solverde
    B
    Portugal entra no Mundial com um empate

    Houston, we have a problem

    Publicado em: 2026/06/17 18:53 Atualizado em: 2026/06/18 08:22
    <i>Houston, we have a problem</i>

    Os alarmes ainda não soam de forma ensurdecedora. Não é hora de lutar pelo último tanque de oxigénio, muito menos açambarcar calculadoras ou rolos de papel higiénico. Nunca seria esse o caso ao fim de uma primeira jornada num Campeonato do Mundo em que até metade dos terceiros lugares seguem em frente! Podemos, ainda assim, reconhecer que há um problema… 

    Veja Também

    Em Houston, Texas, Portugal foi a jogo pela primeira vez neste Grupo K e não conseguiu os três pontos. Colocou-se na frente muito cedo frente à República Democrática do Congo, mas não segurou a vantagem nem deu argumentos suficientes para voltar a alcançá-la. 

    Seja o primeiro ou último Mundial de Ronaldo, o primeiro ou o último de uma suposta geração de ouro, os problemas mantêm-se. E se a passagem à fase seguinte não está em risco, o grande abalo cai num espaço bastante público e internacional: a noção de que os portugueses estão entre os favoritos ao troféu.

    Cinco minutos, para o bem e para o mal

    Para o alívio dos mais impacientes, que esperaram quase uma semana desde o arranque desta grande competição para ver a seleção nacional entrar em campo, a espera pelo primeiro golo não foi longa.

    Depois do hat-trick contra a Arménia, faz o quarto golo pela seleção. @Getty /
    Tantos ainda em corrida para casa, para o café, ou simplesmente à procura de um lugar para sentar quando o pequeno João Neves saltou e respondeu afirmativamente ao cruzamento de Pedro Neto, tornando-se no terceiro mais jovem a marcar por Portugal num Mundial. O menos vivido da atual comitiva (21 anos) só é batido historicamente por Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.

    De repente, de pé, vemos o 1-0 a aparecer no marcador. A festa dá lugar à tranquilidade e essa começa a sentir-se também no relvado de Houston, onde a equipa de Roberto Martínez vive livre de pressão ou urgência. Falácia da tranquilidade, tão documentada no desporto, em construção com cada passe trocado por uma equipa cada vez mais estática e menos vertical.

    A seleção da RD Congo aceitou o seu papel no jogo, cedendo a bola - 80 por cento dela! -, mas não a derrota. Foi subindo as linhas de forma progressiva, ganhando confiança, até encontrar a primeira oportunidade para ferir. 

    Também de cabeça e também ao quinto minuto (de compensação, neste caso), Yoane Wissa apareceu sozinho e bateu Diogo Costa, que se mostrou indeciso na hora de sair dos postes para colher o cruzamento de Arthur Masuaku. Se os nomes lhe são familiares, caro leitor, é porque muitos destes leopardos jogam ou jogaram nas maiores ligas da Europa. 

    Portugal teve muita bola, mas poucas oportunidades. @Getty /


    Como frustrar uma nação

    Ninguém ficará surpreendido ao saber que a segunda parte foi diferente. A mexida do marcador teve o esperado impacto psicológico e Portugal mostrou-se mais sério, ainda que isso não tenha tido reflexo na capacidade de criar perigo flagrante. 

    Bernardo Silva deu lugar a Francisco Conceição, mas o relógio avançou e as brasas ficaram por espalhar. Mais tarde Rafael Leão entrou, mas não justificou o sorriso que o acompanha sempre. A chamada de Gonçalo Ramos para acompanhar o capitão CR7 confirmou a vontade de dar mais poder de fogo à equipa, mas nenhuma bola chegou à dupla de avançados.

    Entrada em falso. @Getty /
    A fazer lembrar Fernando Santos, a seleção portuguesa teve muitos cruzamentos para pouca cabeça. Muita bola nos pés de criativos de classe mundial (Bruno Fernandes, Vitinha, João Cancelo…), mas pouca incisão e presença na área. Muita qualidade, poucos resultados; muita teoria, pouca prática; e outras incongruências que já há tanto tempo frustram os adeptos portugueses.

    Nem que o árbitro decretasse uma inédita terceira parte de 45 minutos o golo chegaria. Por isso, e também pelas dificuldades defensivas na transição e na bola parada, o apito final trouxe mais alívio do que qualquer outra emoção. Segue-se Usbequistão e Colômbia.

    Análise dos Jogadores: Notas e Avaliação

    7,9

    João Neves (Portugal): A forma como vai à área para fazer o golo acaba por destoar completamente do resto de um jogo marcado pela falta de presença coletiva no último terço. Ainda assim, esse momento, aliado à competência em vários outros, fez do médio do PSG o melhor em campo esta tarde.

    7,2

    Yoane Wissa (RD Congo): O autor do golo congolês também foi o elemento de maior destaque. Brilhou nesse momento, mas o avançado do Newcastle foi capaz de esperar pelas raras posses e aparecer bem com bola, muitas vezes segurando a mesma ou até subindo no terreno com pouco apoio.

    6,8

    Noah Sadiki (RD Congo): Começou no banco para a surpresa de muitos, mas teve quase 40 minutos de jogo e foi importantíssimo para a equipa. O médio do Sunderland cobriu uma área enorme, recuperou bolas, liderou a transição e ainda fez um passe que, com alguma sorte, podia ter acabado num golo da reviravolta.

    6,2

    Bernardo Silva (Portugal): Não é um culpado, longe disso, mas ocupa este espaço como símbolo para uma série de craques que não se evidenciaram. Sai ao intervalo, amarelado, e não deixa saudades. Vai deixando a sensação que, apesar de toda a sua qualidade, atualmente oferece menos do que Conceição e Trincão à direita do ataque.

    Incidentes: O filme do jogo

    Onze de Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Renato Veiga, Tomás Araújo, Nuno Mendes, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha, João Neves, Cristiano Ronaldo, Pedro Neto
    Onze da RD Congo: Lionel Mpasi, Axel Tuanzebe, Arthur Masuaku, Chancel Mbemba, Steve Kapuadi, Aaron Wan-Bissaka, Edo Kayembe, Ngal´ayel Mukau, Sam Moutoussamy, Yoane Wissa, Cédric Bakambu
    Como seria de esperar, Tomas Araújo é o titular no eixo da defesa portuguesa. Rúben Dias, que continua a lidar com problemas físicos, não consta no onze inicial
    Nota para a titularidade de alguns nomes sonantes no futebol europeu, que tentarão ajudar a RD Congo: Aaron Wan-Bissaka, Chancel Mbemba, Axel Tuanzebe e Cédric Bakambu
    O NRG Stadium, em Houston, está cada vez mais composto a poucos minutos do apito inicial
    Começamos com o hino de Portugal perante um estádio perto da lotação esgotada
    1':
    Começou a partida! Rola a bola nos Estados Unidos da América
    3':
    Primeiros instantes com domínio claro por parte de Portugal, que conta com o controlo da posse de bola. A RD Congo, como seria de esperar, encontra-se mais recuada no terreno
    6':
    GOLO Portugal! João Neves marca João Neves marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Está feito o primeiro golo da partida! Pedro Neto desenhou um belo cruzamento para meio da área e João Neves (quem diria?) saltou mais alto que o seu adversário para cabecear para o 1-0. Bela entrada com as cores portuguesas
    11':
    RD Congo: Yoane Wissa olhou para a baliza de Diogo Costa e desenhou um bom remate de pé esquerdo, que não passou nada longe do poste direito. Primeira aproximação perigosa da RD Congo
    18':
    Portugal: Nuno Mendes aproveitou um passe espetacular de Bruno Fernandes, mas Bissaka realizou um grande corte e mandou a bola contra o lateral esquerdo, que não conseguiu finalizar
    21':
    Primeiros 20 minutos concluídos em Houston. Portugal começou melhor e inaugurou o marcador logo nos instantes iniciais. Desde então, os comandados de Roberto Martínez têm dominado o encontro em termos de posse de bola e poucas oportunidades concederam ao seu adversário
    23':
    Pausa para a habitual hidratação
    27':
    Jogo retomado
    41':
    Partida passa por uma fase com poucas oportunidades de perigo, apesar do domínio de Portugal nos dois lados do campo
    45 +5':
    GOLO RD Congo! Yoane Wissa marca Yoane Wissa marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Está feito o empate. Depois de um cruzamento no lado direito, Wissa apareceu livre de marcação e limitou-se a cabecear para o 1-1. A defesa portuguesa fica muito mal na figura...
    45 +7':
    Tudo contado numa primeira parte francamente aborrecida, excetuando os dois golos apontados. Portugal começou melhor, mas RD Congo chegou ao empate no último lance, na sequência de uma desatenção por parte dos comandados de Roberto Martínez. Muito para melhorar no que resta deste jogo...
    47':
    Bernardo Silva vai para o banco de suplentes após uma primeira parte MUITO abaixo das expectativas. O criativo passou ao lado do encontro e dá lugar a Francisco Conceição
    50':
    RD Congo: Cédric Bakambu trabalhou bem e rematou cruzado: Diogo Costa estava atento e fez uma defesa atenta
    55':
    GOLO INVALIDADO Portugal: Cancelo fez um pontapé de bicicleta e marcou golo, no entanto, o lance foi anulado por fora de jogo. Boa jogada por parte de Portugal, que descobriu o espaço necessário para um possível 2-1
    59':
    O lateral está de regresso ao jogo
    68':
    Portugal: Cristiano Ronaldo recebeu um passe de Francisco Conceição e rematou de primeira. Boa tentativa dos lusos
    69':
    Pausa para a habitual hidratação
    72':
    Recomeça a partida
    73':
    Portugal: Cristiano Ronaldo finalizou uma boa jogada coletiva, após um cruzamento de Francisco Conceição, mas ao lado do alvo pretendido
    76':
    Portugal cresceu de forma clara com as substituições operadas. RD Congo não consegue sair da defesa
    77':
    RD Congo: Cédric Bakambu conduziu um contra-ataque rápido e finalizou o mesmo com um remate ao lado. Que perigo!
    90':
    Portugal: Bruno Fernandes encarou a baliza contrária e rematou de pé esquerdo ao lado do alvo pretendido
    90 +5':
    O árbitro apita para o final da partida!
    Fim de Jogo:
    Tudo contado neste primeiro jogo. Portugal e RD Congo arrecadam um ponto cada, depois de um jogo bastante repartido. Os comandados de Roberto Martínez somaram dificuldades ao longo dos 90 minutos e entram no Mundial 2026 com o pé esquerdo diante de uma seleção com menos argumentos. Muito a melhorar no que resta da competição
    Melhor em campo:
    João Neves (POR) foi, para a redação do zerozero, o melhor jogador em campo. Num jogo coletivamente pobre, o médio esteve sempre num bom nível, depois de apontar o único golo com selo português

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    6.8 1
    Diogo Costa
    6.6 25
    Nuno Mendes
    6.9 4
    Tomás Araújo
    6.7 13
    Renato Veiga
    6.8 20
    João Cancelo
    7.3 23
    Vitinha
    7.3 8
    Bruno Fernandes
    Q
    7.9 15
    João Neves
    B
    6.7 18
    Pedro Neto
    6.5 7
    Cristiano Ronaldo
    6.2 10
    Bernardo Silva
    6.8 26
    Francisco Conceição
    6.5 17
    Rafael Leão
    6.4 2
    Nélson Semedo
    6.5 9
    Gonçalo Ramos
    6.9 17
    Cédric Bakambu
    Q
    7.2 20
    Yoane Wissa
    7.1 25
    Edo Kayembe
    6.4 8
    Sam Moutoussamy
    6.6 6
    Ngal’ayel Mukau
    6.7 2
    Aaron Wan-Bissaka
    6.9 22
    Chancel Mbemba
    6.7 3
    Steve Kapuadi
    6.4 4
    Axel Tuanzebe
    B
    6.9 26
    Arthur Masuaku
    6.3 1
    Lionel Mpasi
    6.8 14
    Noah Sadiki
    6.5 18
    Charles Pickel
    7.0 12
    Joris Kayembe
    6.6 24
    Gédéon Kalulu
    6.4 23
    Simon Banza

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    mikinhasrota 17-06-2026 20:22
    . . .
    É mandar já o ruca embora. Não sabe montar um 11. Não sabe mexer no mal que mete no 11. Rua. Fernando Santos é que tinha razão parece me a mim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    pedrinho_dgl 17-06-2026 20:21
    Jogo
    Resultado justo, jogo muito pobre de portugal, quase a todos os níveis, só se aproveitou a posse de bola, aí devemos ser reis deste Mundial. Tudo o resto mau, falta de intensidade brutal, jogo interior inexistente, transições horríveis, a própria defesa tremia por todos os lados nas poucas vezes que foi chamada a intervir.
    É uma pena ver tantos jogadores de qualidade formar uma equipa tão fraca, é preciso aumentar o nivel de exigência e não estar fiado no Ronaldo e Martínez para serem lideres desta seleção. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Taument_da_Silva 17-06-2026 20:21
    Portugal
    2016 foi a melhor coisa que nos aconteceu, é certo, mas ao mesmo tempo, também trouxe uma das maiores catástrofes que nos tem assolado desde então: não importa o que os nossos olhos nos digam, podemos estar a fazer as figura mais tristes em campo, mas há sempre um contingente de adeptos que saem-se com o "aahh, em 2016 também foi assim e no fim ganhámos". . . vi o jogo no tasco e estavam lá uns camelos que se saíram com esta, tive logo um deja-vu pois a mesma coisa está sempre...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    FU
    futeboli 17-06-2026 20:20
    choque realidade
    mais um jogo em que espanhol acha que está a fazer um excelente trabalho no seu mundo imaginário

    A seleção é das piores a jogar neste mundial. Precisa de melhorar mesmo muito

    Continuar assim, se chegar aos oitavos já é muito

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Fajoeiro 17-06-2026 20:19
    Poeta
    Jogo pobre com resultado justo. Como é possível manter o cristiano todo o jogo. O Diogo Costa mais uma vez tb não esteve bem, no golo saía destemido e socava a bola, falta-lhe humildade.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    brunoelclemente 18-06-2026 17:00
    humidade?
    socar uma bola fora da pequena area? quando esta era dos centrais. ok. felizmente nao és treinador. ve o lance novamente cepo
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 17-06-2026 20:29
    Editado a 2026-06-17 20:31
    Coragem
    Coragem falar mal do Diogo Costa. Eu quando falo dele na SELEÇÃO o pessoal diz não entendo nada disto . Minuto 34 diz tudo do Neuer tuga. Ja estava nervoso nesse lance que quase fazia grande asneira.

    Vi o jogo na SIC e o comentador teve a coragem de dizer que além da marcação ter sido péssima , o Diogo costa tem que sair dos postes naquele lance do golo!

    Por isso , parabéns por tocares num tema que muitos tem medo falar neste site! Contra o Marroc...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    brunoelclemente 18-06-2026 17:04
    comentadores da sic?
    quem o nuno luz? que percebe muito de futebol :D nenhum se aproveita na sic, para além do claro anti-portismo. Espero que portugal nao ganhe um unico jogo só por causa dos adeptos dos garrafoes.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    brunoelclemente 18-06-2026 17:02
    bom ragebait
    cruzmento tenso da direita na esquina da area, com a bola a descrever um arco por fora o que dificulta intercepçao do gk que esta de frente. Cabeceamento feito um pouco antes da linha da pequena area entre os dois centrais. Como é que o gk tem culpa seu lunatico? Pergunta a qualquer treinador de guarda redes de quem é aquela bola. Dificilmente qualquer guarda redes do top 5 mundial que tentasse socar aquela bola nao ficaria a meio no caminho e mal na fotografia. Faz um favor a ti mesmo e para de ser troll.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Blindsnake 17-06-2026 21:53
    LOL
    Até te respondia mas no Porto jogamos com 11. . . por isso. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 17-06-2026 20:44
    Bluenight
    Lá estás tu a ler o que convém para proteger alguém do teu clube . Como o comentador da SIC disse , existiu uma péssima marcação, mas o GR tem sair dali para socar a bola , mas tem que sair!

    Mas lá está , ninguém pode tocar nos azuis . Poxá , o Inácio é do meu clube w fiquei contente por ele não ter sido hoje utilizado no 11 , sei reconhecer que está numa péssima forma física neste final de época. E hoje contra o Congo o Homem talvez ainda ficasse mais...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 17-06-2026 20:38
    Disseste tudo!
    Existe um Diogo no Porto e outro na seleção. Claro! Como existe uma defesa no Porto e uma defesa na seleção. No golo do Congo, que é uma cabeçada à queima roupa, o Tomás Araújo, ficou a marcar o ar puro de Houston.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    OUltimoTemplario 17-06-2026 20:23
    Diogo?
    E os centrais? Vulgo Tomás que deixa o congolês completamente sozinho? E demasiado fácil culpar o GR. . culpar a defesa que foi uma nódoa do início ao fim já ninguém faz certo?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 17-06-2026 21:02
    Faz sim
    Falharam ambos nesse lance. As culpas de um não tiram as culpas do outro. Se viste o jogo, tiveste a excelente oportunidade de ver o redes do Congo em ação a resolver lances semelhantes. E até acho que neste momento o Diogo é titular indiscutível e desconfio que os nossos dois melhores centrais são o Rúben e o Tomás, só não sei se a melhor dupla porque jogam ambos no centro direito.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TheBlankSpace 17-06-2026 20:19
    Editado a 2026-06-17 20:30
    A passo
    Jogaram o jogo todo a caminhar a passo. . . parecia que ainda estavam na praia a caminhar à beira mar. . . . o mundial começou. . . niguém lhes avisou?

    Até agora neste mundial os jogos tiveram todos intensidade altíssima. . . . e depois entrou Portugal em cena a jogar em modo peladinha. . .

    Os centrais são absolutamente banais. . . no canto nenhum dos dois saltou sequer. . .
    Cancelo é um defesa que faz tudo bem menos defender. . .
    Vitinha jog...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MDS10 17-06-2026 20:18
    Não é novidade nenhuma.
    Já tinha dito na analise da convocatória.
    Portugal não tem isso tudo, que pintam, nem de sombras.
    Tem um excelente guarda-redes, 1 lateral que é dos melhores do mundo neste momento, 2 jogadores eficientes (Vitinha-Neves) no meio campo, mas que sozinho não ganham jogos, nem perto, e depois tem um Bruno Fernandes que para mim além de ser sobrevalorizado, dou-lhe um merito. Ao menos remata. Dou-lhe total mérito nisso. Fala-se na convocatória e no fundo quem é que...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ronaldinho-gaucho 17-06-2026 20:43
    MDS10
    acabei de dar uma olhada nas selecoes mais valiosas desse mundial
    França: € 1, 52 bilhão
    Inglaterra: € 1, 36 bilhão
    Espanha: € 1, 22 bilhão
    Portugal: € 1, 01 bilhão
    Alemanha: € 947 milhões
    Brasil: € 928 milhões
    Argentina: € 807 milhões
    Holanda: € 754 milhões
    Noruega: € 590 milhões
    Bélgica: € 548 milhões
    Temos bons jogadores em todas as posicoes e nos melhores clubes do mundo, falta de qualidade nao pode ser desculpa este ano
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 17-06-2026 21:22
    Papel
    É a melhor de sempre no papel. É a melhor geração de papel, não a melhor de ouro e isso em campo fica bem visível, ainda hoje o nosso soberbo meio campo fez um jogo estatísticamente muito bom mas criaram alguma coisa que se visse?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MDS10 17-06-2026 20:49
    ronaldinho
    A matemática faz parte do Futebol. Mas futebol não é só matemática. Não vou repetir tudo que já disse, não adianta.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ronaldinho-gaucho 17-06-2026 20:28
    Deixa de treta
    esta selecao tem sim qualidade(na teoria) para ser campeao do mundo, nao se tem que ter o elenco da franca para querer ganhar um mundial, ja em 22 ja tinhamos
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MattGroening 17-06-2026 20:35
    Qualidade?
    Mete mais tabaco nisso. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MDS10 17-06-2026 20:34
    Ronaldinho
    É a sua opinião. Não vou tentar priva-lo de tal. Mas aposto que não acompanhou outras gerações. Transparente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MattGroening 17-06-2026 20:26
    MDS10
    Concordo, estava a ver o jogo e pensei como é possível considerarem esta seleção melhor que a de 2000, 2004 ou 2006.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MDS10 17-06-2026 20:38
    MattGroening
    Mesmo. Nem que a dos anos 80. O problema é que na altura havia muitas gerações de ouro até em Roménias, Dinamarcas e etc, alinhado com o facto de os apuramentos só se passar 1, e não haver as selecções fracas que há hoje. Portugal tinha grupos com Dinamarca, Itália, Jugoslávia e uma Irlanda. Tanto é assim que os clubes iam a finais europeias, nas 3 competições, com equipas repletas de portugueses.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ronaldinho-gaucho 17-06-2026 20:16
    esta
    a europa toda falando do meio campo com vitinha, joao neves, bruno fernandes e B. silva mas infelizmente na selecao nao hà luis enrique
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Blindsnake 17-06-2026 21:49
    luis enrique
    LOL. . . Mas tu acreditas que o selecionador é que define as coisas? LOL

    Viesse o luis enrique e era a mesma coisa. Começavas na mesma a jogar com 10 ou então durava 2 dias na função de seleccionador.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 17-06-2026 20:26
    Ou
    Ou então os restantes franceses lá na frente 😉
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Taument_da_Silva 17-06-2026 20:25
    Ronaldinho-gauc ho
    Contratámos o espanholito errado. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 17-06-2026 20:18
    Em cheio!
    Subscrevo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    estaramosold 17-06-2026 20:16
    Seleção
    Agora já se podem acalmar todos com a ânsia de ver futebol medíocre (que é aquilo que se vê no mundial acima de tudo) e pensar em acabar com esta competição.

    Futebol sofrível, jogadores fisicamente extenuados, a segunda parte é penosa de ver.

    Mas como a maior parte gosta é de ver coisas extra-futebol, o Ronaldo desfilou no campo durante 90 min e já valeu o preço do bilhete para quem queria ir ao desfile de moda, no geral o jogo correu bem.

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    angelotim 17-06-2026 21:07
    Editado a 2026-06-17 21:09
    pensar antes de dizer disparates amigo
    Percebo o ponto sobre a globalização e a forma como isso mudou o futebol de seleções, mas acho que a leitura de “perda de identidade” não é assim tão linear.

    No caso da França, por exemplo, a maior parte dos jogadores não é “naturalizada” no sentido clássico — são jogadores nascidos em França, formados em clubes franceses e que passaram pelo próprio sistema de formação do país. Ou seja, continuam a ser o resultado direto do futebol francês, só qu...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    danimoura 17-06-2026 20:22
    estaramosold
    Extrapolar o que quer que se tenha passado nesta espécie de jogo de futebol para o restante campeonato é uma imbecilidade tremenda. Portugal sim parecia que estava a fazer um frete hoje, a velocidade de jogo foi estupidamente lenta, mas têm havido jogos interessantes, com equipas que vieram cá para jogar e ganhar, se as prioridades de Portugal são diferentes, não trespasse isso para as restantes selecções.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    estaramosold 17-06-2026 20:56
    Danimoura
    O futebol em contexto de seleções nacionais é péssimo em todos os contextos, principalmente no fim de uma época desportiva, é horrível e penoso para todos os envolvidos. Muita gente só vê a seleção a jogar e como é que podem gostar do jogo se o futebol praticado é deste nível?

    Mas eu até perdoava isso há uns anos atrás como no Euro2004 e outros, onde existia realmente um espírito de pertença a um país e onde havia sentido confrontar outros países/seleçõe...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sabman81 17-06-2026 20:21
    Infelizmente e assim
    Sinceramente perferia ver um Paulinho em campo em vez de ver outras estrelas a contar passos. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Minnowkr 17-06-2026 20:16
    Portugal
    Que grande jogo, quem diria que o Ronaldo jogar 90 minutos contra o poderoso Congo ia oferecer tantas coisas à equipa, velocidade combinações, atração de marcação de 3/4/5 jogadores adversários, e libertar espaços para os colegas, pressão a defesa adversária, finalização, etc etc.

    Espetacular, agora é continuar assim!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TomPen_94 17-06-2026 20:16
    Gosto sempre de sguir o Mundial
    Até que Portugal jogue. Depois é só azia.

    Já não tenho nada para dizer que não tenha dito antes. Eu só esperava, que após a Liga das nações no ano passado, que tivéssemos encontrado uma maneira de fazer esta equipa jogar. . .

    I'm tired, boss. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 17-06-2026 20:15
    Infelizmente não surpreendeu
    Jogo mole no seguimento dos jogos de preparação, talvez a condição física não permita muito melhor. Mendes talvez nem devesse ter jogado, não sei se faz parte do plano de recuperação dar-lhe cerca de uma hora de jogo, só se for isso. De resto o costume, jogo a passo, bola para o lado e para trás. Só no finalzinho é que se lembraram de tentar fazer alguma coisa, quando já não dava tempo, um pouco à imagem da entrada do Ramos - 10 minutinhos para ver se ganhamos isto. Di...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SalgadoNevoa 17-06-2026 20:12
    Ronaldo
    Acho que fez mais um jogão, e se ele quiser, deve jogar mais um mundial (ou 2). Ele que decida.
    Entretanto, os restantes avançados com nacionalidade portuguesa só têm de esperar que se aposente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 17-06-2026 20:18
    Verdade
    Mas estaria muito mais descansado se o problema fosse (só) o Ronaldo. Dos nossos craques todos quem é que hoje fez um jogão? O Ronaldo esteve ao nível, não destoou do resto da equipa.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SalgadoNevoa 17-06-2026 20:55
    Caiuslaurus
    De acordo. Não é, de todo, o unico problema desta "equipa". E é triste que este seja o novo normal do Cristiano.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    OUltimoTemplario 17-06-2026 20:12
    Portugal
    Bora para a praia amanhã? Houve tudo menos vontade… fizemos o mais difícil e depois como somos uns tansos deixamos um gajo completamente sozinho na área… Portugal tem de formar centrais urgentemente… não há nenhum que valha 1, NENHUM!
    Isto devia dar carga extra de treino amanhã, já que não fizeram nada hoje… querem levar a bola para casa? Estão proibidos de rematar? Porque raio o primeiro remate de longe é aos 90min? Estamos a brincar? Estão com uma vontade de repres...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    davidespinola 17-06-2026 20:21
    Portugal
    Portugal sempre jogou assim, devagar, devagarinho. Mas se para eles está tudo bem, para mim ainda melhor. Não vale a pena levar esta selecão a sério.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Bluenight 17-06-2026 20:11
    Jogaço!
    773 passes da equipa portuguesa! Que delicia! Que categoria!

    Foram passes curtos, passes longos, passe para o lado e passes para trás, uma passadeira no golo do Congo e dois pássaros a voar!

    Portugal é com este feito, os tais 773 passes, a equipa dos passarinhos!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 17-06-2026 21:32
    É verdade
    Como muitos lhe chamavam, a Tartaruga William disto também fazia bem e ao menos na hora de defender estava sempre lá e era uma parede. Só digo isto para ver se a malta começa a perceber o que realmente é este meio campo de ouro. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sabman81 17-06-2026 20:11
    Editado a 2026-06-17 20:22
    Vergonhoso
    Esta federação devias ser demitida a muito tempo. Martinez não e treinador para nossa seleção PT, existe bons treinadores com gema PT para comandar a nossa seleção. CR7 já não e jogador para 90min, mas infelizmente existe muito negocio por trás para que CR7 bata recordes e esqueçem se que existe uma seleção com muito talento. Espero que Martinez e membros da federação vá com ele embora, já basta!!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 17-06-2026 20:10
    Editado a 2026-06-17 20:13
    Só craques
    Claramente, a culpa foi do sorteio, que nos colocou contra esta magnífica equipa do Congo!
    E para não piorar as coisas, a meteorologia está contra nós. . . nem nos deixou treinar descansados na praia. O Vitinha claramente não quer que a Bola de Ouro seja fácil e está a dar hipóteses à concorrência neste Mundial.

    Tenham calma, isto aqui é só craques. Está tudo controlado, apesar do azar que temos , o azar de escolhermos a música do Pedro Abrunho...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    brunoelclemente 18-06-2026 16:58
    belos baits
    mereces o premio do ragebait
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Avozinho 17-06-2026 20:50
    Agora
    Não percebi os dislikes. É a segunda vez que acertas e volto a pôr novamente like.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MattGroening 17-06-2026 20:10
    Até nem foi mau o resultado
    Futebol lento, sem garra, os criativos do meio campo não fizeram a diferença, jogamos com 10 o jogo todo, por tudo isto até nem foi mau o resultado.

    O número 7 tem de estar sempre em campo os 90 minutos? Assim é difícil jogar 10 contra 11, enfim como já referi antes, duvido que passem os dezasseis avos de final.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Caiuslaurus 17-06-2026 20:49
    Não jogámos com 10
    Se tivéssemos jogado com 10 talvez tivesse dado para ganhar, o problema é que jogámos com menos do que 10. Acho que cada um não valeu muito mais que meio. O Ronaldo não destoou dos restantes colegas. Jogámos com uns 6, até foi um bom resultado, se para nosso azar os congoleses se têm apercebido que só estávamos a jogar com 6, tínhamos sido atropelados. Valeram os nomes dos nossos jogadores, o Congo teve medo desses nomes, foi o que valeu.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    davidespinola 17-06-2026 20:27
    Menos 10?
    Jogámos sem os 11 diz antes. Tirando o Francisco Conceição, ninguém jogou nada. Zero.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 17-06-2026 20:11
    Lol
    Como a culpa fosse só dele hoje . O único soube jogar com o PL foi o Francisco Conceição. O resto era passes para o lado!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MattGroening 17-06-2026 20:15
    PL
    Qual? O que jogou 10 minutos?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HD
    HD_L 17-06-2026 20:09
    Que jogo fraco
    Marcamos cedo e depois perdemos interesse em jogar para a frente. Vitinha e Bruno Fernandes ao mesmo tempo tira demasiada intensidade à equipa. Precisamos de jogar rápido e parece que quase todos querem jogar só com a bola no pé.

    Muitas vezes havia um círculo de 20 metros no meio do terreno sem presença de ninguém de Portugal. Os extremos e o Bruno Fernandes encostavam-se à defesa adversária, como o Ronaldo, e o Vitinha e o João Neves recuavam para junto dos centra...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    weavilexd64 17-06-2026 20:09
    Tunísia
    Era fazer igual eles e mandar este careca embora de uma vez por todas, se há coisa boa que poderemos tirar da mais que provável eliminação é a saída deste incompetente, isso será uma vitória também.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Blindsnake 17-06-2026 21:40
    Ramos é um jogador medíocre. . .
    Talvez. . . mas corre, coisa que o jogador medíocre que está a ocupar o seu lugar não faz. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MattGroening 17-06-2026 20:12
    O careca
    e o número 7
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    weavilexd64 17-06-2026 20:16
    Vai ser o último torneio dele
    o CR7 nem foi o principal culpado deste jogo, mas se queres tanto que ele saia, este vai ser o último torneio dele, vai fazer o último ano de Al-Nassr chegar nos 1000 golos e termina a carreira.

    Agora vamos continuar com o mesmo problema, já que não temos ponta de lança, Ramos é um jogador medíocre, com todo o respeito ao jogador.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tobin 17-06-2026 20:09
    PORTUGAL
    FRACO MUITO FRACO

    FALTA DE IDEIAS, FALTA DE VONTADE, FALTA DE TUDO
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ronaldinho-gaucho 17-06-2026 20:08
    Tinha dito
    que seria empate mas riram de mim no trabalho, este congo desde que entrou este treinador defende quase com excelencia marcar 1 golo a este congo nao e facil para nenhuma selecao, e outra coisa, mais cedo lancei meu 11 com o chico a titular na esquerda mas o careca demora para perceber as coisas
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ricardocortes454 17-06-2026 20:08
    Portugal da desgraça
    Não jogam absolutamente nada, desde a falta de ideias à falta de vontade em jogar e uma melancolia em campo se resume o que foi o jogo de hoje.
    Entrar todos os jogos com menos 1 em campo em que não traz nada de novo ao jogo e ainda tira a oportunidade de outros poder jogar, o que tenho a dizer é que não vale a pena continuar neste mundial porque conseguiram jogar pior que a Espanha
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lamela4President 17-06-2026 20:08
    Por favor retirem estes atrasos da equip
    Roberto Martinez tem que sair, não percebo como é que não foi despedido no dia 1 de pegar na nossa seleção, não faz NADA bem.

    Pedro Neto como previsto devia-se ficar pelo berlinde, que falhado autêntico
    Renato Veiga terrível jogador terrível jogo

    Bernardo Silva jogo infeliz, quando era muito melhor não era tão utilizado agora mais velho é que o utilizamos.

    Estrutura tática terrível, o vitinha muito mais atrás do que devia,...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    jorgemartins575 17-06-2026 22:31
    Lamela4Presiden t
    Não acho que o Pedro Neto tenha sido dos piores, ele tentava arranjar espaço de forma a cruzar a bola para alguém na área aproveitar e o Renato Veiga até foi dos melhores, até tentou várias vezes isolar o Pedro Neto e o Nuno Mendes e até acertou nalgumas
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    cardoso7 17-06-2026 20:13
    Pedro Neto
    Só por acaso fez um cruzamento perfeito que deu o único golo. Já o Rafael Leão. .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Lamela4President 17-06-2026 20:13
    A adicionar
    Ah e por favor parem de pensar que o Francisco Conceição não é um jogador terrível, até lhe dou um bocado de crédito que ele pode entrar aos 80 e matar-se no campo para marcar um golo mas ele é uma completa nódoa não vai fazer nada aos 60
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Blindsnake 17-06-2026 21:39
    LOL
    Até pode ser. . mas nas tuas queixas faltam os piores jogadores deste jogo. . . vá lá, sei que não gostas mas diz quem foram. . . tu consegues. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    zyxw__4321 17-06-2026 20:07
    Portugal
    Uma preparação má dá nisto. Isso, e más mexidas. O Ronaldo fazer 90 minutos pela seleção em 2026 é inaceitável.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    sabman81 17-06-2026 20:17
    €€€
    Muito negócio por trás da cortina. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    jogo em destaque

    Uquarta, 17 junho 2026 - 18:00
    NRG Stadium
    Abdulrahman Al Jassim
    João Neves 6'
    Yoane Wissa 45'

    Sondagem

    Qual vai ser o resultado do jogo entre Portugal e RD Congo?
    Portugal
    Portugal
    Empate
    RD Congo
    RD Congo

    Tópicos Relacionados

    Outras Notícias

    Benfica diz adeus à capitã Carole Costa
    Liga BPI
    Oficial
    Central em final de contrato
    O Benfica, hexacampeão nacional feminino, continua a dizer adeus a várias jogadoras nos últimos dias e, esta sexta-feira, foi a vez de confirmar a saída da central e ...
    26-06-2026 14:36

    Notícias Relacionadas

    Portugal pode assegurar passagem à próxima fase já esta noite: os cenários em cima da ...
    Mundial
    Destaque
    Lusos defrontam a Colômbia na madrugada de domingo
    Depois do empate 1-1 frente à RD Congo e da vitória expressiva por 5-0 diante do Uzbequistão, Portugal já começa a olhar para a ...
    26-06-2026 11:29E9

    Últimos Comentários