solverde
    A vida do leão

    Sporting: O que mudou desde o último troféu

    Publicado em: 2012/12/19 00:14 Atualizado em: 2012/12/19 12:32
    Sporting: O que mudou desde o último troféu

    O Sporting Clube de Portugal nasceu sob o signo do leão, mas nos últimos anos vive longe da garra e domínio do rei da selva. A bandeira verde tem vindo a perder cor e nunca como antes... o verde foi a cor da esperança para os lados de Alvalade.

    Mas afinal o que se passa com este Sporting? Godinho Lopes, atual presidente, admite que se vivem «dias delicados» numa 'clínica' onde há «muitos médicos» mas onde demora a aparecer a cura para salvar o leão. O zerozero.pt leva-o numa viagem a recordar o que tem sido o Sporting desde a conquista do último troféu.

    De Paulo Bento a Vercauteren

    O último título do Sporting foi em 2008, com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira. Paulo Bento, agora selecionador era o técnico. De lá para cá, o treinador que era «forever» saiu e o Sporting entrou numa espiral de resultados menos bons. Claro que se pode falar na bela campanha na Liga Europa do último ano; Sporting chegou as meias-finais. Porém, já ninguém esconde que os leões querem mais, muito mais. A história, a honra e a glória deste clube pedem mais (muito mais).

    Paulo Bento, o último treinador que ganhou um troféu em Alvalade, era o rosto do 'projeto' de José Eduardo Bettencourt. O treinador, que chegou dos juniores, acabou pode deixar o clube ao fim de 195 jogos, tendo vencido 118 dessas partidas, empatado 46 e perdido apenas 31 vezes. Há, por assim dizer, um Sporting antes de Bento e depois de Bento.

    A solução de recurso, no jogo seguinte, chamou-se Leonel Pontes. O homem que se encarregou de cuidar de Cristiano Ronaldo quando este chegou ao Sporting... foi chamado para orientar a equipa a 8 de novembro de 2009. Diante do Rio Ave... o Sporting empatou a dois golos.

    ©Carlos Alberto Costa
    Seguiu-se Carlos Carvalhal. Novo treinador português, esteve 33 jogos no banco leonino, tendo vencido 16 jogos, empatado 7 e perdido 10.

    Em 2010/2011, Paulo Sérgio chegou a Alvalade, depois de ter sido treinador do Paços de Ferreira e do Vitória de Guimarães. O técnico que tanto pediu um «pinheiro» para o ataque esteve à frente dos leões em 38 jogos: 20 vitórias, 8 empates e 10 derrotas.

    O empate a duas bolas com o Rangers foi a 'gota de água' que ditou a saída de Paulo Sérgio de Alvalade.

    Para o seu lugar foi chamado de urgência Alberto Cabral (adjunto de Paulo Sérgio) assumiu a equipa num jogo apenas e... perdeu com o Nacional, na Choupana.

    Bettencourt também não resistiu ao momento leonino

    Mas não eram apenas os treinadores que iam entrando e saindo do Sporting. Os presidentes também. José Eduardo Bettencourt demitiu-se da presidência do Sporting, após a derrota da equipa, em casa, frente ao Paços de Ferreira (2x3).

    É «o melhor para a vida do Sporting», alegou na altura.

    O clube do leão entrou, desde logo, num momento de reflexão e foi a votação. Os sócios leoninos foram chamados a escolher novos corpos sociais. Foram a 'jogo' muitas listas mas Godinho Lopes levou a melhor.

    ©Carlos Alberto Costa
    Luís Duque, Carlos Freitas e Domingos Paciência eram os rostos da equipa/projeto de Godinho Lopes.

    O Sporting começou bem, ia ganhando jogos e garantiu até a qualificação para a final da Taça de Portugal, no Jamor. Porém, Domingos Paciência (que tinha levado o SC Braga a uma final da Liga Europa na época anterior) caiu ao fim de 36 jogos no reino leonino.

    Domingos: um voto de confiança num dia, o despedimento no outro

    O antigo avançado do FC Porto, que tinha deixado trabalho feito por onde foi passando, recebeu um voto de confiança de Godinho Lopes, a 11 de fevereiro de 2011, após perder com o Marítimo. No dia seguinte, no entanto, Domingos Paciência recebeu 'guia de marcha' de Alvalade.

    Após Domingos, Godinho Lopes viu em Sá Pinto o rosto da mística leonina. Sá Pinto, coração de leão, era visto - por Godinho Lopes - como o homem que podia colocar o rei da selva a mandar (outra vez) no seu território. Sá Pinto continuou a caminhada de sucesso de Domingos na Liga Europa. A equipa foi às meias-finais, tendo apenas sido eliminada pelo Athletic Bilbao.

    Mas (há sempre um mas) a final do Jamor, perdida para a Académica, marcou um momento de viragem nos resultados do leão. Daí em diante nada foi como dantes e o 'coração de leão... começou a bater menos'.

    Claro que Sá Pinto bem proclamava o «esforço, dedicação, devoção e glória», mas o futebol é mais (muito mais) que simples amor e competência por um clube; o mundo da bola vive de resultados.

    Sá Pinto, visto por muitos como o 'verdadeiro leão', seguiu o caminho de tantos outros. Ao fim de 30 jogos, 15 vitórias, sete empates e oito derrotas... fez as malas e deixou Alvalade.

    ©Carlos Alberto Costa
    Tal como em outras situações, o Sporting espreitou para os escalões de formação para encontrar a solução de urgência. Chamou-se Oceano Cruz e teve estreia de fogo, no Porto, tendo saído queimado com a chama do Dragão. Oceano, que em tempos viveu dias de glória como patrão da defesa verde e branca, esteve à frente da equipa durante quatro jogos. Somou um empate e três derrotas.

    Começa hoje a «era Jesualdo»

    Godinho Lopes viu-se obrigado a mudar a estrutura. Não chegava apenas mudar de treinador. Sairam Luís Duque e Carlos Freitas. O Sporting continuava a viver dias de mudança.

    Mas era preciso encontrar novo treinador. Foi na Bélgica, que Godinho encontrou Franky Vercauteren. O novo treinador, que já leva nove jogos, apenas soma duas vitórias; Videoton para a Liga Europa (numa partida em que o Sporting já não tinha oportunidade de seguir em frente) e SC Braga para o campeonato.

    As tais mudanças que tem sido feitas continuam. Agora, a partir de hoje, assume funções Jesualdo Ferreira. O «treinador dos treinadores», como Godinho Lopes o denominou, começa a trabalhar na casa verde e branca e tenta devolver a esperança a um clube que faz do verde a cor da sua vida.

    É que o futuro está ao virar da esquina. Resta saber o que se vai seguir, nesse tal futuro, no emblema que tem o Portugal cravado no nome.

    Advertisement

    Franky Vercauteren
    Nascimento/Idade1956-10-28(69 anos)
    FunçãoTreinador

    Fotografias(39)

    Franky Vercauteren aconselha calma

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    BA
    BarrileteCosmico 20-12-2012 14:40
    Contradições
    Este texto, que faz um bom resumo dos últimos anos do Sporting, acaba por indirectamente levar àquela que para mim é a principal razão da crise do clube. Embora não seja aqui referenciado, durante a era Paulo Bento o Sporting regra geral fazia primeiras metades da temporada fracas e na segunda metade recuperava de 4º, 5º lugar para 2º. Lembro-me que todos os anos os sócios e adeptos pediam a demissão do treinador, alegando que a equipa não jogava bem, não era feita boa gestã...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TI
    TiagoQA 19-12-2012 23:38
    Equipa
    Na minha opinião o sporting precisa de mudar muitos jogadores, vender os que lá não fazem nada e comprar ou apostar nos b's, labyad, viola, rojo, vieram como selo de bons jogadores e ainda não vi nada de especial. o problema não é só treinadores, os jogadores contam e alguns para mim tavam era na b.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DA
    danyal 19-12-2012 18:33
    para analise
    Vitória/Empate/Derrota (percentagem)

    P Bento
    TOTAL 60, 89% 23, 27% 15, 84%
    Campeonato 61, 11% 24, 60% 14, 29%

    Carlos Carvalhal
    TOTAL 47, 06% 23, 53% 29, 41%
    Campeonato 50, 00% 20, 00% 30, 00%

    Paulo Sérgio
    TOTAL 52, 63% 21, 05% 26, 32%
    Campeonato 45, 00% 30, 00% 25, 00%

    Domingos Paciência
    TOTAL 54, 29% 25, 71% 20, 00%
    Campeonato 50, 00% 27, 78% 22, 22%...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Goncalo_Rijo 19-12-2012 15:39
    De nada ZeroZero ;)
    Corrigiram os erros, é sempre um prazer ajudar :)

    Eu até gostei do Carvalhal, tive muita pena e achei mal a decisão de não renovar com ele para ir buscar o Paulo Sérgio (que depois foi o que foi).

    Lembro-me que começámos bem com ele, depois tivemos um período mau que não ganhámos durante 8 jogos consecutivos ou que foi, mas depois atinámos, e a partir daí fizemos bons jogos e conseguimos boas vitórias, o Sporting nessa altura tinha fio de jogo. <...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BA
    bacuradas 19-12-2012 12:15
    falta muita coisa.
    falta liderança e alguem que tenha ideias convictas e sem medos! quando GL diz que contratou muitos jogadores para poderem integrar posteriormente jogadores da formação, contratam jogadores sem provas dadas e sem qualidade? que servem apenas para tapar talentos como A: Silva A. Martins, A. Santos? o treinador não vê que o mal do Sporting não é o ataque nem a defesa, mas sim o meu campo, não é o Cedric que defende mal? Elias e pranjnic deixam rinaudo sozinho e não consegue um jogo ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ghost_rider 19-12-2012 12:10
    sportingCp900
    rojo é bom jogador precisa de tempo mas é o melhor central ate agora, xandao tb embora acho que se devia apostar em carriço!!

    mas temos ilori e pedro mendes o prob é que sao mto novos para titulares. . contudo n entendo mesmo o empréstimo de Onyewu

    agora diz-se valdes enfim. . matias na altura era tb enfim. . mas o que é certo é que, mais o matias, davam segurança. agora izma. . deve sair. . o elias. . que pensei que seria uma grande contratação. . que...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AS
    aslan 19-12-2012 11:43
    Ghost_rider
    Concordo com o que dizes, mas um dos problemas deste Sporting é a falta de tempo, com isso vai-se perder bons jogadores, Carrillo e Labyad jogam pouco, André Martins e Adrien não jogam.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ghost_rider 19-12-2012 11:09
    aslan
    temos qualidade. . não temos é essa qualidade lapidada

    tens alem de wolfs, capel, insua como dizes, rinaudo, rojo, adrien, andré martins, carrillo e labyad

    a questão aqui, e pergunto-te é compara as idades com que estes jogadores são titulares com os que disseste em 2008 quando jogavam. . e mais essa fornalha de jogadores de 2008 sempre tiveram. . as estrelas do clube na equipa como sá pinto, beto, tonel, polga, caneira, etc. . que ja tinham al...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ghost_rider 19-12-2012 10:55
    ja temos reforços. . .
    O que falta ao sporting? jogadores que sairam. . que são do clube. . e andam por ai emprestados. .

    falta o godinho sair. . alias nunca devia ter entrado. . ou melhor. . até se portou bem na aquisição de jogadores. . mas. . dar tanta instabilidade a um plantel novo. . só pode dar numa epoca assim. . tiram treinadores. . por isto e por aquilo. . mudam. . dirigentes. . deixam outros la dentro a falar mal do clube. . e assim. . não há quem resista. .

    a juntar a...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AS
    aslan 19-12-2012 10:40
    .
    Tudo o que foi dito é verdade mas desde o último titulo, desde a saída do Paulo Bento a equipa do Sporting perdeu muita qualidade. Em 2008 o Sporting ainda contava com o João Moutinho, Miguel Veloso, Liedson, Derlei, Rochemback, um Izmailov ainda sem as lesões, Tonel, Vukčević entre outros jogadores. Agora quem é que o Sporting tem? O Wolfswinkel (único jogador a conseguir marcar golos), um Capel, Insúa e pouco mais. Esta menor qualidade do plantel trás outras dif...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    DoLB1 19-12-2012 06:10
    Trunks
    Se o Bruno de carvalho era pior ou não eu não sei, mas continuo sem ver nenhum investimento que ele tenha arranjado.

    Se gosta tanto do sporting e dado (se for verdade) que o sporting está em tal declínio que necessita de dinheiro urgentemente até 19 de Janeiro, já se tinha chegado à frente!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TR
    Trunks 19-12-2012 04:47
    Nada mudou
    Pode-se mudar de treinador as vezes que quiserem, que enquanto não tivermos uma estrutura forte isto vai continuar assim, o Vercauteren é apenas mais um que vai sair queimado assim como todos os que têm vindo a passar por cá.
    O problema desde presidente é que insiste em cá ficar quando já toda a gente viu que ele não pesca nada disto, ao menos que faça como o Bettencourt, que seja homem para assumir os erros e que deixe outro tentar dar a volta a isto. Muito criticam o Brun...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Goncalo_Rijo 19-12-2012 03:20
    Editado a 2012-12-19 00:00
    ERROS ZeroZero
    "Seguiu-se Carlos Carvalhal. Novo treinador português, esteve sete jogos no banco leonino, tendo vencido um jogo, empatado dois e perdido quatro. "

    O Carlos Carvalhal assumiu o comando em Novembro de 2009, esteve no comando até o final da época, ou seja, Maio/Junho 2010, por isso fez muito mais jogos do que sete. . .

    "Em 2009/2010, Paulo Sérgio chegou a Alvalade, depois de ter sido treinador do Paços de Ferreira e do Vitória de Guimarães. O técni...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Agradecimento
    2012-12-19 00h00m por zerozero.pt
    Muito obrigado, tem toda a razão. A notícia foi corrigida.
    EX
    extremered 19-12-2012 02:17
    JosephGoebbels
    Esta acontecer ao Gil o mesmo que ta a acontecer a academica. Vende-mos jogadores "Chapeu". Mas nao descemos e dificil.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Nonnenmacher 19-12-2012 01:40
    pedrinho_dgl
    Lol eu compreendo. Nós aqui também gozamos com o sotaque do centro sul (não sei se és dessa região).
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Nonnenmacher 19-12-2012 01:39
    extremered
    Mas estás a ser irónico certo? É que apoias o Gil Vicente e depois já dizes que torces pelo Sporting e Benfica lol.

    E gostavas desse projeto porquê? Com árabes, PdC e AS não achas que num instante estavam na 1º divisão?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tm0702 19-12-2012 01:24
    extremered
    Nos últimos 10 anos o Porto ganhou 1 Taça UEFA, 1 Liga Europa e 1 Champions League. Ele tem razão, são mais títulos europeus do que o Benfica tem campeonatos nacionais!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    extremered 19-12-2012 01:21
    BlueDragonFCP
    Se eu fosse Portista atirava me a baixo da ponto e qual e cena então ?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    extremered 19-12-2012 01:16
    Nonnenmacher
    Fica na Conchichina. Eu gostava era de ver era juntarem um Russo/Shaik, o Pinto da Costa e o Antonio Salvador num clube criado agora. E começar por baixo, e subir ate ao topo. Seria um projecto fantástico.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    extremered 19-12-2012 01:11
    BlueDragonFCP
    Tretas. A Fifa ou a UEFA não considerou a Taça Latina um titulo e assim o Porto tem mais títulos que o Benfica. Nos ultimos 10 anos o FCP ganhou uma LE e uma LC ? O Benfica foi igualmente 2 vezes campeao (Que tristeza lol pensei que tivesse sido mais). Rapaz, eu simplesmente torço pelo Benfica e/ou Sporting porque sou anti-portista lol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Nonnenmacher 19-12-2012 01:08
    pedrinho_dgl
    Cidade do portue? Que é isso? Há sábios em todo o lado, se calhar alguns sábios aqui do Porto faziam falta no teu Sporting. :P Mas pronto, vocês estão a brincar xDDDDDDDDDDD
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    extremered 19-12-2012 00:58
    renato1019
    Azia nem por isso meu caro, apenas vim provocar kkk No fim da época veremos quem fica aziado.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    extremered 19-12-2012 00:57
    pedrinho_dgl
    De vez em quando eu gosto de contar umas piadas mas vejo as verdades onde elas existem. Mas tens razao os aziados vieram todos cair em cima de mim e eu a rir-me xd
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    extremered 19-12-2012 00:55
    BlueDragonFCP
    Ate ja vi o meu Gil ganhar ao Porto e ao Sporting, pena nao ter acontecido ao Benfica naquela final. . . So essa vitoria contra o grande do norte soube-me pela vida. Pois bem em Barcelos mandamos nos lol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    pedrinho_dgl 19-12-2012 00:55
    extremered
    Acordas te os aziados todos xD
    Serve lhes a carapuça e vem todos, mais sabios sao os que ignoram.
    Mas uma coisa é certa, onde há sabios na cidade do portue? ahah
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    12

    Outras Notícias

    Panamá x Croácia ao minuto
    PANxCRO em direto!
    Começou a partida Acompanhe aqui o Panamá x Croácia em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
    24-06-2026 00:00

    Últimos Comentários