solverde
    FC Porto perde para Barcelona

    FC Porto perde Supertaça Europeia mas cai de pé

    Publicado em: 2011/08/26 21:23 Atualizado em: 2019/08/25 00:17
    FC Porto perde Supertaça Europeia mas cai de pé

    O planeta futebolístico esperava uma final da Supertaça Europeia na qual o Barcelona, considera por muitos como a melhor equipa do mundo, puxasse dos galões de ser campeão europeu para fazer o que mais sabe fazer desde que é comandado por Guardiola: vencer e dar espectáculo.

    No entanto, o jogo esteve longe de ser aquilo que os adeptos esperavam, muito por culpa do FC Porto. Na antevisão do jogo, Vítor Pereira tinha dito que os azuis e brancos não estavam no Mónaco para ver o Barcelona jogar e a verdade é que os seus jogadores foram de encontro às suas palavras.

    Como era expectável, o Barcelona teve mais posse de bola, mas o FC Porto, defensivamente, fez uma exibição a roçar a perfeição, o que complicou, e de que maneira, a tarefa dos catalães.

    Com uma pressão exercida desde que os espanhóis saíam da sua área, algo que os obrigou a cometer alguns erros, com muita solidariedade a defender quando o Barcelona atacava e com uma defesa subida, o que colocou constantemente David Villa e Pedro em posição de fora de jogo, o FC Porto não deixou a equipa de Guardiola impor o seu jogo.

    João Moutinho e Hulk foram os jogadores que estiveram mais perto de marcar, mas numa parte com poucas ocasiões de perigo junto das duas balizas, caíu um golo do céu ao Barcelona quando faltavam seis minutos para o intervalo.

    Bastou uma desconcentração de Guarín, que defensivamente estava a fazer um trabalho notável ao não deixar Xavi subir no terreno, para Messi inaugurar o marcador, dando injustiça ao resultado. Após um mau passe de Guarín, o melhor jogador do mundo ficou sozinho perante Helton, contornou o guarda-redes e estreou-se a marcar na Supertaça Europeia, a única competição que tinha disputado até ao momento e na qual não tinha qualquer golo.

    Perante isto, faltava saber como ia o FC Porto reagir ao facto de ir para o intervalo em desvantagem por culpa própria e não por mérito do Barcelona, com a obrigação acrescida de marcar um golo para voltar a empatar.

    A verdade é que a equipa de Vítor Pereira não entrou tão bem na etapa complementar como no primeiro tempo. Guarín ainda parecia afectado pelo lance do golo e o Barcelona aproveitou os primeiros minutos para impôr o seu jogo, embora sem criar lances de perigo.

    Bastou, contudo, um remate de João Moutinho, aos 51 minutos após um bom lance protagonizado por Cristian Rodríguez e Kléber, para a equipa acordar, tendo estado perto do golo três minutos depois, num excelente remate de Guarín, que apenas não deu o empate porque Valdés fez uma grande defesa.

    O desgaste físico dos jogadores do FC Porto começou a ser notório, mas a equipa não caiu no erro de recuar demasiado e continuou a pressionar junto da linha do meio-campo, continuando a impedir que o Barcelona causasse perigo.

    Aos 73 minutos, a infelicidade que os dragões tiveram no primeiro tempo podia ter acontecido aos campeões europeus, mas valeu à equipa de Guardiola a atenção de Abidal, depois de Mascherano e Valdés se terem desentendido, não deixando o francês que Hulk chegasse à bola e fizesse o empate.

    A juntar a isso, minutos depois, o mesmo Abidal cometeu uma grande penalidade sobre Guarín, que a o árbitro não assinalou e que podia ter dado o empate no marcador, o que a acontecer seria justo.

    Isso não se sucedeu e quem marcou, numa altura em que o FC Porto jogava com menos um por causa da expulsão de Rolando, foi Fabregas, que estabeleceu o resultado final, após uma boa jogada da equipa blaugrana.

    Estava consumada a derrota do FC Porto, que viria a ficar reduzido a nove jogadores devido à expulsão de Guarín. Os azuis e brancos perderam mas caíram de pé perante o campeão europeu, que sob o comando de Guardiola apenas por três vezes conheceu o sabor da derrota. O resultado de 2-0 deixa um amargo de boca aos campeões nacionais, que mereciam, pelo menos, ter levado a discussão da Supertaça Europeia para prolongamento.

    Advertisement

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Motivo:
    TI
    ti_maria_69 28-08-2011 18:54
    lol
    é de rir ver os azuis queixarem-se das arbitragens

    não é bom provar do próprio veneno? ahahahahah

    defrontaram- se as 2 equipas que mais beneficiam das arbitragens na europa, só que o barça ainda é mais forte. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    S7
    s7ss 28-08-2011 14:21
    _PORTO_EH_M3rd0 _
    è tão dificil que acontece logo aos 2ms
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SC
    scp_31 28-08-2011 00:54
    Arbitragens
    Que irónico:
    Quando o Sporting começou-se a queixar das arbitragens (mas com razão) começaram a gozar e agora quem se queixa das arbitragens pelos vistos já são os outros que gozavam.
    Estes deviam queixar-se era de no jogo com o Gil Vicente não mostrarem o vermelho ao otamendi quando fez o penalti e ficou outro penalti por assinalar.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    EB
    ebillibong 27-08-2011 19:52
    heroi, o arbitro da supertaça europeis
    PDC da [. . . ] , os arbitros agora tambem foram uns herois?é que ja tou a ler e a ver muitos chorarem a dizer "ah se tivessem marcado o penaltie. . "
    ^^ pensar antes de falar?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JO
    Joaoferraz18 27-08-2011 18:18
    SLBfanatics1904
    ?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    shadow_7 27-08-2011 17:47
    JoseSF
    essa noticia nao e de oje ja e prai de ha 3 dias atras foi uma pequena entrevista que o vagner love deu ao goal . com . br
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    King_lion 27-08-2011 17:40
    Arbitragem
    Na minha opinião, o lance de Abidal sobre Guarín é passível de Grande Penalidade. Acontece que, contrariamente ao que acontece cá em Portugal, ali o "sistema" não está do lado do FCP, logo ontem provaram um pouco do veneno que servem na nossa liga.

    Também acho curioso o facto de Pinto da Costa ainda não se ter pronunciado sobre a arbitragem de ontem, o que, bem vistas as coisas, até tem uma explicação: cerca de duas horas antes do começo, lá apareceu ele em...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JO
    Joaoferraz18 27-08-2011 17:36
    _PORTO_EH_M3rd0 _
    és a pessoa mais hilariante que conheço, obrigado por existires :D:D:D:D. dizes tanta caca que so me da vontade de rir!
    obrigado, a serio
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AZ
    Azigoth_2 27-08-2011 17:31
    _PORTO_EH_M3rd0 _
    Oh jovem, explica-me la como é que as pedras tentam matar o Aimar, se ele vai dentro do autocarro?

    Agora as pedras têm uma tecnologia fantastica, ja da para escolher os alvos

    LOOOOOOOOOOOOL
    n
    Ja agora, de que bolas de golfe é que estas a falar, daquelas que voaram da bancada nas duas ultimas vezes que o F. C. Porto foi ao galinheiro?

    E as pedras, sao aquelas contra o autocarro do F. C. Porto? Ou contra o do Pinto da Costa?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    andretg_benfica 27-08-2011 17:31
    ONLY_SOMOS_PORT O
    não é nada disso

    eu sempre que falar tenho que ofender??

    só dei a minha opinião, o penalty ali aceitava-se mas é um lance dificil

    já naquela mão que os portistas se queixam, pela unica imagem disponibilizada na TV nao parece penalti

    acho que o porto ate jogou bem na 1ª parte mas depois de sofrer o 1º golo enervou-se demasiado e permitiu que o barcelona fizesse o seu jogo

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AZ
    Azigoth_2 27-08-2011 17:23
    Vítor Pereira
    Nao entendo como podem dizer que esteve bem

    Tudo bem, a tactica dele resultou bem, mas a perder tira o avançado e mete 1 medio?

    Por amor de Deus, nem no F. M. se faz isso
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    andretg_benfica 27-08-2011 17:03
    penalty
    sinceramente acho que aceita-se a decisao do arbitro tal como se aceitava se fosse marcado

    é um lance dificil, os jogadores vao disputar a bola e nenhum toca nela, chocam um com o outro
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BE
    bernafcp 27-08-2011 17:01
    qual é a duvida sobre o penalty?
    todos os meios de comunicaçao dizem que é-

    o penalty é evidente guarin é rasteirado e ainda vem pa aqui dizer que se atirou po chao ou foi disputa de bola.

    o abidal n toca na bola so toca no guarin no pe de apoio

    so é pena é que com um arbitro de baliza e um auxiliar perto do lance tenham fechado os olhos
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    shadow_7 27-08-2011 16:56
    leandro damiao
    na wikipedia esta como jogador do porto
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SageHertz 27-08-2011 16:36
    correcção
    *jogadores como
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SageHertz 27-08-2011 16:34
    _PORTO_EH_M3rd0 _
    piscina essa já bem mais frequentada por jogador com Simão e Aimar (e João Pinto, só para não deixar nenhum clude de fora, que valia por 10 a mandar-se para o chão na época em que era o jardel a marcar 16 penaltys).

    E sabes o que é ainda mais curioso: é que com tanto jogador a mandar-se para o chão sem sequer haver contacto físico (esta é pró simão), o lisandro foi o ÚNICO A SER SUSPENSO POR UMA SIMULAÇÃO EM QUE HÁ CONTACTO, LOGO DUVIDOSA (APESAR DE CONCORDAR QUE NÃO ERA PENALTY)!!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    armil 27-08-2011 16:29
    SLBfanatics1904
    Óh aziado a que horas jogou ontem o 5lb?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    KU
    kukexz 27-08-2011 16:18
    lucaserico
    nao foi penalti? rapaz sabes o que e um penalti?

    lol o jogador do barça derrubou o Guarin tirou-lhe o pe de apoio do chão e tu dizes que nao foi penalti?

    es adepto do barcelona como mostra o teu perfil e depois tentas fazer uma analise isenta que de isenta nao tem nada. . . todos os jornais e analises de arbitros dizem que e penalti e tu dizes que nao e?

    para mim é penalti claro. . . o jogador do barça ate podia nao querer fazer aquilo mas que fez falta lá isso fez. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucaserico 27-08-2011 16:16
    Os benfiquistas tem que parar de dramas!
    Eu , simpatico ao benfica em portugal, não concordo com o que a massa de adeptos gritam aos 4 cantos, para se apontar algo sobre arbitragens , para se "demonizar um clube" como fazem com o porto, antes é preciso ter competência para pelo menos igualá-lo em força!!! Quando foi que tivemos uma equipa capaz de jogar de igual para igual com este barça? quantas vezes fomos goleados nos ultimo anos? quantos vexames ja passamos em plena luz? Será que foram todas culpas dos árbitros?
    ...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    mantudo 27-08-2011 16:08
    Engraçado
    Ri-me tanto ontem. . A tripeiragem viu um penalti nao assinalado ao PORTO!!!Que vergonha. . apanhai na pele o que sentimos quando stamos a jogar bem(slb)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    lucaserico 27-08-2011 16:04
    não foi penalty!!!
    acho que é indiscutível que o porto merecia melhor resultdo, pois em momentos do jogo era superior ao barça, ito é óbvio, mesmo para eu que torço para o barça, mas a expulssão foi corretissima, e o penalty não concordo, não foi penalty, foi uma disputa limpa de bola, qual um preferiu se jogar quando sentiu o contato e o outro preferiu dar seguimento a lance, e não digo isso por torcer para o barça, não tenho problemas em assumir quando os arbitros erram a nosso favor, ma...
    Ler Mais
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    xiolv 27-08-2011 15:48
    FCP-BARÇA
    FCP nao foi inferior ao Barça alias . . . houve alturas do jogo em que o FCP podia ter surpreendido e ter marcado. Barça chega a liderança com uma infelicidade de um dos melhores jogadores do FCP. . . depois apartir dai ficou tudo visto. Foi um bom jogo, bom futebol. Quanto a arbitagem:para mim ha penalti mas mas jogadores do FCP FORAM BEM EXPULSOS. (sintam na pele o que é ser roubado, tambem teem direito)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CM
    CMSMOTA 27-08-2011 15:33
    SLBfanatics1904
    Pronto eu falo noutros jogos. . . e na Luz. . . 3-1 LOL

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CM
    CMSMOTA 27-08-2011 15:26
    SLBfanatics1904
    De levar novamente 5-0 por exemplo lolol
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CM
    CMSMOTA 27-08-2011 15:14
    PORTO_EH_M3rd0_
    Ah bom. . . . não partiu pernas em Portugal por isso está desculpado lolol

    É bem. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    jogos históricos

    Usexta, 26 agosto 2011 - 00:00
    Stade Louis-II
    Björn Kuipers
    Lionel Messi 39'
    Cesc Fàbregas 88'

    Tópicos Relacionados

    Outras Notícias

    Jesse Derry renova com o Chelsea antes de rumar a Lisboa
    Futebol Inglês
    Oficial
    Jovem inglês será reforço do Sporting
    O Chelsea anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato de Jesse Derry, que passa a estar ligado ao clube londrino até junho de 2032.
    08-07-2026 23:01