Que é feito de Simon Vukcevic? Foi esta a pergunta que nos fizemos antes de partirmos para o telefone para falarmos com o antigo camisola 10 do Sporting. Para além dos arrependimentos, contados na memória que nos trouxe do último Sporting x Benfica, o médio falou-nos do que tem visto do clube.
Para Simon, a este Sporting ainda «falta um bocadinho», apesar do «bom caminho» que tem sido tomado recentemente. O ex-Balckburn falou também do homónimo Nikola que joga no SC Braga e não descartou poder voltar... Se bem que, para isso, terá que haver convite de alguém.
O Sporting atual
Continua a acompanhar o Sporting?
Sim, claro.
Na sua altura, o Sporting ganhou a Taça [em 2008], mas só voltou a conquistar um troféu na época passada. Entretanto, ganhou a Supertaça e é líder do campeonato. O que tem achado?
Está um Sporting diferente, mas, sinceramente, penso que ainda falta alguma coisa, não sei se estou a escolher as palavras certas. É apenas a minha opinião. Quando vejo os jogos do Sporting, não me dão segurança, aquela que o FC Porto tinha quando ganhava os campeonatos na minha altura. Estás a ver? Estão no bom caminho, mas olho para aqueles tipos e penso que falta alguma coisinha...
Está a dizer que o que falta não é um jogador ou um treinador, é algo psicológico.
Psicológico, sim. A equipa não está segura e dominadora no campo. É isso que eu vejo. Mas, claro, o Jesus chegou agora e não é em três meses que se muda tudo.
Mesmo nos jogos que tem ganho.
Sim, porque não ganha com grande superioridade, não ganha fácil, é sempre a sofrer. Está no bom caminho, mas ainda falta até aos adversários sentirem realmente aquele medo pelo Sporting.

As saudades especiais e a carreira diferente
Saudades de Portugal?
Sim, tenho saudades de Portugal e desse campeonato. Olha, muita gente me pergunta pela Premier League, pelo futebol inglês, mas eu digo que não sinto saudades desse como sinto do português.
Então porquê?
Não sei... Aqueles jogos da liga portuguesa, aquela tensão, a envolvência das pessoas... Não sei, gosto disso. Ninguém tem que concordar, é a minha opinião.
Mantém contacto com pessoas do Sporting?
Não. Antes sim, com o meu bom amigo Eurico Gomes, mas agora não. Falava também com o Postiga, mas depois ele foi embora. O Sporting já não está igual, mudaram quase todos os jogadores da altura.
E essa carreira? Está bem agora?
Sim, agora estou bem. Andei com problemas nas pernas, lesionado, mas agora estou saudável. É o mais importante.
Está cá em Portugal outro Vukcevic. Depois do Simon, agora é o Nikola [no SC Braga]. Está a acompanhar?
Sim, e ele está a jogar bem. No início não teve vida fácil, não jogava, andava na equipa B. Entretanto teve oportunidade e está a agarrá-la num clube muito bom. Um clube muito organizado, com uma excelente estrutura, um pouco como o FC Porto. Ele que fique por aí, até pode acabar a carreira no SC Braga que está muito bem.
E o Simon, podemos voltar a vê-lo por cá?
Sim, eu não tenho nenhum problema com isso. Mas claro que não posso chegar aí e dizer 'boa tarde, estou aqui. Quando começamos?' [risos].
Mas, se lhe perguntarem se quer voltar, a resposta pode ser mesmo essa, não é?
Sim. Foram quatro anos e, se fosse agora, disfrutaria 10 vezes mais do que antes, porque tenho um pensamento totalmente diferente.




