solverde
    Dragão está na final da Taça de Portugal

    O Clássico dos feios (e de Toni Martinez)

    Publicado em: 2022/04/21 22:38 Atualizado em: 2022/04/24 19:05
    O Clássico dos feios (e de Toni Martinez)

    Teatro amador, pouco futebol e um finalista mais do que justo. Um Clássico feio, e dos feios, decidido por um protagonista improvável: Toni Martinez.

    Veja Também

    Dúvidas desfeitas – para quem as tinha -, apesar da pobreza cénica dos primeiros 45 minutos. Em abril de 2022, o FC Porto é superior ao Sporting em todos os itens de jogo.

    Mais determinado, mais confiante, mais sabedor das próprias limitações. Provavelmente por isso, Sérgio Conceição quis a equipa expectante e a defender num bloco médio até ao intervalo, para soltar a cavalaria e tudo o que a equipa tem de bom no segundo tempo.

    Em resumo, o FC Porto foi de baixo (primeira parte desconsolada) para cima no Clássico, enquanto o Sporting passou de uma exibição assim-assim para uma francamente má. Principalmente para quem tinha de ameaçar o rival e fazer dois golos.

    Fitas e patranhas de teatro amador

    Empatados no desastre do primeiro tempo – o FC Porto mais por estratégia, o Sporting por incapacidade -, dragões e leões tiveram, além disso, o condão de entrar no mundo das fitas e da camuflagem.

    Complicaram a vida ao árbitro Nuno Almeida (nota positiva) e perderam demasiado tempo naquelas patranhas que fazem mais falta num mercado de Banguecoque do que num relvado de futebol.

    No bloco de notas há a oportunidade desperdiçada por Zaidu, isoladíssimo na cara de Adán, e nada mais de relevo. Pobre, pobre, paupérrima a primeira parte do jogo.

    Até aí, o Clássico era feio e dos feios, como dizíamos. Nada contra a estética dos intervenientes, tudo contra alguns comportamentos pouco colegiais.

    Infelizmente, os grandes duelos em Portugal estão cada vez mais marcados por este lado negro do jogo. Culpa dos responsáveis, dos adeptos, certamente da comunicação social. Mea culpa, mea culpa.

    Sporting pela ladeira abaixo, FC Porto por lá acima

    Matheus Nunes teve a única oportunidade do Sporting ao abrir o segundo tempo. Enganou-nos a todos. Quem adivinhou um leão atrevido, feroz, ferido no orgulho a partir daí, só viu um atropelo e fuga. Culpado: o dragão.

    A partir dos 50 minutos, o ADN injetado por Conceição agarrou o Clássico. Pelos colarinhos. Não mais o largou.

    A pressão alta passou a obrigar o Sporting a cometer erros atrás de erros – quantas bolas perdeu Ugarte? -, a baixar os níveis de conforto e a tremer. Não dizemos tremer literalmente, mas claramente a temer as recuperações em zonas altas do FC Porto.

    Fábio Vieira e Vitinha, desaparecidos no primeiro tempo, passaram a ter muita bola e os disparos passaram a ser prática corrente na baliza de Adán.

    Do Sporting, note-se, nem sinais de vida.

    Aos 82 minutos, com o Jamor em ponto de vista, o golo solitário. Pepe (grande exibição), amnistiado por uma providência cautelar, fez um passe perfeito e Toni Martinez completou o desenho. Receção e remate de pé esquerdo.

    Que tal, muchacho?, terá perguntado ao compatriota Adán, já com a bola a beijar a rede.

    O árbitro assistente levantou a bandeira, o VAR repôs a justiça e validou a jogada.

    Lembram-se do Clássico dos feios? A partir daqui foi mais do mesmo. Comportamentos reprováveis e evitáveis de parte a parte, uma expulsão mais do que justa e duas certezas: o FC Porto é a melhor equipa portuguesa e o ambiente no futebol lusitano está irrespirável.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    jogos históricos

    Uquinta, 21 abril 2022 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Nuno Almeida
    Toni Martínez 82'

    Tópicos Relacionados

    jogos históricos

    Uquinta, 21 abril 2022 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Nuno Almeida
    Toni Martínez 82'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão2ª Mão

    Outras Notícias

    Marta Salvador reforça Racing Power após deixar Benfica
    Liga BPI
    Oficial
    Também há defesa vinda dos Estados Unidos
    O Racing Power oficializou, esta sexta-feira, a contratação de Marta Salvador para a temporada 2026/27. A defesa portuguesa, de 22 anos, chega proveniente do Benfica.
    18-07-2026 09:30
    Lances Capitais
    14´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Sarabia apanhado em fora de jogo após passe de Pedro Gonçalves. Decisão correta
    82´
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Fora de jogo assinalado a Toni Martínez, que finalizou bem após passe de Pepe. A decisão não é fácil e vamos esperar pela indicação do VAR
    82´
    GOLO FC Porto!
    Toni Martínez marca
    Toni Martínez marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    Toni Martínez marcou o seu 15º golo na equipa (61 jogos)
    88´
    Cartão vermelho para Pedro Porro (Sporting) Pedro Porro vê o seu 1º vermelho na prova (4 jogos)
    A Chave

    O FC Porto foi muito mais forte do que o Sporting na segunda parte. Sérgio Conceição subiu as linhas de pressão e engoliu Ugarte e Matheus Nunes, que até ao intervalo tinham gozado de alguma liberdade. 

    O Árbitro

    Boa arbitragem de Nuno Almeida. Foi poupado nos amarelos, sim senhor, mas não se deixou iludir pelas representações de parte a parte e teve coragem de puni-las. O vermelho a Porro é bem mostrado. 

    O Melhor
    Toni Martinez

    Tem jogado poucos minutos, mas o trabalho no golo é notável. Decidiu o Clássico e figura neste espaço por direito próprio. Justifica mais qualquer coisa nas opções de Sérgio Conceição.

    O Pior
    Cenas tristes - a sequela

    Não foi tão grave como no jogo de fevereiro, e dificilmente poderia ser. Mas voltou a ser feio, principalmente depois do golo do FC Porto. Os jogadores têm perceber que há câmaras por todo o lado e um estádio cheio a ver tudo. Não pode ser assim.

    Forma
    FC Porto
    2021/2022
    48J
    35V
    8E
    5D
    109-41G
    Sporting
    2021/2022
    49J
    35V
    5E
    9D
    95-46G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Sporting sofreu a 2.ª derrota consecutiva pela 1.ª vez desde que Rúben Amorim é o treinador da equipa
    O FC Porto alarga a vantagem sobre o Sporting em eliminatórias da Taça de Portugal: 14 vitórias, contra 11 dos leões
    O FC Porto não levava a melhor sobre o Sporting na Taça de Portugal desde 2009/10
    FC Porto volta a levar a melhor frente ao Sporting na Taça de Portugal: tinha sido eliminado nas 3 últimas vezes que se defrontaram na competição
    Sérgio Conceição vai disputar a final da Taça de Portugal pela 4.ª vez, a 3.ª pelo FC Porto
    FC Porto está na final da Taça de Portugal pela 3.ª vez nas 4 últimas épocas
    O FC Porto está na final pela 32.ª vez (17 títulos e 14 finais perdidas)

    Fotografias(38)

    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting
    Taça de Portugal: FC Porto x Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    moumu 22-04-2022 05:48
    FCP
    Quase de certeza uma dobradinha, é obra!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    3D
    3dA 22-04-2022 04:39
    Jogo
    Vitória e passagem justa do Porto, foram a melhor equipa. Faltou-nos ambição no jogo, não percebi a abordagem de Amorim. A precisar de marcar 2 golos, exigia-se mais. Agora é confirmar o 2º lugar, para o ano há mais.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:40
    Italo_Calvino
    Esse argumento de estar no estádio é só ridículo, eu também tenho lugar anual ha imensos anos, isso vale de quê? O Maxi passou a época no banco, estava sempre limitado era? LOL, as únicas vezes que o Maxi jogava era ou quando o Ricardo estava lesionado, ou quando o Conceição promovia a nuance tática de subir o Ricardo em jogos mais complicados para o Porto ter uma ala direita mais segura, porque o Corona na primeira época do Conceição não ajudava tanto a defender.
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:26
    tenshi
    Isto é surreal, ele não sabe que um gajo pode verificar as fichas de jogos todas aqui neste mesmo site? Já me disse que nessa época o Ricardo estava sempre a ser sub porque só metia água, MENTIRA, foi sub apenas 4 vezes em 43 jogos, depois saiu se com uma nova, afinal ele era antes suplente e ia entrando, MENTIRA, dos 43 jogos, foi titular em 40 deles, agora a nova, afinal só jogou porque o Maxi estava lesionado ou castigado, o que também é MENTIRA, basta um gajo ir as ficha...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:23
    Italo_Calvino
    O Maxi era o quê? Mas tu não te fartas de mentir? Mentiras não são argumentos, disseste que o Ricardo estava sempre a ser sub porque só enterrava, MENTIRA, em 43 jogos foi sub apenas 4 vezes, depois disseste que afinal ele era suplente e entrava a partir do banco, MENTIRA, dos 43 jogos, foi titular 40, agora dizes que o Maxi é que era o titular mas que perdeu jogos devido a lesões e castigos? Oh homem tu sabes que eu posso ir a ficha de jogo do Maxi na época 17/18 para verificar ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:17
    tenshi
    Sim, mas como o Conceição colocou e bem, quando comparando os dois, o Evanilson é de recorte mais fino, agora concordo com a ideia de que o Toni podia ir tendo mais minutos, jogadores com as características dele são sempre precisos num plantel.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 03:16
    Dragon4rce
    Pois apenas acho que merece mais minutos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 03:15
    Italo_Calvino
    Ricardo fez apenas 27 jogos no campeonato por ele teve algumas lesões e mesmo desses 27 jogos ficou não iniciou em apenas 1 e não fez 90 minutos em 3, se isso não o torna titular indiscutível então paciência.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:15
    Dragon4rce
    Ignora a sério, esse gajo já disse que o Ricardo estava sempre a ser sub porque só metia água, MENTIRA, depois disse que o Ricardo afinal ficava no banco mais vezes e era lançado durante o jogo, MENTIRA, depois disse que o Ricardo afinal jogava mais a extremo, MENTIRA, agora já está a dizer ou insinuar que só jogava porque não tinha concorrência, enfim, isto é o ridículo dos ridículos a cada comentário uma mentira nova, por acaso nessa época o Porto tinha o Maxi e o Dalot como concorrência.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:12
    Eu não quero acreditar

    "Não pude também deixar de reparar que o Alex Telles está na lista de dispensas do ManUnited. Pode ser que alguém queira ficar com o craque brasileiro Wendell. "

    Eu não quero acreditar que este user acabou de insinuar que o Zaidu é melhor jogador que o Telles lol.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 03:10
    Italo_Calvino
    Bah bah bah, mas que três épocas aqui? Agora queres inventar uma conversa diferente? Eu estava a falar do Ricardo Pereira 17/18, do lateral, depois de vir do Nice, fiz VÁRIAS referencias a isso mesmo, incluindo dizer a data e tu agora vens me falar das três épocas? Ou somos sérios ou a conversa acaba já aqui.

    O Telles tem mais minutos jogados porque o Ricardo teve uma ou duas lesões, o que promoveu a chamada do Dalot, ou não te lembras deste pormenor? ´
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 03:01
    Ultras-__FCP
    Ele pode fazer parceira com Taremi ou Fabio não é limitado tecnicamente remata fácil e ataca bem a profundidade é um pouco mais parecido com Evanilson mais de qualquer forma estamos bem servido só acho que ele merece mais minutos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:57
    freskassss
    Exato, tem e terá sempre deficiências do ponto de vista técnico, recepção, passe, drible, cruzamento, o que desde logo o torna inadequado para ser titular no Porto, agora como suplente acho que pode servir perfeitamente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:47
    tenshi
    É um animal de área, o problema dele é que a nossa forma de jogar mudou muito e não se enquadra bem no estilo dele, depois tens três jogadores incríveis a pisar esses terrenos neste momento, Eva, Taremi e o Fábio, o que encurta o espaço ao Toni.

    Sinceramente, olhando para o plantel, não precisamos de mexer quase nada, já vendemos o Diaz, vamos vender o Oliveira e o Leite, se desse para renovar com o Mbemba trazia apenas um central e um lateral esquerdo, o Jo�...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 02:42
    Toni Martinez
    Uma palavra para Toni como disse aqui várias vezes por aqui ao contrario de muitos users por aqui aprecio muito este jogador é diferente de Evanilson e Taremi na minha opinião é o mais letal dos nossos avançados penso que merece mais oportunidades.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:42
    Italo_Calvino
    Tu é que entraste a pés juntos, eu inicialmente dirigi me a ti na boa, até concordei parcialmente contigo quando disseste que o Zaidu tinha evoluido imenso, a única coisa que disse foi que para titular num clube como o Porto ele era demasiado curto, precisamos de um lateral esquerdo na linha daquilo que era o Telles ou o A Pereira, já nem falo de um A Sandro, nem precisa de ser tão bom.

    Qual foi a tua resposta? Dizeres que eu não era um verdadeiro portista, que só ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:38
    Italo_Calvino
    Mais uma ahahaha, primeiro ele era tão ruim que o Sérgio tinha que o tirar para não sofrer golos, o que se verificou como uma mentira, agora dizes que afinal ele ficava era muitas vezes no banco e entrava depois? AHAHAHAHA, outra em 43 jogos o Ricardo foi suplente TRÊS vezes ahahaha, TRÊS. O único desonesto aqui és tu, ameaça a seleção? O Ricardo era o TITULAR da seleção, foi ele durante o último Mundial, só perdeu o lugar e nunca mais foi o mesmo depois da lesão gravíss...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 02:37
    Ultras-__FCP
    Subscrevo ponto .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:33
    tenshi
    Opa, com gente que não sabe ter um debate saudável não vale a pena, um gajo que te entra logo a pés juntos dizendo que ele é que é o verdadeiro portista e que a opinião dele é que está a correta e quem pensa o contrário não percebe nada do assunto. . . não augura nada de bom para a saúde desse debate.

    Limitei me a dizer que o Zaidu não tem qualidade para ser titular numa equipa como o Porto, porque não a tem, ponto, evoluiu muito, é certo, mas tem certas de...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 02:30
    Ultras-__FCP
    Sem falar que naquela época tivemos a melhor defesa do campeonato.
    A nossa defesa têm estado a baixar de rendimento nesses ultimos anos e o motivo todos nós sabemos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:28
    Dragon4rce
    Sinceramente acho que podemos arranjar melhor e mais barato que o Morelos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    tenshi 22-04-2022 02:25
    Italo_Calvino
    Ricardo Pereira neste FCP é titular de caras na lateral esquerdo mesmo que SC não gosta de laterais que jogam nas ala oposta.
    Ainda me lembro da do desespero de SC que quase causou um enfarte por causa de Zaidu em que SC virou para o Luis G dizendo é por isso que precisamos de um lateral esquerdo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:21
    Italo_Calvino
    "E sim, muitas vezes substituido para que o FC Porto não perdesse os jogos por culpa dele. "

    Como deves calcular, depois de teres mandado esta pérola perdeste toda a credibilidade, nem sequer sabes o que se passou na época para dizeres um disparate destes de um jogador que em 43 jogos foi sub apenas 4 vezes, sendo que numa dessas 4 o Porto já ganhava por 5-1, aliás, ele de Dezembro até ao final da época só foi sub uma vez, precisamente nessa goleada lol.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:19
    tenshi
    Achas que dá para levar a sério alguém que te diz que o Zaidu é um craque mas o Ricardo Pereira era um flop? O homem acabou de me dizer que o Ricardo estava sempre a ser sub em 17/18 porque só enterrava e o Conceição tinha medo de sofrer quando em 43 jogos ele foi apenas sub 4 vezes lol, sendo que numa dessas 4 o Porto já ganhava por 5-1.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ultras-__FCP 22-04-2022 02:17
    Italo_Calvino
    "E sim, muitas vezes substituido para que o FC Porto não perdesse os jogos por culpa dele. "

    Mais uma pérola, muitas vezes substituído dizes tu? Em 43 jogos foi sub apenas 4 vezes LOL, e uma dessas quatro o Porto já ganhava por 5-1, portanto essa narrativa de que ele foi MUITAS VEZES sub para que o Porto não perdesse jogos por culpa dele é apenas e só MENTIRA.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!