solverde
    Vitória sem sombra para dúvidas

    A clara lei do mais forte

    Publicado em: 2016/10/15 22:07 Atualizado em: 2022/10/17 14:31
    A clara lei do mais forte

    Sem grandes esforços, mas com clara superioridade, o FC Porto carimbou em Aveiro a passagem à 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Uma vitória por 0x3 frente a um Gafanha que teve bons princípios, não quis só defender, mas que não teve poder de fogo para assustar o Dragão.

    Veja Também

    Logo com a escolha do 11 inicial, Nuno Espírito Santo mostrou que não tinha ido a Aveiro brincar. Praticamente com a sua melhor equipa, o Dragão não queria surpresas. Ainda que a exibição não tenha sido ao melhor nível, a vitória nunca esteve em causa, numa partida onde prevaleceu a lei do mais forte.

    Começar devagar, marcar e abrandar ainda mais

    O FC Porto entrou no jogo de uma forma muito normal nas equipas grandes quando jogam contra equipas destes escalões. Sem forçar, evitando grandes contactos e com a convicção de que o golo iria aparecer mais cedo ou mais tarde. Cedo se percebeu que o Gafanha teria sempre muitas dificuldades para chegar ao último terço do terreno. O mal tratado relvado parecia ser muito comprido para os jogadores que atuam no Campeonato de Portugal. Ainda assim, foi interessante ver que o Gafanha não caiu na tentação de recuar as linhas em demasia, uma situação que, por vezes, parecia surpreender o meio campo portista que se via algo sem espaço.

    As oportunidades iam aparecendo, ainda que não numa cadência suficiente para animar as bancadas. Primeiro foi Óliver e depois Jota a ameaçarem. Quem não precisou de ameaçar foi Ótavio que, após um lance de contra ataque de Maxi Pereira pela esquerda, fintou dois jogadores e marcou.

    Curiosamente o golo até retirou ainda mais ritmo ao jogo portista e permitiu ao Gafanha algumas subidas com perigo. Numa delas, já no último lance da primeira parte, Mino podia e devia ter feito melhor já dentro da área.

     Vontade de arrumar a questão cedo

    �Global Imagens / Pedro Correia
    A equipa portista chegou do intervalo com uma vontade clara de matar o jogo, de preferência os primeiros minutos para depois sim, pensar na Liga dos Campeões. Foram minutos complicado para o Gafanha e só uma série de boas intervenções do guardião Diogo Almeida impediram o avolumar do resultado. 

    Sem nunca ser ameaçado verdadeiramente, o Dragão lá acabou por fazer o segundo golo, por Corona, numa altura em que o mexicano tinha entrado, juntamente com Brahimi e com Depoitre, que até marcou perto do fim. 

    Nos últimos minutos assistiu-se a uma festa bonita as bancadas e a duas equipas resignadas com o jogo. O Gafanha sem argumentos e o FC Porto de cabeça na champions. A missão foi cumprida, a nota foi positiva e agora é olhar para os próximos jogos que não se avizinham nada fáceis, a começar já na terça-feira na Bélgica.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos históricos

    Usábado, 15 outubro 2016 - 20:15
    Estádio Municipal de Aveiro
    Jorge Ferreira
    Otávio 32'
    Jesús Corona 70'
    Laurent Depoitre 90'
    Sondagem Qual vai ser o resultado do jogo entre GD Gafanha e FC Porto?
    GD Gafanha
    GD Gafanha
    Empate
    FC Porto
    FC Porto
    Estádio Municipal de Aveiro
    Lotação32 830
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    Fase3ª Eliminatória

    Outras Notícias

    Panamá x Croácia ao minuto
    PANxCRO em direto!
    Seja bem-vindo ao acompanhamento ao minuto desta partida. Fique por aí! Acompanhe aqui o Panamá x Croácia em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
    23-06-2026 23:09
    A Chave

    Aos 32 minutos, Ótavio fez o 0x1, num lance de excelente recorte técnico. Era o mais díficil e quase resolveu o jogo tal a falta de poder de fogo do Gafanha.

    O Árbitro

    Alguns amarelos por mostrar a jogadores do Gafanha que entraram de forma mais dura, mas uma boa arbitragem, num jogo que foi fácil de apitar e onde não existiram casos.

    O Melhor
    Criatividade Ótavio e mobilidade de Jota

    Ótavio a criar e Jota a desmontar a defesa adversária foram as principais notas de destaque do FC Porto. O brasileiro marcou num lance individual, enquanto o português esteve sempre muito mexido. Apareceu sempre em zonas diferentes e baralhou toda a defesa do Gafanha.Esteve perto de marcar e mercia-o.

    O Pior
    Relvado em Aveiro

    Depois de o Gafanha quase ter sido «obrigado» a jogar no Estádio Municipal de Aveiro, o mínimo que se podia ter feito era garantir que o relvado estava em condições. Bastou os jogadores aquecerem que a para a relva ficar num estado lastimável. Prejudicou e muito o jogo das duas equipas.

    Forma
    Gafanha
    2022/2023
    3J
    1V
    2E
    0D
    4-3G
    FC Porto
    2022/2023
    15J
    11V
    1E
    3D
    37-12G

    Fotografias(30)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    EddyParera 16-10-2016 04:42
    Portistas
    Onde andam aqueles portistas que quando o Jota assinou pelo Porto, disseram que não o queriam porque era Benfiquista e vinha ajudar o clube do coração e ser uma "maçã podre" dentro clube. . . Onde andam eles?

    Vá lá, está na hora de darem a mão à palmatória!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HA
    Halibut 16-10-2016 00:15
    jogo
    sempre superior o jogo todo, era de se esperar. . grande craque o otávio, mais uma vez, o jota entende-se muito bem com oliver, otavio e andré silva. . . 4 jovens jogadores muito talentosos. . contra o brugge é obrigatório ganhar se queremos continuar na champions.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    carlosfcpfan 15-10-2016 23:28
    dragaopausado
    o otávio o segundo melhor jogador brasileiro do meio campo para a frente?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    dragaopausado 15-10-2016 23:18
    otavio
    neste momento a seguir ao Neymar é o melhor jogador brasileiro do meio campo para a frente. . . é um craque, nao tem a propaganda do Renato Sanches mas tem o dobro do futebol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    IN
    InvictusV 15-10-2016 23:14
    Análise do Jogo
    Antes de mais uma vitória, agora passando à análise do jogo:
    Pontos menos:
    - 1º ponto que gostava de focar é o medo de os jogadores chutarem de fora da grande área, ainda por cima contra equipas tão fechadas quando encontram espaços para rematar deviam fazê-lo acho que ainda existe falta de confiança nos jogadores nesse aspecto.
    - Coesão é a palavra que infelizmente melhor descreve o nosso F. C. P, porém têm havido melhorias sim mas por vezes existe lances ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EX
    Exterminador_Divinal 15-10-2016 22:57
    Porto
    fez um jogo sério e competente. Quanto ao gafanha merece uma palavra de apreço fez um jogo bastante interessante e tem alguns jogadores interessantes principalmente os centraise o renan. o relvado estava uma vergonha sem dúvida nenhuma
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 15-10-2016 22:52
    chief
    Só quando for oficial. . .

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 15-10-2016 22:46
    dragao20
    Por acaso vou ter que concordar contigo. . . apesar de gostar dele, não tem feito exibições por aí além. . . primeiro temos q valorizar os nossos. .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    dragao20 15-10-2016 22:43
    Herrera
    Tudo a falar mal dele mas quem não jogou mesmo nada foi o Oliver, completamente desconcentrado. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 15-10-2016 22:43
    bitw
    O Jota é titular?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RQ7T 15-10-2016 22:43
    dragaopausado
    eu não estou a espera que seja titular de caras no Porto mas acho que têm qualidade para pelo menos ser utilizado nem que seja a sair do banco de suplentes, mas respeito a tua opinião e a do NES.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    dragaopausado 15-10-2016 22:38
    RQ7T
    nem que tivesse o CR7 e o messi à frente. . .
    O tello, o casemiro e o Oliver, tmb tinha melhores jogadores à frente e fizeram muito mais minutos nos seus clubes.
    Um jogador de 23 anos que numa epoca inteira que so joga 30 min no liverpool, nao estejam à espera de muito.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RQ7T 15-10-2016 22:33
    dragaopausado
    não te esqueças que ele no Liver tinha á frente dele jogadores como Coutinho e Firmino.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Kurika 15-10-2016 22:31
    iSmurf
    Sim, eu não achei que estivesses a falar de nós em particular. ;)
    Estou a dizer que o pessoal elogia muitas vezes estes clubes de 2ª Liga/CNS, mas é preciso ter em conta que são jogos muito singulares, jogos de Taça, não há acumulação de pontinhos, que podem valer a permanência e por aí fora. . .
    E são mesmo os "jogos da vida" para eles. Aliás, uma boa exibição nestes jogos pode até valer uma transferência futura para algum destes jogadores.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    dragaopausado 15-10-2016 22:30
    arbitros ao nivel do gafanha
    não se podia tocar em ninguém que era falta, ate metia impressão, para nao falar daquele fora de jogo anedotico.
    Quanto ao jogo, fomos claramente superiores, o gafanha esboçou alguma atitude mas nao me recordo de uma defesa do Jose Sá. . .
    Joao carlos teixeira? nao tem qualidade, simples. . . durante a epoca passada inteira nao fez 30 minutos no misero plantel do liverpool, ia jogar como no FCP ?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RQ7T 15-10-2016 22:29
    Onze inesperado
    Percebo inteiramente a ideia de manter grande parte do onze titular para ganhar rotinas mas pergunto-me se o JCT, por exemplo, não joga na Taça de Portugal contra o Gafanha quando jogará e já nem estou a falar como titular mas respeito a decisão do NES porque ele é que sabe os indíces físicos dos jogadores e as rotinas que eles ainda têm de ganhar.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 15-10-2016 22:29
    bitw
    está bem ganharam e ganharam. . . agora e comentar este jogo não? xd
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 15-10-2016 22:26
    Kurika
    Eu por acaso respeito o Boavista e nem me estava a referir a vocês. . . de qualquer maneira é verdade. . . jogos da taça é assim. . . agora criticar o Herrera só por criticar é q não. .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Oliver_TorresFCP via mobile 15-10-2016 22:25
    Nes
    E assim que tem que ser! 1 ha que ganhar o jogo e depois rodar! Vitoria clara! O resto são peaners
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    RQ7T 15-10-2016 22:24
    Resultado esperado
    Confirmou-se o resultado esperado, foi um jogo que tivemos praticamente sempre o jogo sob controlo e o resultado é inteiramente justo apesar de uma boa atitude inicial do Gafanha.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Kurika 15-10-2016 22:22
    iSmurf
    "Em relação ao Gafanha ganhou o meu respeito. . . lutaram contra o Porto e não se limitaram a defender como muitas equipas de 1ª"


    Também é um jogo de Taça, o jogo a vida deles, o único que jogo que muitos desses jogadores vão ter na TV. E é um isolado, não dá para jogar para empate, não estão a lutar pela permanência. Se jogassem na 1ª divisão, estes fariam o que os outros fazem.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    emanul 15-10-2016 22:19
    BITW OG
    eu so vi o benfica a jogar com 4 nao habituais titulares
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    iSMURF4 15-10-2016 22:16
    Corona/ Brahimi
    1ª parte: Os melhores foram Alex Telles e Otávio e na 2ª foi claramente o Corona!!

    Eles tem que jogar!!

    E parem mal de falar de mim. . . eu joguei bem. . . e fiz uns bons passes longos. . tirem as palas tá? ;)

    Boly n esteve mal. . . Maxi está meio roto. . . Layun tem q ser o titular. .


    Em relação ao Gafanha ganhou o meu respeito. . . lutaram contra o Porto e não se limitaram a defender como muitas equipas na 1ª. . estais de parabéns!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!