solverde
    O rescaldo do Belenenses x Caldas SC

    Eficácia máxima faz do Caldas ainda mais líder

    Publicado em: 2025/10/04 17:51 Atualizado em: 2025/10/04 20:12
    Eficácia máxima faz do Caldas ainda mais líder

    O último duelo deste sábado da Série B da Liga 3 colocou frente a frente Belenenses e Caldas, 2º e 1º classificados. 0-2 foi o resultado final de uma partida em que, ainda que a equipa da casa tenha entrado melhor no encontro, o Caldas soube aproveitar a única chance que criou no 1º tempo e galvanizou-se desde então, ao contrário dos Azuis do Restelo, que acusaram muito os golos sofridos.

    Em relação à última partida, Tiago Zorro (em estreia no comando técnico, após a saída de João Nuno para o Estrela da Amadora) manteve o mesmo onze que venceu em Amora. Já José Vala promoveu uma dupla alteração, com David Lopes e Ricardo Alexandre a entrarem para os lugares de Nuno Januário e Miguel Velosa.

    A primeira parte ficou marcada pela ligeira superioridade do Belenenses, que teve mais bola e posicionou-se quase sempre no meio campo adversário, onde procurou criar perigo, mas foram poucos os remates. A defensiva forasteira esteve sólida, o que ajuda a explicar essa escassez de remates, assim como as várias faltas.

    Perto da meia hora de jogo, o Caldas colocou-se em vantagem no marcador, no seu primeiro e único remate de toda a primeira parte. Tudo começou num lançamento, efetuado por Ricardo Alexandre, que lançou a bola para Pepo. Este devolveu-lhe a posse e o extremo rompeu e atirou de pé esquerdo para o fundo das redes. Nota ainda para um golo anulado ao Caldas, fruto de toque subtil de calcanhar de João Rodrigues. Um prenúncio do que estaria por vir no segundo tempo.

    Crescer no encontro para confirmar o triunfo

    Mesmo sem existir um domínio claro de qualquer uma das duas equipas, o segundo tempo ficou marcado pelo crescimento da equipa do Caldas, que passou a aproximar-se mais da baliza adversária. Por volta da hora de jogo, Zé Ricardo, na sequência de um canto, fez o 0-2 final. O central foi, para a redação do zerozero, o homem do encontro, especialmente pela capacidade defensiva que revelou.

    Até final do encontro, pelo meio de algumas paragens, sobressaiu uma apatia ofensiva dos Azuis do Restelo, que pouco ou nada conseguiram criar com perigo após o segundo golo sofrido. Pelo contrário, o Caldas continuou a criar chances e só não dilatou ainda mais a vantagem porque Guilherme Oliveira, guardião da equipa da casa, defendeu uma grande penalidade ao minuto 83.

    Com este resultado, o Caldas consolida-se no 1º posto da tabela da Série B, com 14 pontos, quatro a mais que o segundo classificado Belenenses (que ainda tem um jogo em atraso).
     

    Incidentes: O filme do jogo

    Onze do Belenenses: Guilherme Oliveira, Miguel Bandarra, Jorge Teixeira, Nuno Tomás, Tiago Morgado, Afonso Afonso, Diogo Paulo, Evandro Barros, João Paredes, Midana Sambú, David Rebelo
    Onze do Caldas SC: Wilson Soares, David Lopes, Rui Carreira, Duarte Maneta, Zé Ricardo, Diogo Clemente, Matheus Palmério, Pepo, Pipo Ferreira, João Rodrigues, Ricardo Alexandre
    1':
    Começou a partida! É o Caldas quem dá o pontapé de saída
    15':
    Cumprimos o primeiro quarto de hora do encontro, no qual o Belenenses vai estando ligeiramente por cima, tendo mais bola e estando maioritariamente posicionado no meio campo adversário. O Caldas vai tapando os caminhos para a sua baliza, o que ajuda a explicar a escassez de remates até agora. Isso e as paragens que a partida vai tendo, por faltas a meio campo e alguns lançamentos de linha lateral
    29':
    GOLO Caldas SC! Ricardo Alexandre marca Ricardo Alexandre marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    E aí está o primeiro do encontro! Contra a corrente do jogo, o Caldas desenhou um dos seus primeiros ataques e colocou-se na frente do marcador. Tudo começou num lançamento, feito pelo próprio Ricardo Alexandre, que lançou a bola para Pepo. Este devolveu-lhe a posse e o extremo rompeu e atirou de pé esquerdo para o fundo das redes. Fica ainda a ideia de que Guilherme Oliveira poderia ter feito melhor no lance
    Intervalo:
    A equipa do Caldas vai para o intervalo a vencer por 0-1, depois de ter feito golo no único remate que fez nestes primeiros 45 minutos (nota para o segundo golo, anulado por fora de jogo, na reta final). A equipa do Belenenses, mesmo tendo mais bola e tentos, não conseguiu, para já, bater a solidez defensiva dos visitantes. O excesso de faltas (15, cinco para o Belenenses e dez para o Caldas) também não ajuda à fluidez de jogo, para ambas as equipas
    56':
    Diogo Clemente (Caldas SC) remata à barra!!!
    56':
    GOLO Caldas SC! Zé Ricardo marca Zé Ricardo marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    E o Caldas dilata a vantagem! Na sequência do pontapé de canto, a bola foi afastada para a entrada da área, onde Diogo Clemente encheu o pé e atirou à trave. Na cara do golo, e aproveitando que o guardião caseiro estava no relvado, Zé Ricardo antecipou-se à defensiva caseira e cabeceou para o fundo das redes. Existiram pedidos de falta por parte de alguns elementos do Belenenses, os quais não foram atendidos
    60':
    Atingimos a marca da hora de jogo e o encontro está relativamente dividido, sem um domínio claro de qualquer uma das partes. É de salientar a eficácia do Caldas, que conseguiu já assinar dois golos e estar em vantagem, mesmo não tendo criado tanto quanto o Belenenses, que se apresenta ligeiramente mais apático e pouco criativo desde o momento do 0-2
    81':
    Caldas SC: Que perdida de João Rodrigues!!! Colocado na cara do golo e com tudo para o fazer, o capitão do Caldas foi travado por uma bela intervenção de Guilherme Oliveira
    83':
    Diogo Leitão deu um "chega para lá" a João Rodrigues dentro da área e o árbitro, de frente para o lance, não hesitou e apontou para a marca de grande penalidade
    90 +8':
    O árbitro apita para o final da partida
    Melhor em campo:
    Zé Ricardo (CSC) foi, para a redação do zerozero, o melhor jogador em campo. O central esteve muito interventivo no momento defensivo, com várias interceções (uma delas negando um possível golo ao Belenenses). No ataque, deu o seu contributo com um cabeceamento certeiro para o 0-2
    Fim de Jogo:
    Triunfo justo, tendo em conta o pragmatismo no 1º tempo da equipa do Caldas e o crescimento no 2º tempo, onde somaram chances de perigo. A equipa do Belenenses acusou muito os golos sofridos, tendo-se revelado muito apática ofensivamente, perdendo qualidade e quantidade de oportunidades à medida que os minutos iam avançando

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    CA
    carlpt1 05-10-2025 13:07
    Editado a 2025-10-05 13:09
    Caldas SC
    O treinador do Caldas montou muito bem a equipa anulando completemente o Belenenses.
    Não vi nenhum anti-jogo por parte do Caldas como falam aqui, a equipa jogou sempre à procura de mais um golo. A 'culpa' foi também da defesa do Caldas que esteve irrepreensível destacando-se o Zé Ricardo, defendeu bem e marcou.
    O Caldas mereceu os dois 'pastéis de Belém', que podiam ter sido três.

    Parece-me que vão ter que contar com o Caldas na disputa pela subida de divisão.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 14:09
    carlpt1
    Obrigado! O nosso treinador tem os seus defeitos, mas dá para ver (quem tem seguido a equipa ao longo destas últimas épocas) que está a pôr um fio de jogo interessante à nossa equipa, em que sabemos jogar em combinações, jogo apoiado, com posse, mas também sabemos ser pragmáticos e jogar mais fechados e a partir em transições.
    Além disso, o plantel este ano, mesmo tendo perdido o Militão, está mais equilibrado a meu ver, e se há coisa em que o Caldas sempre foi b...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 06-10-2025 02:47
    carlpt1
    Espero que dêem o passo em frente, caso os tais investidores sejam do perfil certo para o clube (sugeria-lhes juntar um parceiro local, da zona das Caldas, que soubesse informar melhor quem vai investir acerca do clube)
    O meu medo com este investimento é que acabem a desfazer o que tem sido criado ao longo dos anos, esta noção que o Caldas é o clube da cidade, que é uma família também, e que um clube especial porque tem uma aura e mística à sua volta que só quem está cá...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    carlpt1 05-10-2025 14:40
    lucasroque
    Esse será o próximo passo até ao final da temporada segundo o que me disseram já que há americanos interessados. Vamos ver se é concretizado e aceite pelos associados para o clube estar ao nível dos rivais da região.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 14:31
    carlpt1
    Sim, isso é verdade, o José Vala, sobretudo desde que o Caldas subiu para a Liga 3, tem evoluído no seu estilo de jogo de um mais de transição e mais defensivo para um futebol mais ofensivo e de construção mais pausada e pensada. Ajuda também que normalmente no 11 temos 3/4 jogadores que pensam bem o jogo e são criativos (o Clemente, o Pipo, o Pepo e o Tarzan), e ajuda que os recrutamento seja feito, pelo que percebo, numa conjunção grande de direção com a equipa técnica ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    carlpt1 05-10-2025 14:25
    lucasroque
    Nota-se o dedo de quem está há dez anos a treinar a equipa. Vão sempre melhorando as lacunas do ano anterior sendo acertivos nas aquisições com jogadores 'polivalentes' e lançando jovens da equipa B. A estrutura técnica está muito bem montada para um clube não profissional.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    TI
    Tiago_Pastel 05-10-2025 12:07
    Miserável
    Equipa atónita, sem reação ao golo sofrido, sem fio de jogo, sem cabeça. . .
    Não se compreende, sobretudo tendo em conta a boa campanha que têm vindo a fazer, excepção feita ao jogo em Coimbra. . .
    Espero que este treinador não tenha sido um tiro no pé. . .
    Parabéns ao Caldas, fez um jogo pouco bonito, mas bastante inteligente.
    Saudações Belenenses
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 14:01
    Tiago_Pastel
    Obrigado desde já pelos parabéns. Acho que é natural a equipa este jogo ter estado um bocado sem ideia do que fazer, estão a se habituar ao treinador novo, ideias novas, vindo de um treinador que vos estava a dar bons resultados, e jogar contra nós, que estamos a ter finalmente uma boa época a nível de resultados, era complicado. . . se as coisas não melhorarem nos próximos jogos é que pode ser um tiro no pé.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Antonio9 05-10-2025 10:26
    Vergonha
    É uma grande vergonha perder contra estas Coisas uma equipe anti-futebol que talvez se a bola fosse quadrada dava mais jeito
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 13:57
    Antonio9
    E no entanto, o Caldas fez mais remates, mais à baliza, e marcou mais golos. . . o que vale é que somos uma equipa anti-futebol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    COL666 05-10-2025 10:42
    Eh lá
    Os pasteis estavam estragados? Com o penalti marcado eram 3 secos!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    moumu 05-10-2025 09:01
    Belenenses
    Desilusão claro, mas a época é longa (não tanto na liga 3) e penso que não falham a fase de subida.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 13:48
    moumu
    Acho que este ano, ao contrário do que pensei, há 4 equipas que estão na pole para subir (Caldas, Belenenses, 1º de Dezembro e Académica), e o Mafra e o Atlético e talvez o Santarém podem se meter na luta
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zzcaldas 04-10-2025 19:53
    Caldas
    Imaginem, os jogadores do plantel deste ano mais o staff técnico integrados numa estrutura profissionalizada não davam hipoteses. Era subida garantida.
    Não gosto de individualizar mas não consigo deixar de referenciar o Zé Ricardo, joga muito.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 02:51
    zzcaldas
    Não sei se iria ao ponto de dizer subida garantida, mas iria ajudar com coisas como as que se viu no jogo com o Mafra, em que perdemos no lado físico, e iria fazer com que os jogadores tivessem melhor frescura e ritmo, isso é verdade.
    Quanto ao Zé Ricardo. . . eu arrisco-me a dizer que se tivesse cá o Militão, não sei se o Militão não teria que jogar ao centro ou como LD, porque o Zé Ricardo não nos está a fazer sentir saudades dele. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    santoss221 04-10-2025 19:22
    Caldas
    A equipa mais consistente do Caldas desde que participa na Liga 3, vamos ver até quando, ainda falta para chegar a Janeiro. 😁
    Boa dinâmica de jogo e bom entrosamento entre os jogadores.
    Pena é fazer melhores resultados fora do que em casa.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 02:48
    santoss221
    Por acaso é verdade (tirando a maldição que aparentemente nos apanha quando jogamos na Tapadinha em que perdemos sempre), ganhamos fora, e ganhámos ao Covilhã, empatámos (com azar, eu acho) contra o Mafra e empatámos com o 1º de Dezembro. . . lá está, como já disse, vamos ver se aguentam a média dos 2 ppg até Janeiro e como lidamos com o Pepo ir à CAN. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HE
    helderlopes2 04-10-2025 21:37
    santoss221
    Objetivo esta época. Garantir a manutenção antes de Janeiro.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 02:42
    martimrcosta81
    Primeiro, acho que é cedo para falarmos em subidas, mesmo tendo em conta que já fizemos quase a primeira volta e, tirando o atrofio que é perder na Tapadinha, estamos bem, média de 2 pontos por jogo que é o normal para uma posição de fase de subida. A questão vai ser aguentar isto até ao Natal, e como lidamos perder o Pepo para a CAN, que ocupa basicamente Janeiro.
    Quanto a porque não pensar em subida? O Caldas nem SDUQ tem, fala-se em SAD há pelo menos 3 anos e caso ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    santoss221 04-10-2025 22:31
    martimrcosta81
    É uma boa questão. O clube com menos orçamento da série conseguir a subida e sem sociedade desportiva constituida era cá um feito.
    Não me parece que seja ainda esse o objectivo da direção do clube por enquanto mas se forem à fase de subida tudo pode acontecer.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    martimrcosta81 04-10-2025 22:20
    Caldas
    Porque não a subida?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    caldaspt 04-10-2025 19:01
    Editado a 2025-10-04 19:09
    Humm
    Dois pasteizinhos de Belém ao cair da tarde caíram que nem ginjas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Antonio9 05-10-2025 10:28
    Coitadinhos
    Como é possível perder contra estas coisas
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 13:40
    Antonio9
    Aparentemente, perdendo contra uma equipa que tem sido um osso duro de roer para o Belém. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    HE
    helderlopes2 04-10-2025 21:27
    caldaspt
    Falharam o penalty senão eram três.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucasroque 05-10-2025 02:44
    helderlopes2
    Essa do penalty. . . devia ter sido o Tarzan ou alguém mais sénior na equipa a bater, puseram o miúdo que veio do Santa Clara (que joga bem), e acusou a pressão, normal. . . mas 3 pastéis sempre era melhor, de facto
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    caldaspt 04-10-2025 21:31
    helderlopes2
    O meu colestrol, melhor assim. 😂
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    jogos históricos

    Usábado, 04 outubro 2025 - 17:00
    Estádio do Restelo
    Luís Máximo
    Ricardo Alexandre 29'
    Zé Ricardo 56'

    Sondagem

    Qual vai ser o resultado do jogo entre Belenenses e Caldas SC?
    Belenenses
    Belenenses
    Empate
    Caldas SC
    Caldas SC

    Tópicos Relacionados

    Outras Notícias

    Dez anos depois, FC Porto conquistou Liga Betclic: «Há gente que gosta de nos ver perder»
    Basquetebol
    exclusivo
    Entrevista a Miguel Maria
    Depois de vários anos afastado do trono do basquetebol português, o FC Porto voltou a erguer o troféu de campeão nacional ao superar o Benfica por 1-3 na final do playoff. ...
    26-06-2026 18:31

    Últimos Comentários