026 11:17
    Tiki taka da Temu
    Uma posse de bola completamente estéril, um avançado com um corpo que já não responde, e um seleccionador sem coragem. A equipa foi mal montada para este adversário, talvez fosse a mais lógica para jogar contra uma França ou Espanha, mas contra o Congo fazia muito mais sentido ter Ramos e Reinaldo na frente, em vez do Fernandes e o Vitinha a anularem-se nesta espécie de Barcelona C.
    Penso que passaremos inevitavelmente à próxima fase, mas isto é muito curto para ambicionar com algo mais que os 1/16 avos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tobin 18-06-2026 10:58
    Injusto ou não
    Concordo que o Ronaldo não deve fazer os 90 minutos e que provavelmente até devia/podia começar do banco.

    Lembram-se dos jogos em que Ronaldo não jogou e mesmo assim a seleção teve uma exibição miserável?

    O problema é mais profundo do que o factor Ronaldo, o problema está na mentalidade e no treinador
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 18-06-2026 10:28
    Quem sabe, sabe
    Thierry Henry, campeão do mundo em 1998 pela seleção francesa, deixou algumas críticas à exibição de Cristiano Ronaldo diante da RD Congo. O ex-futebolista focou-se numa jogada em que Francisco Conceição encontrou Bruno Fernandes solto de marcação, mas o lance acabou por ser finalizado por Ronaldo, que rematou ao lado.

    Com ajuda de vídeo, Henry explicou o que o jogador de 41 anos fez de errado e como a vontade de rematar fez com que se «perdesse um golo».
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 18-06-2026 10:24
    No entretanto
    As irmãs Aveiro fazem furor nas redes sociais, como sempre que há um torneio onde o irmão apareça. A Katia até culpa a equipa toda menos um jogador. Adivinhem quem é que ela não critica. Eheh. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BlackCat 18-06-2026 13:24
    E a outra diz que foi a arbitragem
    A "tonta" da Elma ainda faz pior, afirmando: "Fomos roubados!" Enfim, aquilo é só "cabeças ocas"!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    jogo em destaque

    Uquarta, 17 junho 2026 - 18:00
    NRG Stadium
    Abdulrahman Al Jassim
    João Neves 6'
    Yoane Wissa 45'

    Sondagem

    Qual vai ser o resultado do jogo entre Portugal e RD Congo?
    Portugal
    Portugal
    Empate
    RD Congo
    RD Congo

    Tópicos Relacionados

    Outras Notícias

    Dia 1 do Benfica: quem conta para Marco Silva?
    Tema do Dia
    Podcast
    Águias já trabalham em 26/27
    O Benfica arrancou a pré-época e Marco Silva fez as primeiras escolhas. Quem esteve e quem pode vir a fazer parte do plantel das águias? É esta a análise do TEMA DO ...
    26-06-2026 12:45

    Notícias Relacionadas

    Portugal pode assegurar passagem à próxima fase já esta noite: os cenários em cima da ...
    Mundial
    Destaque
    Lusos defrontam a Colômbia na madrugada de domingo
    Depois do empate 1-1 frente à RD Congo e da vitória expressiva por 5-0 diante do Uzbequistão, Portugal já começa a olhar para a ...
    26-06-2026 11:29E9

    Últimos Comentários

    Bluenighthá 15 minutos