O zerozero foi premiado com uma 'menção honrosa' pelo trabalho feito na reportagem «Ainda estou vivo, sobrevivi», assinada pelo jornalista Rodrigo Coimbra e que tem como protagonista o gambiano Torres Gomez, futebolista do Fazendense.
A peça mereceu a distinção na XI edição do Prémio de Imprensa «Desporto com Ética 2022», uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética do Desporto, e pelo Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID).
A reportagem, publicada a 23 de setembro de 2022, narra a aventura deste refugiado africano, desde a fuga do país da natal, até à passagem por Itália e à chegada a Portugal.
Torres Gomez tem 24 anos e já fez oito golos esta época. Rodrigo e Torres encontraram-se recentemente, de forma a assinalar este momento.
How it Started How it’s Going
— Rodrigo Coimbra (@rocoimbra14) April 30, 2023
🇬🇲🇵🇹🫂🤍 pic.twitter.com/VWUkgIgnER
VEJA A LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS:
1º prémio: «Campeões do mundo de andebol (as cadeiras de rodas são um parêntese)», Ana Tulha (Notícias Magazine)
2º prémio: «Auxílio às jogadoras afegãs parou com a guerra na Ucrânia», Pedro Cadima (A Bola)
3º prémio: «Ética e valores no desporto», César Santos, Daniel Leal, João Tinoco e Marina Faria (SportMagazine – Revista de Treino Desportivo)
Menção Honrosa: «'Ainda estou vivo, sobrevivi!': a história do refugiado gambiano que já faz golos em Portugal», Rodrigo Coimbra (zerozero)
Menção Honrosa: «No bairro da Urmeira o amanhã nasceu de uma barraca», Diogo Cardoso Oliveira (Público)
Menção Honrosa: «Uma ‘grande equipa’ feita de liberdade», Pedro Barata (Expresso)






