Vítor Baía começou por declarar-se «orgulhoso e feliz» pela distinção da UEFA que o elegeu como melhor guarda-redes europeu. Depois questionado sobre a sua ausência do Euro2004, Baía não deixou de afirmar que a acha «estranha» e quanto ao porquê de tal ausência declarou: «será uma dúvida que vai subsistir e só uma pessoa poderá responder a essa questão. Mas penso que não só as pessoas já mereciam essa justificação como o próprio Vítor Baía a merecia».
Baía acrescentou ainda: «Fala-se de muita coisa e especulam-se muitas situações que não são benéficas para ninguém. Porque não dizer o porquê? Era a única coisa que gostava. Nunca tive qualquer contacto e estou curioso, como todas as pessoas, para saber das razões que justificam a minha ausência», afirmando que a sua eleição como melhor guarda-redes da Europa foi uma «bofetada de luva branca» nas pessoas que não acreditam no seu valor.
A polémica sobre a não convocação do guarda-redes do FC Porto para a seleccção nacional volta à ordem dia, sendo de esperar Scolari seja novamente questionado sobre este assunto e aí responda às declarações de Baía.


