solverde
    Matematicamente leões estão fora da luta do título

    Cinco pontos que explicam a quebra de rendimento do Sporting

    Publicado em: 2026/04/30 10:41 Atualizado em: 2026/04/30 12:43
    Cinco pontos que explicam a quebra de rendimento do Sporting
    OS CINCO PONTOS EM ANÁLISE

    Em 2025/2026, o Sporting tem experienciado uma autêntica montanha-russa de emoções. A realidade é que, depois de tantos pontos altos, os leões estão agora a atravessar a pior fase da temporada, algo que não poderia ter vindo em pior altura, por coincidir com o fim da época - momento das grandes decisões.

    Veja Também

    O conjunto comandado por Rui Borges chega ao final de abril com cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória e o empate ao cair do pano - nos descontos - com o CD Tondela (2-2) foi a cereja no topo do bolo nesta fase menos conseguida. No duelo com os beirões, a turma verde e branca chegou aos três jogos consecutivos sem vencer em casa pela primeira vez em cinco anos e meio.

    Outro dado do último desaire do Sporting aponta que os leões já perderam nove pontos no tempo adicional, precisamente a quantidade que separa a equipa de Alvalade do FC Porto, terceiro e primeiro classificados, respetivamente.

    Depois do empate a duas bolas com os beirões, o timoneiro dos leões foi bastante sincero: «Exijo cada vez mais de mim para ser melhor e ultrapassar a fase menos positiva. Não é por falta de atitude - se isso existisse era um problema grave para mim... Eles querem, às vezes não sai como querem, e a confiança nota-se que não é a mesma de há uns tempos. Faz parte. Nestes cinco anos de conquistas, o Sporting passou por momentos menos bons, portanto temos de saber ultrapassá-los.»

    Após reunir os dados referidos anteriormente e ouvir as declarações do técnico verde e branco, o zerozero propôs-se a dissecar os cinco pontos que mais contribuíram para esta quebra de rendimento do Sporting.

     

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    OS CINCO PONTOS EM ANÁLISE

    jogos históricos

    Uquarta, 29 abril 2026 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Fábio Veríssimo
    Luis Suárez 62'
    Salvador Blopa 90' (p.b.)
    João Silva 79' (p.b.)
    Cícero Alves 90'

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    fcportoallez 30-04-2026 19:53
    Pontos perdidos nos descontos
    Deviam ser mais, então e a quantidade de pontos ganhos nos descontos? Isto chama-se karma. Tanto tempo se aguentaram na luta pelo título ao alcançar a vitória em tempo de descontos, havia de chegar a altura em que começariam a perder pontos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Messinaldo 30-04-2026 22:11
    Editado a 2026-04-30 22:12
    Lol
    Diz-me só uma coisa . O teu clube não teve nenhum jogo em que foi beneficiado está época ?

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    moumu 30-04-2026 17:59
    SCP
    Algum azar nestes ultimos 2 jogos mas prontos se calhar como disseram no forum aqui há dias o SCP pode ter sentido na pele a derrota com o SLB, de qualquer maneira tirando a pecha de quase não marcar pontos com o top-4 a equipa esteve bastante bem apresentando o melhor ataque e foi bastante longe na Champions, acho que Varandas não vai mexer no posto de técnico pois Rui Borges foi campeão o ano passado e ainda pode vencer a taça este ano, por isso acho que não é boa altura para despedir o Rui Borges.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    MasterOfPuppets- 30-04-2026 17:37
    Sporting
    Com as lesões que o Sporting teve é impossível não haver desgaste, a gestão do Rui Borges pode não ter sido a melhor, mas, foi a possível. Nem Porto, nem o Benfica tiveram tanto azar, por isso, chegam melhor nesta fase da época, é ver a gestão que Farioli fez no Porto, se tivesse tido tantas lesões não podia ter gerido a equipa. Farioli geriu como quis, conseguiu poupar a equipa na Liga Europa, enquanto o Sporting foi "obrigado" a ir a jogo com os melhores e quase fez his...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Mikhal18 30-04-2026 14:41
    Rui Borges
    Agora que o Amorim tá sem clube, não me admiro se ele volte ao Sporting e o Rui vai ter que se ver noutro clube.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tobin 30-04-2026 17:00
    Mikhal18
    Amorim teve o seu tempo.
    Optou pelo dinheiro invés do projeto desportivo. Tão cedo não voltará ao Sporting, por ele e pelos sportinguistas
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 30-04-2026 15:27
    Mikhal18
    Já a mim chocava-me uma vez que foi reportado vez e vez sem conta que não só o Amorim vai tirar um ano de sabática, como se há coisa que ele tem descartada é um regresso a Portugal, mas sonhar é sempre bom.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    dp_69 30-04-2026 14:06
    Dúvida
    Só tenho uma dúvida, para os Sportinguistas este pode ser o 31° campeonato nacional do Porto ou é o 34°?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tobin 30-04-2026 16:58
    dp_69
    Havendo justiça nem metade tinham. Metade foi com alegada batota
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Tobin 30-04-2026 21:32
    jsilva77
    Mas alguém está a tirar o mérito da conquista do FC Porto desta época?
    Eu até já dei os parabéns, foi merecido.
    Este título está incluído na lista de épocas que ganharam com mérito e sem batotas.

    Agora o que é ridículo é haver portistas a encherem o ego com títulos que sabem que foram ganhos com batota e orgulharem-se disso.
    Só falta virem alegar que Sócrates, Vieiras, Salgados etc são todos inocentes.

    É até assustado...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    danimoura 30-04-2026 18:28
    Tobin
    "Havendo justiça nem metade tinham. Metade foi com alegada batota"

    Agora fiquei confuso. . . Foi ou não foi? Se apenas é "alegada batota" porque que raio, havendo justiça, o Porto nem metade (dos campeonatos) deveria ter? E será que o Porto teria sido o único a "alegadamente fazer batota"? Se perguntar ao Howard King ou ao Jorge Gonçalves poderá ficar com uma ideia diferente. . .

    Agora pode voltar a enfiar a cabeça na areia. . . O Sporting nunca corro...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JS
    jsilva77 30-04-2026 17:29
    Sempre a mesma argumentação
    Vergonhosa . . . Lamentável . . . Ridícula . . . Em vez de darem mérito a uma equipa de quem estão a 9 Pontos, e poderiam ser bem mais . . . Depois de irem ganhar um troféu à custa, isso sim . . . De mentira . . . De injustiça . . . De habilidades . . . Adepto à imagem do seu Presidente . . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    _Drifter1_ 30-04-2026 17:00
    Editado a 2026-04-30 22:15
    Tobin
    Com o Cashball ou com dinheiro roubado aos portugueses e aos angolanos ? Nenhuma dessas foi alegada.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    fmn_69 30-04-2026 13:17
    Resumo
    N rodaram jogadores pq quiseram, ou pq o treinador n confia nos jogadores que tem no seu plantel.
    Lesões? Temos um central titular que se lesionou logo no início da época, jogamos meia época com 3 centrais. 2 pontas lanças lesionados, e que seriam as 2 primeira opções. Queria ver o Sporting meia época sem Suárez e o Grego. Latetais tb muitas vezes Lesionados. . .
    Para passar de fase na champions é preciso marcar. . .
    Qt a calendário o porto teve em 2 semana...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    3D
    3dA 30-04-2026 15:19
    fmn_''69''
    Se há coisa que me diverte nos portistas é como constroem e acreditam MESMO nas próprias mentiras.

    O Sporting no início da época esteve simultaneamente sem Diomande (quase 2 meses) e Maxi (mais de 1 mês). Pote parou 3 semanas e um mês depois parou 1 mês e meio - como dá para ver em campo, está morto. Entretanto, já Quenda se tinha lesionado (de fora 4 meses) tal como Ioannidis (quase 1 mês) que depois parou 1 mês e meio e assim que voltou parou novamente, estand...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    3D
    3dA 30-04-2026 15:47
    Editado a 2026-04-30 15:48
    Ultras-__FCP
    Argumentação poderosa, sim senhor. Rui Borges esteve grande parte da época sem Pote, Ioannidis, Quenda e agora ficou sem L. Guilherme e N. Santos, queres que faça que gestão no ataque a competir com Porto por campeonato e Taça + quartos-de-final da Champions?
    Tem culpa no jogo em Braga (permitiu que recuássemos demasiado cedo, não mexendo) e no Dragão em que devíamos ter jogado para ganhar e perante um Porto à sua imagem (sólido mas sem ideias) só mexeu...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 30-04-2026 15:25
    3dA
    Concordo, acho que a gestão do Rui Borges foi sempre feita de forma exímia, a renovação é sem dúvida o passo certo, e não de apenas um ano, pelo menos cinco, para dar confiança ao treinador e ao projeto.

    Sabes o que não me divertiu muito recentemente? Não ser campeão e ter que jogar na Liga Europa, algo que tu estás prestes a descobrir. Mas ao menos sempre te podes divertir com as crenças dos portistas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DanielCosta19 30-04-2026 13:16
    Quebra Sporting
    Acredito que se tivesse sido feita uma melhor gestão dos jogadores, não chegamos a este ponto. O Sporting está assim por culpa própria, quantos jogos demos goleadas ainda cedo no jogo e ainda assim ficaram substituições por fazer e mantivemos os Hjulmand, Trincao, Suarez, Maxi, etc os 90 mins? Foi completamente escusado. Muita gente dá o exemplo do Farioli rodar quase a equipa toda para as diferentes competições, mas aí, até dou de barato, porque uma coisa é rodar a equipa...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    Últimos Comentários